sábado, 28 de março de 2015

OS 10 DEZ MAIS – Fatos que marcaram a história da ciência e do mundo

Fatos que marcaram a história da ciência e do mundo
Maior Acidente Radiológico do Brasil - “Os 10 Dez Mais” é uma síntese de dez outros artigos que trazem em suas linhas, por exemplo, os piores acidentes da humanidade, as maiores descobertas científicas da história, as 10 incríveis descobertas arqueológicas, as 10 maiores invenções e descoberta da ciência, os 10 maiores acidentes ambientais, os 10 acidentes nucleares do mundo, as maiores tragédias espaciais do mundo, e muito mais.


I - As 10 maiores tragédias do mundo

2. Ônibus Espacial Columbia - $ 13 Bilhões

As 10 maiores tragédias do mundo

O Ônibus Espacial Columbia foi o primeiro ônibus espacial da frota da NASA a voar em órbita. Foi destruído durante o retorno à atmosfera terrestre no espaço aéreo do Texas, em 1º de fevereiro de 2003, após a formação de um furo em uma das asas durante o lançamento, 16 dias antes. O custo original do ônibus espacial foi de $2 bilhões, em 1978. Isto equivale a $6,3 bilhões de dólares, em valores atuais. $500 milhões foram gastos na investigação, tornando esta a investigação mais cara de um acidente de aviação na história. A busca e recuperação dos escombros custou $300 milhões. No fim, o custo total do acidente (não incluindo a reposição do ônibus espacial) chegou a $13 bilhões, de acordo com o American Institute of Aeronautics and Astronautics... Acesse a lista completa.

II - Os 10 desastres naturais mais mortais da História

 1 – Inundações na China Central

Os 10 desastres naturais mais mortais da História

O pior desastre natural da história foi o conjunto de enchentes que ocorreram entre julho e agosto de 1931, na região central da China. Na época, o rio Yangtze transbordou e causou uma série de inundações. Como resultado, um número estimado de 3,7 milhões de pessoas morreram de doenças, afogamentos e fome. De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, mais de 51 milhões de pessoas, um quarto da população da China na época, foram direta ou indiretamente afetadas pelas inundações. Acesse a lista completa.

III - Maiores desastres espaciais da história

1. Apollo 1 (Janeiro de 1967)

Maiores desastres espaciais da história

O acidente com a missão Apollo 1, dos Estados Unidos, matou três astronautas antes mesmo da partida da espaçonave. Durante uma simulação de lançamento, o cockpit pegou fogo, com os astronautas Virgil Grissom, Roger Chaffee e Edward White dentro. Falhas na construção da nave espacial não só permitiram o início do incêndio, mas também impediram os astronautas de sair pela saída de emergência. A trágica morte dos três e os erros no projeto levaram a grandes mudanças no projeto Apollo – o mesmo que levou o homem à Lua – e nos procedimentos de segurança nas futuras missões. Acesse a lista completa.

IV - Os 10 Mairoes Desastres Ambientais

1 – Chernobyl


Em 26 de abril de 1986, em Chernobyl, na Ucrânia, ocorreu o que é considerado o pior desastre nuclear da história. Um dos reatores da usina nuclear instalada no local explodiu enviando enormes quantidades de radiação para atmosfera, se espalhando por toda Rússia e parte da Europa. O número de pessoas afetadas pelo acidente é incalculável. O caso mais comum relatado são incidências de câncer de tiroide em crianças. Atualmente uma área de quase 20 quilômetros perto da planta permanece desativada. O reator que explodiu permanece selado em uma espécie de sarcófago de concreto, embora estudos apontem sua deterioração gradual, o que pode acarretar em novos impactos no futuro. Acesse a lista completa.

