sábado, 4 de março de 2017

PASSO-A-PASSO de como preparar uma SOLUÇÃO no laboratório de Química

Balão Volumétrico
Uma solução, no sentido amplo, é uma dispersão homogênea de duas ou mais substâncias moleculares ou iônicas. No âmbito mais restrito, as dispersões que apresentam as partículas do disperso (soluto) com um diâmetro inferior a 10 Å são denominadas soluções. Quando este diâmetro situa-se entre 10 e 1000 Å, temos dispersões coloidais.  As soluções podem ser insaturadas, saturadas ou supersaturadas, de acordo com a quantidade de soluto dissolvido.
.

O termo solução é dado a toda dispersão que forma um sistema homogêneo, tanto a olho nu quanto ao microscópio. O processo de preparo de uma solução envolve os seguintes procedimentos:

A – no caso de soluções preparadas pelas dissoluções de sólidos em líquidos:

@ Utilize vidro de relógio para medir a massa desejada do sólido;
@ Transfira o sólido para um béquer e, com o uso de uma pisseta (frasco utilizado para enxaguar), lave com o solvente o vidro do relógio de modo que o líquido de lavagem vá para o béquer (procedimento que evita a perda do sólido);
@ Adicione solvente ao béquer em quantidade suficiente para dissolver o sólido;
@ Transfira a solução contida no béquer para um balão volumétrico ou cilindro graduado, com o cuidado de lavar o béquer, de modo que o líquido de lavagem passe para o balão (procedimento que evita a perda de solução);
@ Acrescente até o volume desejado e realize a homogeneização (fechar o balão bem e inclinar o gargalo do balão baixo e para cima para misturar bem os líquidos).

Assista ao vídeo de como preparar uma solução passo-a-passo:


Textos sobre o tema:

B – No caso de dissolução de líquidos em líquidos:

# Utilize pipeta para medir o volume desejado;
# Transfira o líquido da pipeta para um balão volumétrico ou cilindro graduado (proveta);
# Acrescente solvente até o volume desejado e realize a homogeneização.

Observação: como medida de segurança, em soluções concentradas de ácidos ou de bases, essas substâncias são transferidas para recipientes que já contém água.

Agora que você já sabe preparar uma solução, responda: a alíquota retirada de uma solução tem concentração diferente da solução original?

Um mol de abraços, amigo leitor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...