sábado, 29 de agosto de 2015

Para mudar o mundo é preciso conhecê-lo

Para mudar o mundo é preciso conhecê-lo
As pessoas geralmente fazem confusão em torno do significado e do papel da Química em nossas vidas; isso inclui os meios de comunicação de massa, que muitas vezes tratam o assunto de maneira contraditória. Ao mesmo tempo que o noticiário alardeia os avanços da Química na medicina ou na indústria automobilística, acenando com a promessa de um futuro melhor, a propaganda procura provar a qualidade de certos cosméticos, remédios e alimentos com o aviso: “isentos de substâncias química”.

.


Para mudar o mundo é preciso conhecê-lo

As mesmas pessoas que se preocupam com a ecologia e que combatem a “poluição química” usam sapatos de borracha sintética, camisas estampadas com “tintas químicas”, moram em casas de “concreto químico” e se locomovem usando “combustíveis químicos”.

Por que esse desencontro? É apenas desinformação? É interessante que essa desinformação seja mantida? Uma vez que a Química está tão ligada à nossa vida, não seria importante conhecer seu verdadeiro papel e significado, ainda que isso não seja usado como um meio de subsistência?

Leia também:

Se você pensar bem vai perceber que culpar a Química pelos danos que a natureza vem sofrendo, pela população, é a mesma coisa que culpar uma faca pelo assassinato.
Uma faca sozinha não mata ninguém. A Química sozinha não polui.

É pela mão do homem que tudo acontece e que os assassinatos e as poluições são cometidos.

É preciso conscientizar os homens, fazer com que eles passem a entender melhor de facas, de química e de seres humanos, para que coisas assim deixem de acontecer.



(Texto de Martha Reis, publicado no livro “Química Integral”, Editora FTD, 1993)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...