quarta-feira, 8 de março de 2017

Por que se usa SAL para DERRETER GELO?

Por que se usa sal para derreter gelo?
Em um país onde há neve muita neve e gelo durante o inverno, o departamento de estradas espalhas sal na estrada para derreter o gelo. O sal diminui o ponto de congelamento ou de derretimento da água, então, a ideia é aproveitar o ponto de derretimento mais baixo. Entenda, ao jogar sal no gelo faz com que ele derreta, porque a temperatura de fusão (passagem da água do estado sólido para o líquido) diminui. A temperatura de fusão da água é de 0°C, mas, quando se joga sal no gelo, a fusão ocorre a uma temperatura inferior a essa. Segundo o Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), essa descoberta foi feita por Farenheit, que concluiu "que a temperatura necessária para congelar uma mistura de água, gelo e sal era de -32°C".



Ou seja, O efeito do sal em diminuir a temperatura de fusão da água é usado nos países onde costuma nevar. O sal é jogado nas ruas e calçadas para derreter o gelo. Esse mesmo efeito pode ser usado para tornar as bebidas mais geladas. A água líquida conduz melhor o calor do que o gelo. Além disso, o líquido resultante da mistura de gelo e sal está a uma temperatura abaixo de 0°C. Tudo isso faz com que a energia térmica da bebida seja "removida" com maior velocidade, tornando a bebida mais gelada em menos tempo.

O gelo se forma quando a temperatura da água chega a 0 °C. Quando você coloca sal, essa temperatura cai: uma solução de 10% de sal congela a -6 °C, e uma solução com 20% de sal congela a -16 °C. Em uma estrada, isso quer dizer que, se espalhar sal no gelo, você pode derretê-lo. O sal se dissolve no gelo e diminui seu ponto de congelamento.

Homem jogando sal no asfalto

Se a alguma vez observar o sal derretendo o gelo, você verá o processo de dissolução – o gelo em volta do grão de sal derrete imediatamente, e o derretimento se espalha daquele ponto. Se a temperatura da estrada for mais baixo do que -9 °C, o sal não terá efeito nenhum, porque o sal sólido não consegue penetrar na estrutura da água para começar o processo de dissolução. Neste caso, espalhar areia sobre o topo do gelo para provocar tração é uma opção melhor.

Quando você está fazendo sorvete, a temperatura em torno da mistura dele precisa ser mais baixa do que 0 °C se você quiser que a mistura congele. O sal misturado ao gelo cria uma salmoura que tem uma temperatura mais baixa do que o 0 °C. Quando você acrescenta sal ao gelo, diminui a temperatura de derretimento para -17 °C ou algum assim. A salmoura é tão fria que ela congela o sorvete facilmente.

Textos sobre o tema:

Assista ao vídeo que mostra um experimento semelhante ao sugerido logo abaixo:


Experimento: Derreter o Gelo das Estradas

Material:
- Gelo
- Dois copos
- Sal
- Termômetro

Procedimento Experimental:
1- Coloca cubos de gelo num copo.
2- Deixa passar algum tempo para derreter o gelo.
3- Mede a temperatura com o termômetro.
4- Quando o gelo estiver quase todo derretido mede a temperatura.
5- Coloca cubos de gelo num outro copo.
6- Adiciona cerca de uma parte de sal para três partes de gelo.
7- Deixa passar o igual tempo do outro copo para derreter o gelo.
8- Mede a temperatura com o termômetro.
9- Quando o gelo estiver quase todo derretido mede a temperatura.
10-Compara os resultados.

As moléculas de sal são constituídas por um átomo de sódio e um átomo de cloro. Na água, o sódio e o cloro dissociam-se nos seus íons. Estes íons podem romper as forças intermoleculares da água no gelo, fazendo com que se derreta. Para romper as ligações entre as moléculas de água é necessária energia, ou calor. Este calor é retirado do meio circundante. Desta forma, ao adicionarmos sal a um copo com água e gelo, provocamos uma descida na temperatura da mistura. Isto acontece porque o sal baixa o ponto de fusão do gelo. Isso significa que o gelo pode fundir-se a temperaturas abaixo de 0 ºC. Normalmente a água congela a 0 ºC. É preciso estar muito frio para que uma mistura de água com sal congele.

Um mol de abraços, amigo leitor!

Por que se usa sal para derreter o gelo da estrada no inverno? Ciência UOL
Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao58.htm. Acesso em 7 jan. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...