domingo, 20 de novembro de 2016

Artigos sobre Jogos Lúdicos para o Ensino da Química

Artigos sobre Jogos Lúdicos para o Ensino da Química
Abaixo deixamos uma seleção dos 10 artigos mais bem posicionados pelo Google sobre jogos lúdicos para serem utilizados no ensino das ciências com foco na disciplina de Química. Esperamos que esses artigos deem inspirações para a confecções de novos artigos e/ou que lhe sirvam de ferramentas para execução de trabalhos prazerosos de aprendizagem com seus alunos em sala de aula.




Artigos sobre Jogos Lúdicos para o Ensino da Química

USO DE JOGOS LÚDICOS COMO AUXILIO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Resumo

Este trabalho faz um levantamento dos jogos lúdicos já criados para o ensino de química que podem ser utilizados em sala de aula, como uma estratégia de ensino para a aquisição de conceitos químicos. Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada pelo professor, ao repassar os conteúdos. Apresenta forma diferenciada para trabalhar os conteúdos de química através da utilização dos jogos como uma das ferramentas que se pode lançar mão, facilitando a proximidade do aluno com o conteúdo. Enfoca a prática de jogos didáticos ou atividades lúdicas dentro da sala de aula, auxiliando tanto o aluno como o professor a conquistar der seus objetivos, de forma dinâmica, evitando que a aula seja exaustiva e monótona.

Endereço

JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA

Resumo

No ensino de química, os jogos têm ganhado espaço nos últimos anos, mas é necessário que a utilização desse recurso seja pensada e planejada dentro de uma proposta pedagógica mais consistente. É indispensável que professores e pesquisadores em Educação Química reconheçam o real significado da educação lúdica para que possam aplicar os jogos adequadamente em suas pesquisas e nas aulas de química. É nesse contexto que este artigo pretende contribuir, trazendo alguns referenciais teóricos e aspectos pedagógicos que devem ser levados em consideração quando se pretendem desenvolver atividades com jogos didáticos nas aulas de química.

Endereço
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/07-PE-53-11.pdf

O USO DE JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: UMA VISÃO DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Resumo

Este trabalho focaliza a visão dos alunos do 9º ano do ensino fundamental a respeito do uso de jogos em aulas de química e sua influência no processo de ensino e aprendizagem, fazendo parte de um projeto mais abrangente voltado para a inserção do lúdico no Ensino de Química.

Endereço

JOGO DIDÁTICO LUDO QUÍMICO PARA O ENSINO DE NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS: PROJETO, PRODUÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO

Resumo

Os materiais didáticos são ferramentas fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem e o jogo didático pode ser uma alternativa viável para auxiliar em tal processo. Neste artigo discutimos as etapas de projeto, produção, aplicação e avaliação da proposta do jogo Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos. A função educativa do jogo foi facilmente observada durante sua aplicação ao verificarmos o favorecimento da aquisição de conhecimento em clima de alegria e prazer. Os aspectos lúdico e cognitivo presentes no jogo são importantes estratégias para o ensino e a aprendizagem de conceitos ao favorecer a motivação, o raciocínio, a argumentação e a interação entre os alunos e com o professor.

Endereço

APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: AUXILIO NAS AULAS SOBRE TABELA PERIÓDICA

Resumo

Estudos e pesquisas mostram que o Ensino de Química é em geral tradicional, centralizando-se na simples memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do seu dia-a-dia. Muitas vezes, a química torna-se uma disciplina maçante fazendo com que os próprios estudantes questionem o motivo pelo qual estão estudando, pois o conteúdo apresentado é totalmente descontextualizado. É bem visível a falta de interesse por parte do estudante de ensino médio em relação às aulas de Química e mais especificamente nas aulas sobre tabela periódica, por ser um assunto extenso e nada atrativo na visão de muitos. Atualmente, os jogos lúdicos estão sendo muito aplicados como proposta facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos em química, buscando tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo verificar a aceitação e influência na aplicação de dois jogos didáticos pedagógicos para auxiliar nas aulas sobre Tabela Periódica :o dominó periódico e o baralho químico. O trabalho foi realizado com alunos do Ensino Médio de Escolas Estaduais da cidade de Campina Grande em visita a uma exposição desenvolvida pela UEPB através dos licenciandos do Curso de Licenciatura em Química na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012. A avaliação da influência da atividade lúdica na aprendizagem foi feita por meio de questionários, que avaliaram a aceitação do jogo por parte dos alunos. Esses resultados foram graficamente representados mostrando que a atividade lúdica teve influência positiva no processo de aprendizagem do conteúdo de tabela periódica. Os jogos didáticos são atrativos e de fácil compreensão que além de facilitar a associação de nomes e símbolos dos elementos químicos, possibilita o desenvolvimento social dos estudantes no tocante à cooperação, competição e trabalho em equipe.

