domingo, 9 de setembro de 2018

QUÍMICA NO ENEM: conteúdos que mais caem na prova de química

Levantamento acerca dos conteúdos das disciplinas que mais caem no ENEM dos últimos 10 anos foram divulgados por grandes sites, como G1 e Guiado Estudante, e mostram que os temas abordados na prova de Química vêm se mantendo sempre os mesmos em termo percentuais, com pouca variação. Segundo os dados percentuais, arredondados, os temas de química que mais caem no ENEM são: química geral, 25%; físico-química, 25%; química orgânica, 19%; meio ambiente, 12%; energia, 8%; atomística, 6%; água, 5%. Agora, dentre estes temas você sabe quais são os conteúdos que deve estudar? Bem, é para isto que estamos aqui, para te ajudar vamos descrever os assuntos de química que mais caem no ENEM, vamos a eles:


Como não sabemos quais conteúdos serão mais explorados este ano no ENEM, em termo de relevância, os conteúdos estão expostos por ordem aleatória, porém considerando os dados e temas da pesquisa.


25% - Química Geral - este tema aborda os conteúdos que são a base da química, são os assuntos que exploram os fundamentos da química. Aprender bem estes fundamentos ajuda a compreender melhor outros conteúdos mais específicos da química, são eles:


👉Interações Atômicas e Moleculares: Ligações iônicas e moleculares; Geometria das moléculas; Forças intermoleculares (dipolo-dipolo, ligações de hidrogênio e dipolo-induzido) e Polaridades das moléculas.

👉Reações Químicas: Balanceamento de reações e Tipos de reações, especialmente reação de oxirredução.

👉Funções Inorgânicas: Classificação, nomenclaturas e estudos sobre os principais Ácidos, Bases, Sais e Óxidos; Indicadores ácidos-bases e Escala de pH.

👉Estequiometria: Massa atômica; Mol, quantidade de matéria; Massas molares; Fórmula mínima; Composição centesimal; Reagentes em excesso e limitante e Rendimento de uma reação química.

25% - Fisico-Química - certamente os conteúdos que os alunos têm mais dificuldade, pois exigem cálculos e interrelações de conceitos de diferentes assuntos. Os conteúdos mais explorados, são:

👉Termoquímica: Processos endotérmicos e exotérmicos; Entalpia por energia de ligação, formação e Lei de Hess.

👉Equilíbrio Químico: Reação reversível; Princípio de Le Châtelier; Equilíbrio homogêneo e heterogêneo; Constantes de equilíbrio Kc e Kp; Fatores que interferem o estado de equilíbrio e Equilíbrio iônico.

👉Eletroquímica: Determinação do Nox, Reações e balanceamento de oxirredução, Pilha de Daniel, Potencial-padrão de redução, Espontaneidade das reações, Corrosão dos metais e Eletrólise ígnea e aquosa e suas aplicações.

19% - Química Orgânica - este tema explora, basicamente, nomenclatura, estruturas e grupos das funções orgânicas, vamos aos conteúdos:

👉Introdução à Química Orgânica: Tetravalência do carbono; hibridização do carbono; Classificação dos carbonos e Classificação das cadeias carbônicas abertas e fechadas.

👉Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos, Oxigenadas, Nitrogenadas e Haletos.

👉Isomeria: Isomeria plana, Cis-trans e Óptica (leia sobre Talidomida).

👉Reações Orgânicas: Reações de adição e substituição em hidrocarbonetos; Regra de Markovnikov; Reações e obtenções de funções oxigenadas e nitrogenadas.

👉Polímeros: Tipos e aplicação dos polímeros.

12% - Meio ambiente - ler sobre assuntos correlatos ao tema, como:


👉Agricultura: Inseticidas; Agrotóxicos, Nutrientes do solo e Contaminante do solo.

👉Atmosfera: Efeito estufa; Camada de ozônio; Aquecimento global, Gases CFCs e Contaminantes do ar.

👉Água: Ação tensoativas dos sabões e detergentes e contaminantes da água.

👉Geral: Agentes poluentes e contaminantes da água, ar e solo; desastres ambientais por petróleo e elementos radioativos; Descarte de pilhas; Consumo consciente e Preservação ambiental, queimadas e desmatamento.

8% - Energia - Tipos de energia; Transformações de energia; Matrizes energéticas; Vantagens e desvantagens de cada tipo de energia e Desperdícios.

6% - Atomística - este tema também faz parte do tema química geral, ele explora basicamente os modelos atômicos.

👉Evolução dos Modelos Atômicos: de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr e Características atômicas, como isótopos, isóbaros, isótonos e isoeletrônicos.

5% - Água - Propriedades e características físicas e químicas; Estrutura molecular; Poluentes; Desperdício; Contaminantes; Consumo consciente; Seca, Queimadas e Desmatamento.

Não deixe de estudar sobre:

👍Alquimia: Nascimento da Ciência Química; Evolução da Alquimia e a Importância da Química.


👍Cinética Química: Teoria das colisões; Fatores que afetam a rapidez de uma reação e Calcular a taxa de desenvolvimento de uma reação química.

👍Soluções: Cálculos das concentrações, Solubilidade e Propriedades coligativas.

👍Radioatividade: Tipos de radiação; Meia-vida; Fissão e fusão nuclear, Reações nucleares e Energia nuclear.

Leia também:


Espero que esta lista de conteúdos mais importantes e com maiores possibilidades de caírem no ENEM tenha ajudado em seus estudos.

Volte sempre, um mol de abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail!
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...