sexta-feira, 17 de março de 2017

Fatores que influenciam a taxa de desenvolvimento das reações

Fatores que influenciam a taxa de desenvolvimento das reações
São diversos fatores em que podem influir a taxa de desenvolvimento de uma reação química tornando-a mais rápida ou mais lenta. Entre eles se destacam: natureza dos reagentes, superfície de contato, luz, eletricidade, pressão, temperatura, concentração dos reagentes, catalisadores e inibidores, conforme, veremos abaixo. Muitas das vezes, controlando esses fatores isoladamente ou em conjunto, o químico consegue alterar a taxa de desenvolvimento de uma reação.
.
@ Natureza dos Reagentes

Quanto maior for o número de ligações a serem rompidas nos reagentes e quanto mais fortes forem essas ligações, mais lenta será a reação, e vice-versa. Reações orgânicas (com moléculas grandes e várias ligações covalentes) são mais lentas que reações inorgânicas (com íons já dissociados em meio aquoso).

@ Superfície de Contato

Quanto maior a superfície de contato (área efetivamente exposta) entre os reagentes, maior a taxa de desenvolvimento da reação, e vice-versa.

@ Luz e Eletricidade

Algumas reações específicas ocorrem instantaneamente quando ativadas pela luz (reações fotoquímicas) ou pela eletricidade e são extremamente lentas na ausência desses fatores.

@ Concentração de Reagentes

Quanto maior o número de partículas de reagentes por unidade de volume, isto é, quanto maior a concentração, maior será a probabilidade de haver colisão efetiva entre essas partículas. Consequentemente, maior será a taxa de desenvolvimento da reação.

Pressão

Um aumento de pressão num sistema em reação implica um contato maior entre os reagentes, pois o volume do sistema diminui, o que possibilita um maior número de colisões entre as partículas e consequentemente maior taxa de desenvolvimento da reação.

Textos sobre o tema:

@ Temperatura

Um aumento de temperatura causa um aumento na taxa de desenvolvimento de reações químicas tanto exotérmicas como endotérmicas porque leva os reagentes a atingir mais rapidamente o complexo ativado.

@ Catalisadores

O catalisador participa da formação do complexo ativado diminuindo a energia de ativação da reação e aumentando sua taxa de desenvolvimento.

@ Inibidores

O inibidor participa da formação do complexo ativado aumentando a energia de ativação da reação e diminuindo sua taxa de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...