sábado, 1 de agosto de 2015

Os metais mais utilizados na Metalurgia

Os metais mais utilizados na Metalurgia
A metalurgia é o ramo da engenharia responsável pelos tratamentos físicos e químicos aplicados a minérios para extração de seus metais. O processo metalúrgico de extração dos metais geralmente ocorre a partir de reações químicas dos óxidos e dos sais que os originam, formas energeticamente mais estáveis. Por isso, as reações para obtenção de metais são endotérmicas, isto é, consomem energia. Esse consumo varia de metal para metal; elevado para alguns, como no caso do alumínio, e baixo, como no caso do cobre.


Uma etapa fundamental do processo metalúrgico envolve a reação química de redução. No caso do isolamento de substâncias como o ferro, alumínio, estanho, zinco e manganês, a redução não é tão fácil, sendo necessário o aquecimento a altas temperaturas, em presença de substâncias redutoras.

Os metais normalmente são encontrados nos minérios com o Nox positivo; se sofrer redução, ele passa para seu estado metálico, na forma de substâncias simples. Trata-se do processo inverso da corrosão, quando o metal se oxida transformando-se em substância composta.

Vejamos algumas informações dos principais metais usados na indústria.

Alumínio – Metal mais abundante da crosta terrestre, mas de alto custo de produção, é extraído da bauxita (Al2O3 . nH2O), tendo sido obtido pela primeira vez em 1825, pelo dinamarquês Hans Chistian Oersted (1777-1851). É amplamente utilizado, sendo empregado tanto na construção de aeronaves como e, embalagens de alimentos. O Brasil é o quinto produtor mundial: cerca de 10 milhões de toneladas anuais.

Ferro – Devido à sua abundância e seu baixo custo de obtenção, é o metal mais utilizado pela sociedade moderna, representando mais de 90% da produção mundial de ligas. As diferentes possibilidades de produção de ligas metálicas, na qual o aço é a mais comum, ampliam seu leque de emprego, que vai de uma agulha a estruturas de enormes edifícios e pontes. Atualmente, é extraído principalmente do minério hematita (Fe2O3).

Cobre – Largamente usado pelo homem neolítico na fabricação dos mais variados utensílios, em substituição à pedra, o cobre é extraído principalmente da calcopirita (CuFeS2). Muito empregado na indústria eletrônica por sua condutividade elétrica, suas ligas são utilizadas desde a Pré-História.

Ouro – O ouro, metal raro e nobre, é um dos poucos metais encontrados na natureza na forma de substância simples. Símbolo de riqueza, ainda é o lastro de muitas moedas. Além de ser matéria-prima para a fabricação de joias, atualmente é empregado na produção de peças e dispositivos importantes na aeronáutica, medicina e em outras áreas. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais.

Texto adaptado da coleção Química cidadã do projeto PEQUIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...