sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Usos da Amônia, NH3, na Indústria

Usos da Amônia, NH3, na Indústria
A amônia, NH3, é uma substância muito importante para as indústrias químicas e para a sociedade. Ela é matéria prima para a produção de certas variedades de plásticos, fibras têxteis, corantes, explosivos (que, ao contrário do muita gente pensa, possuem também aplicações pacíficas e benéficas), ração para gado, medicamentos, produtos de limpeza e espuma para colchões e travesseiros. A amônia também é empregada em equipamentos de refrigeração e na fabricação de ácido nítrico.


Socialmente, talvez a mais importante das aplicações da amônia seja na produção de fertilizantes. Num mundo em que 90% ou mais da alimentação mundial vem da agricultura, a produção de fertilizantes é essencial para o plantio e larga escala.



.


Nas fábricas de amônia, a produção dessa substância é feita por meio da reação entre os gases nitrogênio e hidrogênio, realizada sob condições apropriadas em um reator (recipiente projetado para a ocorrência de determinada reação química). O nitrogênio usado provém do ar atmosférico e o hidrogênio é obtido da decomposição da água pela passagem de corrente elétrica.


Um grupo de engenheiros químicos está projetando uma indústria de amônia, na qual se deseja produzir diariamente oito toneladas e meia dessa substância. Os engenheiros devem estimular as quantidades das matérias-primas nitrogênio e hidrogênio necessárias, a cada dia, para atingir a meta desejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...