domingo, 1 de novembro de 2015

O que é pureza?

Composição química - O que é pureza?
A pureza de um material é um conceito relativo. A água da bela cachoeira que você vê na foto pode ser pura o suficiente para lavar roupa. Mas talvez não seja potável como seria a água de uma mina. E a água mineral, que é ótimo para consumo humano, não serve para ser colocada numa bateria de automóvel por conter substancias que diminuem a sua vida útil. Para tal finalidade, é utilizada água destilada. Essa água destilada. Essa água destilada poderá, no entanto, não ser suficientemente pura para uma análise química. Pode ser necessário o uso de uma água bidestilada, que ainda, outras espécies constituintes que não a própria água.

.


Composição química - O que é pureza?

Como se pode notar, o conceito de substância é um conceito ideal. É possível obter graus de pureza maiores de que 99,99%, mas nunca teremos um material 100% puro.

O grau de pureza para classificação de um material purificado é relativo também. Assim, por exemplo, um álcool 95° (95 ml de álcool e 5 ml de água) é considerado puro para determinados fins farmacêuticos.

Usamos o termo substância quando o material tem um grau de pureza adequado aos parâmetros experimentais em questão.

Dificilmente encontramos materiais purificados na natureza. A purificação dos materiais é realizada em laboratórios. Os materiais que encontramos, em geral, na natureza ou nos produtos que consumimos são, na realidade, uma mistura de substâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...