terça-feira, 8 de setembro de 2015

Entenda os motivos das diferentes cores reveladas no fogo, pelos metais – Teste da Chama

Zonas da chama
Você sabia que é possível identificar alguns metais, colocando-os no fogo? Isso mesmo, é possível sim determinar o metal pela cor desprendida por ele durante o processo de queima. Esse teste é conhecido como Teste da Chama. A chama produzida pela queima de um gás num bico de Bunsen apresenta 3 zonas bem distintas:



Zona neutra: região fria, próxima da boca do tubo (onde não ocorre química do gás).

Zona redutora: região pouco quente, localizada acima da zona neutra de um pequeno cone azul (onde se inicia a queima do gás).

Zona oxidante: região muito quente capaz de atingir temperatura de 1100 °C. Localiza-se acima da zona redutora (onde ocorre queima completa do gás).

Teste da Chama: cores reveladas pelos metais

A energia produzida na zona oxidante é suficiente para ativar os elétrons de determinados cátions, fazendo-os saltar para níveis mais energéticos.

Ao terem seus elétrons ativados, esses cátions se movem em direção à zona redutora ou à zona neutra. Isso faz com que os elétrons voltem aos níveis de energia que ocupavam ante, devolvendo a energia recebida na zona oxidante.

Leia também:

Cor liberada de acordo com metal
É propriedade de certos cátions que seus elétrons desenvolvam a energia absorvida na forma de luz visível, cujo comprimento de onda corresponde a uma determinada cor. Essa cor é característica da espécie de cátion.

Assim, pode-se identificar a presença de um determinado cátion em uma solução, pela cor que a chama apresenta em contato com uma amostra dessa solução.

O teste da chama normalmente é feito com sais que possuem o cátion a ser testado e o ânion cloreto (os sais formados pela união de cátions e ânions de tal modo que a carga elétrica total seja zero, como, por exemplo, o cloreto de sódio para testar a presença de cátion sódio, Na+).

Assista ao vídeo que mostra o Teste da Chama feito em alguns sais.


Um mol de abraços, a você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...