sábado, 8 de abril de 2017

Atitudes para o consumo sustentável

Atitudes para o consumo sustentável
Você sabe o que preciclar? Durante a leitura desse texto você aprenderá a diferenciar as atitudes reduzir, reutilizar e reciclar, além é claro de aprender o significado do mais novo termo adotado pelos ambientalistas, o termo PRECICLAR.
O consumo sustentável significa que todos têm o direito ao acesso mínimo a condições que garantam um padrão básico de qualidade de vida digna. Não se pode admitir um padrão superior que comprometa a vida de outros. O significado do termo “Consumo Sustentável” é saber usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. Ou seja, saber usar para não faltar (Agenda 21). Pensar coletivo sobre atos de consumo é a ideia do consumo sustentável!


Os consumidores devem adotar, em suas escolhas de compras um compromisso ético, uma consciência e uma responsabilidade quanto aos impactos sociais e ambientais que suas escolhas e seus comportamentos podem causar a ecossistemas e a outros grupos sociais, às vezes, geográficos e temporariamente distantes.


Devemos colocar limites em nosso consumo: que tenhamos condições financeiras favoráveis ao consumo, devemos considerar o direito de os demais cidadãos também consumirem. Então, você se dá conta de que, se não começar a pensar e agir, você poderá comprometer a vida de outras populações e de gerações futuras? Concorda que esse consumismo desenfreado deve ser revisto? Somos chamados a repensar nossas ações cotidianas. É impossível ficar parado vendo nossa morada (Terra) sendo destruída aos poucos. Precisamos mudar nossas atitudes. Cada indivíduo tem chance efetiva de escolher: contribuir para minimizar os efeitos danosos ao meio ambiente ou contribuir para sua destruição.

Atitudes para o consumo sustentável

Todos nós devemos realmente pensar antes de consumir. Você pensa que sozinho não vai mudar o mundo? Mahatma Gandhi disse que “não é preciso entrar para história para fazer um mundo melhor”. Cada um deve fazer a sua parte: evite o desperdício. Você já pensou na quantidade de água que diariamente ecoa pelos ralos em atividades como escovar os dentes, tomar banho e lavar roupa, louça e carro? E eletricidade desperdiçada com luzes acesas desnecessariamente e nos banhos demorados? Na quantidade de papel não reaproveitado? Nas compras desnecessárias? Você adquire realmente apenas o que necessita, ou compra de modo compulsivo? Na sua casa, comida é suficiente ou sempre sobre e se joga fora?

Pensar de modo individual e coletivo sobre seus atos de consumo é a ideia do consumo sustentável! E você pode ir mais adiante se achar que tem essa possibilidade!  Divulgue essa ideia na sua escola, no seu trabalho, na sua rua. Seja um consumidor consciente e faça da parte do grupo de pessoas que vai ajudar a tornar o mundo mais justo e mais sustentável.

Há uma atitude simples que você pode adotar, que tem sido chamado por ambientalistas de “preciclar”. Não, não está errado, é isto mesmo: PRECICLAR! Preciclar refere-se à atitude de pensar antes de comprar. Significa “pensar que a história das coisas não acaba quando a jogamos no lixo. Tampouco acaba a nossa responsabilidade”.


Outras atitudes para o consumo sustentável

Atitudes para o consumo sustentável

Reduzir

- Evitar imprimir documentos que podem ser lidos na tela do computador;
- Reduzir o uso de papel, reduzindo margens, tamanho de letras e espaçamento;
- Evitar consumo desnecessário, programando as compras com uma lista de necessidades, não se deixando levar por promoções nem anúncios apelativos.
- Verificar a data de vencimento dos produtos para evitar que se estraguem antes de usá-lo.
- Diminuir o consumo de pilhas e utilizar pilhas recarregáveis;
- Não utilizar sacolas plásticas quando comprar algo que possa ser carregado na mão ou em outra sacola.
Dar preferência a produtos que tenham embalagem retornável, refil ou que sejam recarregáveis;
- Substituir matérias descartáveis por materiais duráveis;
- Diminuir o consumo de tudo o que for possível;
- Pensar antes de comprar: será que preciso mesmo disso?


Reutilizar

- Reutilizar tudo que se pode;
- Consertar objetos e equipamentos em vez de descartá-los;
- Procure trocar, reformar ou vender roupas, móveis, aparelhos eletrônicos, brinquedos, objetos de decoração e outros antes de substituir por novos;
- Fazer doações de roupas, calçados, brinquedos etc;
- Evitar comprar produtos que tenham muitas embalagens;
- Carregar caneca para evitar o uso de copos descartáveis;
- Utilizar envelopes;
Reutilizar potes de vidro e de plástico, embrulhos, embalagens de presente, sacolas plásticas, caixas de papelão etc;
- Aproveitar cascas de legumes e frutas no preparo de alimentos alternativos ou separá-las para compostagem de adubo orgânico.

Reciclar

- Favorecer a reciclagem;
- Usar produtos recicláveis. A reciclagem é uma alternativa que demanda menos processo de industrialização e, consequentemente, menos emissão de gases poluentes;
- Separar os resíduos para sua coleta seletiva.


Contribuir para a educação e para as ações de cidadania

Desperdício de alimentos no mundo

# Ajudar a conceber medidas para a sustentabilidade como uma melhoria que garanta o futuro de todos e não como uma limitação, impulsionando o reconhecimento social das medidas positivas;
# Respeitar e fazer respeitar a legislação de proteção do meio ambiente para defesa da biodiversidade;
# Evitar contribuir para a contaminação sonora, luminosa, visual, etc;
# Não deixar resíduos em parques, na praia, nos lagos;
# Ter cuidado para não danificar a flora e a fauna;
# Reivindicar e apoiar políticas de corresponsabilidade no destino adequado de resíduos;
# Reivindicar maior durabilidade dos produtos;
# Engajar-se em grupos de consumo ético e solidário.

Somos todos responsáveis pela preservação do planeta. Você está fazendo a sua parte?

Um mol de abraços, para você amigo leitor, volte sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...