domingo, 23 de setembro de 2018

Por que devemos estudar? Qual a importância dos estudos na vida das pessoas?

Por que devemos estudar? Qual a importância dos estudos na vida das pessoas?
Para que estudar? Professor(a), em que estudar poderá mudar a minha vida? Estas perguntinhas sempre são recorrentes nas salas de aula de todo o país, seja ela escola com baixa condição material ou de padrão elevado. Compreender a importância dos estudos na vida de uma pessoa é o pulo do gato para se dá bem na vida, ou ao menos se sentir realizado em parte dela. Aqui entram duas figuras importantíssimas nas escolas, o professor e o estudante. Se existir cooperação e comprometimento de ambas as partes, certamente as duas partes se sentirão realizadas plenamente, e um determinado conteúdo ficará mais fácil de ser assimilado pelo aluno e o professor será recompensado pelo brilho nos olhos de seus alunos por estarem aprendendo e assim, o processo de ensino-aprendizagem será prazeroso e muito gratificante.


Sabemos que estudar nunca é tarefa simples, muito pelo contrário, requer de nós muita atenção e comprometimento aos estudos, e não importa qual seja a disciplina. Ter um bom professor para nos ensinar, tecnicamente e didaticamente, é fundamental para que o processo da aprendizagem se desenvolva de maneira mais tranquila e também para que ele mantenha uma trajetória de evolução constante. Claro que não basta ter apenas um bom professor, é preciso que o estudante de fato queira aprender, é necessário estar aberto para receber e processar todas as informações a respeito de um determinado conteúdo.

Por que devemos estudar? Qual a importância dos estudos na vida das pessoas?

Estudar pode não ser simples, mais pode ser muito prazeroso. Isso mesmo, se o estudante entender a importância do conteúdo, compreender seus conceitos, conseguir visualizar em quais processos ou acontecimentos do seu dia-a-dia aquele tal conteúdo está sendo empregado, você vai perceber o quando estudar é prazeroso.

Leia também:

A parte mais chata, se é que tem parte chata, mas pelo menos a que requer mais da nossa atenção, é a hora que somos colocados à prova, ou seja, na hora de fazermos uma prova. Para se dá bem em qualquer prova, não tem segredo, ou pelo menos ele já foi revelado, o segredo é estudar, se exercitar, exercitar, exercitar e exercitar. Isso mesmo fazer exercícios, fazer exercícios, exercícios e mais exercícios. Achou muita coisa? Calma! Você tirará Dez, Dez, Dez e mais Dez. E não apenas nota 10 nas provas, mas tirará Dez na vida! Pois, quando os nossos objetivos são alcançados plenamente, os frutos vêm e a sensação de bem-estar, de dever cumprido e realização pessoal também estão conosco.

Por que devemos estudar? Qual a importância dos estudos na vida das pessoas?

Durante a vida de estudante, em muitas ocasiões, temos que abdicar de alguns prazeres, como sair com os amigos, até se excluir por um período da vida social. E aí, estudar é simples? É fácil? Claro que não é, porém, os frutos que os estudos poderão nos propiciar, não apenas momentaneamente, a exemplo de quando tiramos nota 10, mas também quando entendermos de fato para quer serve aquele conteúdo, e principalmente os frutos que virão em virtude do conhecimento adquirido, recompensas de anos e mais anos de estudos.

Leia também:

As recompensas conquistadas a partir dos estudos são inúmeras, vão desde poder comprar bens materiais a outros ainda mais importantes. Quem não gosta de estar bem? Poder comprar uma casa, um carro, roupas, participar de eventos, ainda que pagos, poder passear com a família e amigos para se divertir e se deliciar com comidas diferentes dos habituais e muitos mais aonde a sua imaginação te levar. Além dos bens materiais, vêm os não menos importantes, os bens intangíveis, esses te capacitam a saber conviver; a ter prazer de saber algo; a ter conhecimentos técnicos; a estar preparado para a vida profissional; a possuir o entendimento do que comer, beber, as quais lhes tragam uma condição melhor de saúde. Te possibilitam a poder se defender de injustiças; a compreender e respeitar a opinião daquele que pensa diferente de você; a poder estar atendo e aberto a novas oportunidade de emprego; a saber avaliar essas novas oportunidade; a entender quais são os nossos limites  e ainda, de poder nos reinventarmos e não dependermos unicamente da ajuda de terceiros.

Por que devemos estudar? Qual a importância dos estudos na vida das pessoas?

E claro, as pessoas são diferentes, os problemas são vários e também têm as questões do meio social e econômico. Por isso, você poderá ouvir: têm pessoas que estudaram e hoje estão desempregadas e com o mínimo de condições dignas de vida. Para estas pessoas, eu falo: é verdade, realmente existe pessoas que estudaram muito e podem está nessa situação, porém, estas pessoas estão abertas às oportunidades, pois conhecimentos elas têm. Pior seria se, estando elas numa situação ruim na vida, surgisse uma oportunidade e por falta de conhecimento não pudessem ao menos tentar agarrar esta oportunidade. Certamente estas pessoas se sentiriam frustradas, impossibilitadas e até incapazes.

Leia também:

Você percebe os benéficos que os estudos podem te trazer? Mesmo que por um período você esteja passando por dificuldades, mas você sabe que tem condições de virar o jogo a qualquer momento. Esta confiança, esperança, persistência e vontade de vencer não surgiu do nada, você a conquistou e desenvolveu essas características lá atrás, desde quando ainda era estudante, fazendo inúmeros exercícios. E dentro de você algo te diz: “na minha época de estudante eu fui capaz, persisti tanto nas tarefa e tirei vários Dez, pois agora eu também serei, continuarei me especializando, estudando e logo, logo terei meus os frutos, os tangíveis, pois os intangíveis eu já os possuo”.

Por que devemos estudar? Qual a importância dos estudos na vida das pessoas?

Estudar mais, nunca é demais, está cada vez mais capacitado é se conduzir por uma vida que nos possibilite trilharmos por caminhos mais retilíneos, planos e de preferência que tenha algumas árvores em sua volta para que nos deem um pouco de sombra, pois nos esforçamos para isto, e, portanto, merecemos.

Leia também:

Então, meu querido aluno, estude e estude muito, pode ser cansativo, enfadonho e até parecer que estudar não te servirá para nada, mas espero que você reflita com as palavras desse texto e que compreenda que estudar sempre te dará excelentes frutos, ainda que demore um pouco para amadurecerem.

Por que devemos estudar? Qual a importância dos estudos na vida das pessoas?

Ao professor, não desista de você, pois para o(a) professor(a) será melhor se seu papel for alcançado, seu trabalho será suave e prazeroso, e principalmente, não desista nunca de seus alunos por mais que alguns te deem mais trabalho, estes precisam mais de você. Pois, quando os nossos alunos compreenderem a importância dos estudos para suas vidas, você se sentirá mais pleno, mais realizado de saber que seu dever, como formador, foi cumprindo e que por meio de você muitas pessoas poderão ter uma vida melhor. Saber que um de nossos alunos venceu, será(é) muito gratificante. Nesse momento o tamanho do nosso salário não importa, pois você será a pessoa mais realizada e feliz do mundo.

Leia também:

Vou deixar um link de acesso para você, caso queira, ler a minha trajetória de vida acadêmica, AQUI.

E para você, amigo(a) leitor(a), por que estudar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail!
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...