quarta-feira, 19 de abril de 2017

As vantagens do cultivo Hidropônico

As vantagens do cultivo Hidropônico
A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Ou ainda, hidroponia é o uso de soluções aquosas de fertilizantes para o cultivo de plantas sem terra. A vantagem do cultivo hidropônico é que ele pode se desenvolver em espaços bem mais restritos do que o exigido por uma horta tradicional, inclusive em regiões onde o clima é perigoso, por excesso de frio ou calor. Nesse caso, a horta é desenvolvida em estufas.


É grande o número de espécies de verduras e legumes que podem ser cultivados por hidroponia: alface, agrião, chicória, couve, espinafre, beterraba, abobrinha, berinjela, feijão, cogumelos, morango, melão, mamão, uvas e até capim e ervas, para o rebanho, ou flores, como as orquídeas.


Outras vantagens que podem ser mencionadas:

# as plantas recebem toda a umidade e todos os nutrientes de necessitam em quantidades reguladas;

# o conteúdo de nutrientes é sempre constante, pois sua absorção pelas plantas não depende de variações climáticas.

Os vegetais cultivados assim são mais nutritivos e conservam o sabor por mais tempo que os cultivados pelos métodos tradicionais.

As vantagens do cultivo Hidropônico

A cultura hidropônica é feita à base de uma solução nutritiva com as mesmas propriedades que a terra teria para fortificar e manter uma planta. Essa solução é utilizada para manter úmido (por irrigação) o meio sólido em que a planta vai se desenvolver. Esse meio sólido impede que a planta seja arrastada pela água para fora do recipiente em que é feita a cultura e pode ser constituído de areia grossa, vermiculita expandida, pedregulhos, bolinhas de argila ou cascalho (de 1 cm a 2 cm).


Um exemplo de solução nutritiva utilizada no cultivo hidropônico encontra-se quadro abaixo:


O cultivo hidropônico também está sujeito a doenças e às pragas, que são combatidas com inseticidas; logo, a hortaliça hidropônica não é necessariamente livre de agrotóxicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...