Endereço

OS JOGOS PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO

Resumo

A falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada pelo professor ao repassar os conteúdos. Para despertar o interesse do aluno para a aprendizagem é necessário o uso de uma linguagem atraente, capaz de aproximá-lo o máximo possível da realidade, transformando os conteúdos em vivência. Portanto, o objetivo deste trabalho é contribuir para com a educação, demonstrando que os jogos podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem, de forma diferenciada, dinâmica e atrativa. Por meio de atividades lúdicas o professor pode colaborar com a elaboração de conceitos; reforçar conteúdos; promover a sociabilidade entre os alunos; trabalhar a criatividade, o espírito de competição e a cooperação. O jogo exerce uma fascinação sobre as pessoas, que lutam pela vitória procurando entender os mecanismos dos mesmos, o que constitui de uma técnica onde os alunos aprendem brincando; no entanto, queremos deixar claro, que os jogos devem ser vistos como apoio, auxiliando no processo educativo. A intenção é criar jogos originais utilizando recursos de custo baixo e muita criatividade para desenvolver conteúdos de diversas disciplinas, propiciando uma interação entre elas, uma vez que estas podem ser trabalhadas de forma interdisciplinar. Portanto apresentaremos dois jogos envolvendo conteúdos de Química, possíveis de serem trabalhados em sala de aula, com alunos de ensino médio, buscando uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante. É válido ressaltar, também, que os jogos apresentados neste trabalho são adaptados de jogos convencionais, e estes, podem ser adequados a outras disciplinas, bastando que se aproprie dos conteúdos.

Endereço

A INFLUÊNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS

Resumo

Este trabalho focaliza a nossa experiência na construção e elaboração e aplicação de jogos e atividades lúdicas no Ensino de Química, com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental em escolas da rede privada do município de Itabuna no estado da Bahia. Pretendemos apresentar e discutir a avaliação realizada pelos alunos a respeito do uso dessas atividades para facilitar a aprendizagem de conceitos químicos.

Endereço

JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA

Resumo

A utilização de elementos lúdicos é defendida pelos pesquisadores, nos diferentes ciclos de ensino, como representação de estratégias pedagógicas altamente proveitosas para o aprendiz para que ele possa ter o acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento de suas capacidades. Por isso essas atividades não devem ser tratadas como algo incidental no processo pedagógico. Tal ludicidade envolve desafios, isto é, problemas em que o sujeito seja instigado a pesquisar e propor soluções.

Endereço

DADOS ORGÂNICOS: UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA

Resumo

Nas últimas décadas, os jogos didáticos vêm ganhando espaço nas salas de aula, onde professores utilizam essa ferramenta com a meta de complementar seus recursos educativos e tornar a aula mais dinâmica e interativa, não apenas como uma forma de transmissão de conhecimento, mas também como compartilhamento deste. Portanto, este artigo tem como objetivos propor um jogo didático para o Ensino de Química na temática nomenclatura das funções orgânicas, assim como relatar a experiência de aplicação desse subsídio nas escolas do Ensino Médio em Natal, Rio Grande do Norte. Após a aplicação do jogo durante as aulas, foram observados aspectos como motivação e interesse dos alunos em descobrir a nomenclatura dos compostos formados. Logo, tem-se que essa proposta teve seus objetivos atingidos, concluindo-se que o jogo pode ser uma excelente alternativa auxiliar/complementar no Ensino de Química.

Endereço

A UTILIZAÇÃO DO JOGO “TABULEIRO QUÍMICO” COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE QUÍMICA

Resumo

Diante das várias dificuldades para se expor o conteúdo da disciplina de Química e da vivência dentro da sala de aula, tornou-se claro que a inserção de jogos didáticos no dia-a-dia dos estudantes é de grande valia para contribuir com o melhor desempenho dos alunos na disciplina. Com isso, podemos constatar que a utilização de jogos lúdicos pode melhorar o ensino, a interação entre o professor e os alunos e ainda servir como incentivo para o estudo da disciplina, visto que os jogos trazem o desejo de vitória aos estudantes. Uma das prioridades na criação desses jogos foi a de se obter bons resultados utilizando materiais de baixo custo para a criação dos mesmos. Portanto, neste artigo iremos apresentar à utilização de um jogo aplicado a disciplina de Química a alunos da terceira série do Ensino Médio, no entanto isto não impossibilita a utilização deste jogo a qualquer outra série sendo feita as devidas modificações.

Endereço
http://annq.org/eventos/upload/1330086490.pdf

Um mol de abraços a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...