quarta-feira, 8 de novembro de 2017

A Química e suas contribuições para uma vida melhor

A Química e suas contribuições para uma vida melhor
Hoje pela manhã, em meu trabalho, enquanto eu estava conversando com alguns dos meus alunos que se mostram ter afinidade com os conteúdos de química, um aluno de terceiro ano do ensino médio percebendo o nosso bate-papo descontraído acerca dos benefícios da Ciência Química, se aproximou e nos questionou: qual a importância de estudar química? A princípio tomei um susto, pois eu sabia que ele era aluno de terceiro ano, e que certamente já tivera ouvido de seus professores anteriores a importância de se estudar sobre está Ciência, a Química. Mas, logo tratei de esclarecer algumas coisas para que aquele aluno não saia do ensino médio, se não com um bom conhecimento dos conteúdos de química, mas que pelo menos ele entenda o verdadeiro papel da Ciência Química e a sua importância para a humanidade.



Sei que esta dúvida, em não compreender a importância da Química, não é apenas dele, mas de uma grande parte dos estudantes. Abaixo deixo alguns textos que já escrevi sobre esse tema, eu aconselho a lê-los.

Para dá início à resposta ao questionamento do aluno, fiz a ele a seguinte pergunta: como seria o mundo e sua vida sem a Química? Frisei para ele que a química da qual eu me referia era a química com “Q” maiúsculo. Ele logo me olhou com aquela cara de quem dizia “e faz diferença?” Percebi que ele não aprendeu a diferença entre “Química e química”. Por não conhecer esta diferença, é que muitos professores desta disciplina ouvi de seus alunos a seguinte frase: eu odeio química. Eu acredito fielmente que estes mesmos alunos que dizem esta frase, esses mesmos amam a Química. Se você também não conhece a diferença entre Q e q, clique no link “Química e química” para entender seus significados.

O aluno pensou um pouco e me respondeu dizendo que a vida dele seria exatamente a mesma. Que química é muito difícil. E não sabia pra quê estudar química, se ele não precisava dela para viver.

Leia também:
Depois de ouvi o aluno, entrou em cena a figura do professor, eu (rsrsrs). Bem, primeiro ponto que merece uma observação é a de que o aluno estava se referindo a disciplina de química e não a Ciência Química. Porém, a Ciência é construída com bases em diversos estudos e pesquisas, os quais servem de fundamentação para que os conteúdos vistos em sala sejam ensinados. Conhecer e entender os conteúdos da disciplina química, é compreender como se construiu (e se constrói) a evolução para o desenvolvimento desta Ciência.  É dá condições para que novos estudantes se interessem pela temática da Química e, quem sabe se tornem também pesquisadores, descobrindo novos produtos.

Para compreender melhor a importância da Química, basta dá uma olhadinha na quantidade de coisas ao nosso redor, todas descobertas a partir de pesquisadores que um dia também fizeram questionamentos semelhantes aos desse aluno.

Tudo que vemos, que usamos, tem relação com a Química. A Química está presente em todo seu cotidiano, em cada gota de água, em cada partícula do seu corpo. Química está no ar, na terra, no fogo, no alimento do dia a dia, em remédios, roupas... Em tudo há processo químico, em tudo há substâncias químicas. Você é feito de Química, assim como todas as outras coisas do mundo.

Um mundo sem a ciência Química seria um mundo sem materiais sintéticos, e isso significa sem telefones, sem computadores e sem automóveis. Seria também um mundo sem aspirina ou detergentes, shampoo ou pasta de dente, sem cosméticos, contraceptivos, ou papel - e, assim, sem jornal ou livros, colas ou tintas. Enfim, sem o desenvolvimento proporcionado pela ciência Química, a vida, hoje, seria chata, curta e dolorida (sem exageros... rsrsr).

Leia também:
Se observamos as coisas que usamos durante o dia em muitas de nossas atividades diárias, notaremos que não dá para viver sem a Química. Na verdade é por causa dela que temos uma vida melhor e mais prazerosa.

A Química contribui à humanidade com alimentos e medicamentos, com energia, comunicações e matérias-primas, além de fornecer dados propriedades e procedimentos para outras ciências e tecnologias. É por meio da Química que, o nosso mundo se tornou um lugar mais confortável para se viver. O nosso futuro energético dependerá da Química.

Depois de alguns minutos de conversa com este aluno sobre essas coisas ditas acima, ele percebeu que de fato a Química está presente em tudo em nossas vidas, e que por mais que seja “difícil” entender os conteúdos abordados na disciplina de química, todos eles se fazem necessários para compreender e dá continuidade aos conhecimentos, os quais nos proporcionam uma vida melhor.

A Química e suas contribuições para uma vida melhor

Leita também:
Diante de seu depoimento, acrescentei então, que por trás dos conteúdos dos livros existem pesquisadores, e que um dia ele também poderia ser um pesquisador da área. Pedi para ele quando chegasse em casa lesse o texto do pesquisador César Zucco, de 2011, até então, Presidente da SBQ (Sociedade Brasileira de Química).

