quarta-feira, 1 de março de 2017

Qual a DIFERENÇA entre grau INPM (°INPM) e grau GL (°GL)?

Qual a DIFERENÇA entre grau INPM (°INPM) e grau GL (°GL)?
A resposta é muito simples. Além de aprender a diferenciar grau INPM de grau GL, você conhecerá a biografia de Gay-Lussac – cientista homenageado com o °GL. Bem, o grau INPM (Instituto Nacional de Pesos e Medidas) é a porcentagem em massa de uma das substâncias presentes numa mistura. Uma amostra de álcool com 92,8% °INPM é formada por 92,8% em massa de álcool e 7,2% em massa de água. Já o grau GL, ou grau Gay-Lussac, é a porcentagem em volume de um dos componentes da mistura. Uma amostra de álcool com 96 °GL tem 96% em volume de álcool e 4% em volume de água.



De modo geral podemos dizer que a quantidade do °INPM e do °GL determina o quanto tem-se de álcool (seja em massa ou em volume) em termos percentuais numa mistura.
Agora que você já sabe que quando se trata da massa do álcool a referência é o °INPM e quando se trata do volume a referência é °GL, vamos conhecer um pouco da história do cientista Gay-Lussac:

Você poderá gostar de ler:


Biografia de Gay-Lussac

Louis Joseph Gay-Lussac
Louis Joseph Gay-Lussac nasceu na cidade de Saint Leonard, França em 1778, e faleceu em Paris, em 1850. Foi professor de Física e de Química. Estudou a relação entre a temperatura termodinâmica de um gás e o seu volume, sob pressão constante (1802), conhecida por Lei de Gay-Lussac.

Ao estudar a reação entre hidrogênio e oxigênio, ele constatou que, sob as mesmas condições de pressão e temperatura, os volumes dos gases que participam de uma reação química constituem uma reação de números inteiros e pequenos.

Realizou também a síntese da água, verificando que sempre 2 volumes de hidrogênio se combinavam com 1 volume de oxigênio. A simplicidade dessa relação levou Gay-Lussac à descoberta das leis das reações em volumes gasosos.

Um mol de abraços, a você amigo leitor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...