terça-feira, 8 de março de 2016

Zero Absoluto | Escala Kelvin

O ponto inicial da escala absoluta ou escala Kelvin é chamada de zero absoluto. Esse ponto corresponde à temperatura de –273,15 °C. Até hoje não se conseguiu chegar a essa temperatura, mas já foram obtidos valores muito próximos. O zero absoluto é uma temperatura de grande importância teórica para a física e para a /química. Supõe-se que, nessa temperatura, várias condições excepcionais serão obtidas: todas as substâncias estarão no estado sólido; cessarão o movimento e a agitação dos átomos e das moléculas; a resistência elétrica dos metais cairá a zero (é o fenômeno da supercondutividade elétrica).

.

Os jornais de grande circulação anunciam, em setembro de 20003, que uma equipe de físicos do Instituto de tecnologia de Massachusetts (MIT) dos Estados Unidos conseguiu a temperatura mais baixa registrada até aquela data: meio bilionésimo de grau acima do zero absoluto.

Obs.: Alguns estudos recentes apontam que já tem tecnologia para romper a barreira do zero absoluto. Aguarde as novidades, em breve trarei novidade sobre este assunto.


O criador da escala Kelvin, William Thomson, foi o Físico irlandês, nascido em Belfast, em 1824, e faleceu em Largs, em 1907. Em Geologia, estudou a idade da Terra. Em 1852, criou a escala absoluta de temperaturas, hoje chamada de escala Kelvin, de grande importância para a ciência. É considerado um dos pais da Físico-Química.


Conversão de Escalas

Para fazermos a conversão basta utilizar a fórmula, abaixo:

Tk = tC + 273
De Celsius para Kelvin.
Ex. 1: Converta 37°C para a escala Kelvin.

Tk = tC + 273
TK = 37 + 273
TK = 310K

De Kelvin para Celsius
Ex. 2: Converter 300 K em Celsius.

Tk = tc + 273, arrumando a fórmula, temos:
tc = Tk – 273
tc = 300 – 273
tc = 27 °C

Por que não se usa o termo graus Kelvin para expressar temperatura em Kelvin?

O kelvin não deve ser precedido pelas palavras grau ou graus ou o símbolo °, como os graus Celsius ou Fahrenheit, porque C e F são escalas de medição, enquanto que o kelvin é uma UNIDADE de medição. A escala Kelvin é um conjunto de números matemáticos com apenas valores positivos; daí ter-se convencionado excluir o termo graus, na qual outra unidades são convertidas para Kelvin.

Antigamente falava-se grau Kelvin e escrevia-se K. No entanto, em 1967, a 13a Conferência Geral de Pesos e medidas aboliu o uso da palavra grau em relação à escala Kelvin. Desse modo, dizemos, por exemplo, que a temperatura do gelo em fusão sob 1 atm é de 273,15 kelvins (273,15K) e não 273,15 graus Kelvin.




Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;

@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...