quarta-feira, 5 de abril de 2017

15 dicas de como reduzir o consumo de energia em casa e no mundo

15 dicas de como reduzir o consumo de energia em casa e no mundo
Infelizmente fatores técnicos e econômicos pesam muito mais na opção pela matriz energética do que fatores ambientais. O Brasil é um país com recursos naturais abundantes. Paradoxalmente, dada nossa dependência comercial e tecnológica adotamos uma política energética, em parte, baseada no uso do petróleo. Porém, esse panorama não se assemelha demasiadamente com os demais países, porque possuímos características ambientais favoráveis à utilização de variadas fontes de energia. Temos uma situação muito favorável para geração de energia elétrica por meio de diversas fontes de energia renovável.



Como podemos contribuir para a diminuição do problema energético?

Quanto maior o desperdício de energia, maior é seu custo ambiental. Ao usar a energia elétrica de maneira racional, você paga menos e ainda ajuda a preservar suas reservas ecológicas. Um dos segredos está no uso de equipamentos mais eficientes e econômicos.

(Fonte: Light) Gráfico mostra o consumo médio dos aparelhos elétricos em uma casa

Como você pode perceber nesse gráfico, geladeira, chuveiro elétrico e Ar-condicionado são os maiores consumidores de energia elétrica nas residências.

Muitas das vezes, para diminuir o consumo, são necessárias revisões nas redes elétricas. Isso acontece principalmente quando essas redes são antigas ou foram construídas sem planejamento adequado. Outa forma de diminuir o gasto de energia elétrica é utilizar os aparelhos de forma mais racional.



8 dicas de como economizar energia elétrica em casa


Geladeira – evite abrir a porta da desnecessariamente; não forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidros; faça o degelo periodicamente; no inverno diminua a regulagem da temperatura; mantenha limpa e desobstruída a parte traseira do aparelho.

Chuveiro elétrico – evite banhos quentes demorados; utilize a posição “inverno” somente em dias frios, já que na posição “verão” consume 40% menos; não lave o banheiro com água quente.

Iluminação – evite acender lâmpadas durante o dia, aproveite a iluminação natural; dê preferência às lâmpadas de LED, pois consomem menos energia; apague sempre as luzes dos ambientes desocupados.

Televisão, aparelho de som, computador e outros – mantenha ligado somente o aparelho que você está utilizando; evite dormir ou deixar aparelhos ligados desnecessariamente.

Ferro elétrico – acumule boa quantidade de roupa e passe tudo de uma vez; use o aquecimento indicado para cada tipo de tecido; desligue o ferro quando ele não estiver em uso, mesmo que por intervalos curtos.

Condicionador de ar e aquecedores – mantenha as postas e janelas fechadas ao usar o condicionador de ar ou aquecedor; desligue o aparelho se não for ficar ninguém no ambiente.

Função Stand-by – desligue os aparelhos completamente, evitando a fincão stand-by, em que há consumo de energia.

Elevador – não use elevador para subir um andar ou descer dois; não chame dos elevadores ao mesmo tempo, chame apenas o que estivar mais próximo de seu andar.





7 dicas de como reduzir o consumo global de energia

Não só a redução de consumo de energia elétrica é importante, mas também a redução do consumo de qualquer forma de energia, pois qualquer que seja a fonte energética, sua economia favorecerá o ambiente, Assim, lembre-se:

Ande a pé – não use automóvel para percorrer pequenas distâncias. Andar a pé é mais saudável e evita a queima de combustíveis fósseis.

Use a bicicleta – em muitas cidades, a bicicleta pode ser um meio de transporte mais rápido e muito mais econômico do que os veículos.

Use transporte solidário – o revezamento de veículos entre motoristas que têm trajetos muito parecidos permite economizar combustível e manutenção dos veículos.

Prefira transporte coletivo – em muitas cidades é mais rápido e barato se locomover por meio de transporte coletivo do que de automóveis (exemplo: em corredores de ônibus).

Economize combustível do automóvel – não o deixe ligado sem necessidade, mantenha-o regulado, considere o consumo de combustível quando for adquirir um veículo.

Reduza o consumo de gás de cozinha – não deixe o fogo ligado mais do que o tempo necessários para cozinhar os alimentos, abaixe o fogo sempre que a água estiver fervendo, use tampas para aceitar o aquecimento da panela.

Economiza pilhas – prefira pilhas recarregáveis. Não deixa pilhas dentro de equipamentos que não estão em uso.





Dados e gráfico (Fonte: Light)

A você que nos acompanha, um mol de abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...