sábado, 1 de agosto de 2015

Biografia de Berzelius - Jöns Jacob Berzelius

Biografia de Berzelius
Jöns Jacob Berzelius trabalhou como assistente de professor de cirurgia e, ao mesmo tempo, dedicou-se a investigações químicas, em 1807, foi contratado como professor de Química do Instituto de Karolinska. Publicou um manual, considerado padrão para o estudo da Química e da física, que, mais tarde, foi para diversos idiomas.

Jöns Jacob Berzelius, mais conhecido como Jacob Berzelius (Väfversunda, Östergötland, 20 de agosto de 1779 — Estocolmo, 7 de agosto de 1848), foi um químico sueco.

.

Pesquisador muito respeitado, Berzelius trabalhou em diversas áreas da Química, produzindo inúmeros trabalhos, dentre os quais destacamos: a descoberta do silêncio e da eletrólise; a construção dos conceitos de íon e substâncias iônicas; a determinação da fórmula de inúmeras substâncias; o desenvolvimento da ideia de combinação química, segundo a qual grupos estáveis de átomos (hoje denominados de íons) são trocados nas reações químicas; a publicação de tabela com valores de peso atômico de 45 elementos, dos 49 conhecidos na época, utilizando como padrão de referência o oxigênio, ao qual atribui o valor 100.

Uma das maiores façanhas de Berzelius foi a introdução, em 1811, dos atuais símbolos para os elementos químicos, escritos com uma ou duas letras de seu nome em latim (para alguns historiadores, o fácil domínio de idiomas foi importante para a elaboração dessa proposta). Essa simbologia favoreceu o desenvolvimento de uma linguagem própria à Química, diferente dos símbolos enigmáticos dos alquimistas.

Graças às inúmeras contribuições para o desenvolvimento da química, Berzelius recebeu o título de Barão – conferido pelo rei da Suécia – e homenagens de 94 academias, universidades e sociedades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...