sábado, 19 de setembro de 2015

Como fazer uma pilha de batata ou de limão?

Como fazer uma pilha de batata ou de limão?
Na pilha de Daniel, (figura 3) a chapa de zinco, ao se oxidar, libera íons Zn2+ para a solução e elétrons que se movimentam em direção à placa de cobre. Na placa de cobre, os íons Cu2+ da solução se reduzem, depositando-se na chapa na forma metálica. Com a diminuição de cátions (Cu2+) na solução da direita, o excesso de ânions (SO42-) migra para o lado esquerdo, que teve um aumento de cátions com a liberação de Zn2+.

.

Como fazer uma pilha de batata ou de limão?
Figura 2
Em uma célula eletroquímica, ocorrem reações de oxidorredução, compostas por uma laca de metal mergulhada em solução. Na semicela de zinco, ocorre a oxidação do Zn, e na semicela do cobre, ocorre a redução dos ions Cu2+. Excesso de cargas negativas dos ânios de SO42- da semicela da direita migram pela ponte salina para a semicela da esquerda em que há excesso de cátions Zn2+. Esse movimento de cargas pela ponte salina fecha o circuito elétrico.

Como fazer uma pilha de batata ou de limão?
Figura 3

Aprenda a construir um pilha com limõs ou batatas

Você pode montar uma pilha mais simples que a de Daniel, utilizando uma batata (ou frutas, legumes, tubérculos e outras partes de vegetais que tenham água e sais), pedaços de fio de cobre e clipes. Depois, teste sua pilha conectando-se uma calculadora ou a um relógio digital.

Como fazer uma pilha de batata ou de limão?




Um mol de abraços, a você!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...