quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Cientistas descobrem e nomeiam os novos elementos da tabela periódica

Novos elementos químicos: nihônio (Nh, 113), o moscóvio (Mc,115), o tenessino (Ts, 117) e o oganessônio (Og, 118)
A ciência não para. Ainda bem!😜
Eu tenho uma grata surpresa para você que gosta de química. Sim, a Tabela Periódica agora está completa. Claro, me refiro ao sétimo período, pois este foi finalmente preenchido com seus respectivos novos elementos químicos. A IUPAC (União internacional de Química Pura e Aplicada), no dia 08/06/2016 publicou em seu site os prováveis nomes dos quatros novos elementos químicos, cujos os nomes, agora oficializados, são o elemento químico 113 seja chamado de nihônio, o 115 de moscóvio, o 117 de tenessino e o 118 de oganessônio.

Novos elementos químicos: nihônio (Nh, 113), o moscóvio (Mc,115), o tenessino (Ts, 117) e o oganessônio (Og, 118)

Esses elementos têm um período de vida curtíssimo, chegando a durar apenas centésimos de segundos, e que não servirão para nada, pelo menos por enquanto não têm qualquer aplicação. Pelo menos vale a curiosidade de revelar novos elemento.


Sobre os quatro novos elementos da tabela periódica

O Nihônio é um elemento químico sintético, de símbolo químico Nh, número atômico 113 (113 prótons e 113 elétrons), provavelmente de massa atómica 284 u. Pertence ao grupo 13 da tabela periódica. Descoberto no início de 2004 por uma equipe de cientistas russos e norte-americanos, é um transurânico, provavelmente um sólido de aspecto prateado. Em 2015, a IUPAC confirmou a descoberta do elemento Ununtrio (Uut). No dia 8 de junho de 2016, a IUPAC sugeriu que o elemento 113 fosse batizado de Nihônio, e agora já oficializado com este nome.


 O Moscóvio é um elemento químico sintético, de símbolo Mc e número atômico 115. É um elemento transurânico, radioativo, provavelmente metálico e sólido cuja descoberta foi anunciada por cientistas russos e norte-americanos no início de 2004. Em setembro de 2013 pesquisadores suecos da Universidade de Lund também conseguiram criar o mesmo elemento, ratificando assim a descoberta de 2004. Em 2015, a IUPAC confirmou a descoberta do elemento Ununpêntio (Uup). No dia 8 de junho de 2016, a IUPAC sugeriu que o elemento 115 fosse batizado de Moscóvio, e agora já oficializa com este nome.

Novo elemento químico, Moscóvio, Mc

 Tenesso ou Tenessino é o nome do elemento químico 117. Recebe o símbolo de Ts, apresentado número atômico 117 (117 prótons e 117 elétrons), ocupando o grupo 17 (VIIA) da tabela periódica. A comissão internacional escolheu este em homenagem ao estado norte-americano do Tennessee ao atribuir o nome tennessino (Ts). Elemento transurânico, provavelmente um sólido de coloração escura, é um átomo superpesado com massa atômica prevista de [291] u, altamente instável. Em 2015, a IUPAC confirmou a descoberta do elemento Ununséptio (Uus), e em 30 de novembro o batizou de Tenessine.

Novo elemento químico, Tenesso ou Tenessino, Ts

Oganessônio é o nome do elemento químico superpesado sintético de número atômico 118 (118 prótons e 118 elétrons). Seu símbolo químico é Og. Ocupa o grupo 18 (VIIIA ou 0) da tabela periódica juntamente com os gases nobres. Em 2015, a IUPAC confirmou a descoberta do elemento Ununóctio (Uuo). O nome foi oficializado pela IUPAC em 30 de novembro como Oganesson, uma referência ao físico nuclear russo Yuri Oganessian de origem armênia que coordenou a descoberta de vários novos elementos no JINR em Dubna.

Novo elemento químico, Oganessônio, Og


Agora só nos resta esperar a ciência nos revelar quais serão outros novos elementos. De qual parte da tabela periódica eles surgirão? É aguardar para saber. Que venham logo e de quebra que sejam descobertos por cientistas brasileiros e no Brasil.

Caro leitor, o que você achou dos nomes?
Um mol de abraços pra você!😎

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...