Com o título “Química para um mundo melhor”, o texto abaixo está escrito na integra, sendo extraído do site SciELO.

Química para um mundo melhor

César Zucco
Presidente da SBQ

A Ciência Química não é somente descoberta. É, também, e especialmente, criação e transformação.

Sem a atividade dos químicos de todas as épocas, algumas conquistas espetaculares jamais teriam acontecido, como os avanços no tratamento de doenças, a exploração espacial e as maravilhas atuais da tecnologia.

A Química presta uma contribuição essencial à humanidade com alimentos e medicamentos, com roupas e moradia, com energia e matérias-primas, com transportes e comunicações. Fornece, ainda, materiais para a Física e para a indústria, modelos e substratos à Biologia e Farmacologia, propriedades e procedimentos para outras ciências e tecnologias.

Graças à Química, o nosso mundo se tornou um lugar mais confortável para se viver. Nossos carros, casas, roupas transbordam criatividade química. O nosso futuro energético dependerá da Química, assim como atingir um dos objetivos do Milênio, que é prover água e saneamento básico seguros para toda a humanidade.

Um mundo sem a ciência Química seria um mundo sem materiais sintéticos, e isso significa sem telefones, sem computadores e sem cinema. Seria também um mundo sem aspirina ou detergentes, shampoo ou pasta de dente, sem cosméticos, contraceptivos, ou papel - e, assim, sem jornal ou livros, colas ou tintas. Enfim, sem o desenvolvimento proporcionado pela ciência Química, a vida, hoje, seria chata, curta e dolorida!

Destaque-se, ainda, que a Química ajuda os historiadores da arte a investigar os segredos por detrás de pinturas e esculturas em museus, ajuda os peritos forenses a analisar as amostras colhidas em uma cena de crime e rapidamente rastrear os autores, bem como revelar a base molecular de pratos que encantam as nossas papilas gustativas.

Enquanto a Física decodifica as leis do universo e a Biologia decifra as do mundo vivo, a Química desvenda os segredos da matéria e de suas transformações. A vida é sua mais elevada forma de expressão. A Química exerce, portanto, um papel primordial em nossa compreensão dos fenômenos materiais, em nossa capacidade de agir sobre eles, para mudá-los e controlá-los. E as transformações materiais que faremos - como humanos - refletirão o melhor ou o pior de nós.

Todavia, a relativa ausência de uma cultura geral em Química - se comparada à Astronomia ou mesmo à Matemática - impede o grande público de conhecer e interpretar aspetos do mundo que afetam sua vida diária e dificulta sua capacidade coletiva de se manifestar sobre tais fatos. Dificulta, também, entender o papel fundamental da Química entre as Ciências Naturais, sua importância econômica e sua onipresença no cotidiano.

Por isso estamos celebrando a Química... E celebrá-la significa admitir que ela é, de fato, indispensável e benéfica à humanidade e, por decorrência, ao planeta em que vivemos.

Celebrar a Química é mostrar às crianças e aos jovens que embora os princípios da Química estejam bem estabelecidos, suas aplicações permanecem tão desafiadoras e rigorosamente perseguidas como nunca; que a Química nos permite chegar às profundezas da matéria, possibilitando a construção de novos arranjos de átomos que, possuindo propriedades particulares interessantes, terão aplicações ainda não previstas.

Todavia, por mais que pareça, o químico não é um mágico da matéria, capaz de "ilusionar" com novas formas (da matéria), premeditadas ou inesperadas, a partir do que nos cerca. O químico é um forjador racional e criativo, um arquiteto na escala das moléculas. Cabe, aqui, mencionar o que dizia Leonardo da Vinci: "Onde a natureza deixa de produzir suas próprias espécies, a humanidade começa, e usando coisas naturais, com a ajuda da própria natureza, cria uma infinidade de espécies".

É evidente que a Química tem na natureza sua fonte de matéria e de inspiração. Entretanto, é responsabilidade do ser humano o avanço para além do que é natural no universo. Por isso, a celebração da Química só se completa com a celebração das pessoas, daqueles verdadeiros artífices da fantástica arte da transformação da matéria. Celebrar a Química é incentivar crianças e jovens a se tornarem químicos e serem capazes de, literalmente, transformar a matéria em novidades! É desafiá-los a se envolverem com as especialidades e as tecnologias da Química direcionadas à manufatura de produtos para melhorar o bem-estar da humanidade.

A abrangência, a amplitude e a importância da Química para o bem-estar da vida do homem na terra são fatos inquestionáveis. Lamentavelmente, é também inquestionável seu alto grau de potencialidade para o mal! E, não raro, é esta a faceta da Química mais conhecida...

Daí a importância de educarmos crianças e jovens com ética, humanismo e discernimento. Desfaçamos o preconceito amplamente difundido sobre a Química e seus efeitos - potencialmente, mas não necessariamente maléficos.

Celebremos a Química como a ciência que move o mundo e que, pela ação de químicos criativos e responsáveis, pode torná-lo cada vez melhor.

Então é isso, espero que tenha gostado, e viva a Química!
Um mol de abraços... volte sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...