domingo, 5 de março de 2017

Por que o MERCÚRIO é usado em TERMÔMETRO?

Por que o MERCÚRIO é usado em TERMÔMETRO?
A medida da temperatura é feita por meio de termômetros. O termômetro mais comum é o que relaciona a temperatura com a altura da coluna de um líquido no interior de um tubo fino de vidro. Um aumento de temperatura faz com que o líquido se dilate e a coluna desse líquido suba dentro do tubo de vidro. O líquido colocado nos termômetros geralmente é o mercúrio, Hg, pois a dilatação térmica desse metal é grande e uniforme. A graduação na parte externa do tubo é chamada de escala termométrica.

No Brasil, a escala mais comum de medida de temperatura é a graus Celsius. De forma simplificada, pode-se dizer que há dois pontos de referência nessa escala: o de congelamento (0 °C) e o de ebulição da água (100 °C), ao nível do mar. Essa escala foi dividida em 100 partes iguais, chamadas de graus.

No sistema Internacional (SI) adota-se a temperatura termodinâmica medida pela unidade Kelvin, muito utilizada no meio científico. Sua relação com a escala em graus Celsius é expressa da seguinte forma:

T(K) = t(°C) + 273,15

O zero kelvin é a temperatura mais baixa que pode existir e corresponde a -273,15 °C. Até hoje nunca se conseguiu atingir essa temperatura.

Na maioria dos cálculos que envolvem a conversão de graus Celsius em kelvin, o valor de 273,15 pode ser aproximado para 273, pois os termômetros utilizados não permitem a leitura de valores de temperatura até a segunda casa decimal.

Observação: Não se usa outro metal em termômetro, pois o mercúrio é o único metal líquido a temperatura ambiente, e com o aumento da temperatura (período febril) sofre expansão (dilatação), por isso ele é empregado na confecção de termômetros.

Um mol de abraços, amigo leitor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...