sexta-feira, 24 de março de 2017

O átomo pode ser visto a olho nu?

A palavra átomo vem do grego e significa “indivisível”, Ela foi usada pela primeira vez por alguns filósofos da Grécia antiga que, baseado em argumentos filosóficos, propunham que todas as coisas são formadas por partículas muito pequenas e indivisíveis, os átomos. Átomos e moléculas são entidades tão pequenas que mesmo o melhor dos microscópios ópticos não é suficiente para que que consigamos enxerga-los. Mesmos outros tipos potentes de microscópio, usados em pesquisas sobre genes e cromossomos, não têm a capacidade de ampliação suficiente para que se possam enxergar átomos e moléculas.


Até a década de 1980, a existência de átomos e moléculas era sustentada por inúmeras evidências experimentais, mas ninguém tinha fotografado um átomo. Nessa época, foi desenvolvido um novo instrumento de ampliação, o microscópio de tunelamento.

Imagem de átomos usando o microscópio de tunelamento.

Com ele, foi possível pela primeira vez, obter “fotografias” de átomos. São imagens sem muita nitidez e que não fotografias propriamente ditas, mas imagens produzidas por computador a partir de complexos sinais eletrônicos obtidos pelo aparelho. Contudo, esse avanço tecnológico forneceu novas evidências da existência de átomos e moléculas em que os cientistas já acreditavam há quase dois séculos, e que mais uma vez foi confirmada.
Átomos e moléculas fazem parte de um mundo microscópio, quase além de nossa capacidade imaginativa. As menores partículas de poeira que somos capazes de ver a olho nu são formadas por um número de átomos maior do que o número de estrelas em nossa galáxia.

Textos sobre o tema:

Quando alguém observa uma célula viva ao microscópio óptico, está observando algo formado por trilhões de átomos ou mais. Mas afinal, qual o tamanho de um átomo?
Só para se ter uma noção de como os átomos são pequenos, considere os seguintes dados: se conseguíssemos enfileirar átomos de cério, de ouro ou de hidrogênio até que a fileira atingisse 1 cm de comprimento, seriam necessários aproximadamente 19 milhões de átomos de césio, 35 milhões de átomos de ouro ou 134 milhões de átomos de hidrogênio.

Um mol de abraço, amigo leitor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...