V - As 10 mais importantes invenções e descobertas da ciência

As 10 mais importantes invenções e descobertas da ciência

1) O Raio X: o alemão Wilhelm Conrad Röntgen é considerado o grande inventor do raio-X (apesar de outros cientistas terem estudado seus efeitos antes e depois da descoberta), uma forma de radiação eletromagnética que pode penetrar em objetos sólidos e que passou a permitir que diagnósticos médicos fossem mais acurados, não se baseando apenas em sintomas e cirurgias. 
O que surgiu daí: a tecnologia evoluiu com a tomografia, ressonância magnética e outras formas de se examinar o corpo de um paciente sem uma invasão cirúrgica. O próximo passo são máquinas para ler o pensamento e gravar até mesmo sonhos. Acesse a lista completa.

VI - 10 incríveis descobertas arqueológicas de todos os tempos

 7 – Pompéia

10 incríveis descobertas arqueológicas de todos os tempos

Pompéia, a antiga cidade romana, foi enterrada durante uma erupção vulcânica em 79 d.C., quando o Monte Vesúvio explodiu. Ela foi perdida por quase 1700 anos e os danos causados à cidade foram tão graves que até o nome dela desapareceu da história.
Em 1738, Herculano – uma cidade próxima também perdida – foi descoberta e dez anos depois o engenheiro militar Rocque Joaquin de Alcubierre descobriu Pompéia. Enquanto procurava em escavações posteriores, Giuseppe Fiorelli descobriu que algumas das grandes bolhas na lama vulcânica eram moldes perfeitamente formados por homens que morreram lá.
Ele injetou gesso nas bolhas e deu ao mundo moderno a primeira visão de verdadeiros habitantes da Roma Antiga. Interessante notar que a cidade estava cheia de arte e objetos eróticos (muitos dos quais eram escondidos até 2000 d.C.) e pichações encontradas numa parede de Pompéia chamavam a cidade de “Sodoma e Gomorra”, levando muitos cristãos a acreditar que a cidade foi destruída por Deus em resposta a suas perversões sexuais. Acesse a lista completa.

VII - Maiores descobertas da Química


1. Oxigênio (1770)

Maiores descobertas da Química

Joseph Priestley descobre o oxigênio, mais tarde, Antoine Lavoisier esclarece a natureza dos elementos. Priestley produz oxigênio em experimentos e descreve o seu papel em combustão e da respiração. Então, dissolvendo ar fixo na água, ele inventa água gaseificada. Priestley, ignorando a importância de sua descoberta, chama o novo gás "ar deflogisticado". Lavoisier dá oxigênio seu nome e descreve corretamente o seu papel na combustão. Lavoisier, em seguida, trabalha com outros para elaborar uma nomenclatura química, que serve como base do sistema moderno. Acesse a lista completa.

VIII - As 100 Descobertas e Invenções

4 - Óculos (1268)

As 100 Descobertas e Invenções

O inglês Roger Bacon (c. 1220-c. 1292) constrói as primeiras lentes de cristal para corrigir distorções da visão. A invenção de Bacon demoraria mais 100 anos para se tornar prática. Em 1784, o americano Benjamin Franklin inventaria os óculos bifocais. Acesse a lista completa.


IX - Avanço da Ciência que mais mudou a vida do homem

Descoberta da eletricidade

Avanço da Ciência que mais mudou a vida do homem
Apesar dos fenômenos elétricos serem conhecidos desde a antiguidade, foi apenas a partir do século 19 que os avanços científicos e tecnológicos permitiram a possibilidade da energia elétrica ser armazenada e distribuída, permitindo seu uso industrial e residencial. Alessandro Volta inventou a bateria, em 1800, Faraday inventou o motor elétrico em 1821 e os trabalhos posteriores de Nikola Tesla, Thomas Edison e Lord Kelvin, entre outros, fizeram com que a energia elétrica se tornasse indispensável para a vida moderna. Acesse a lista completa.

X - Maior acidente nuclear do Brasil

Césio - 137 (1987)

Maior acidente nuclear do Brasil

O acidente radioativo de nível 5 segundo a INES aconteceu em Goiânia, em 1987, quando dois catadores de papel encontraram um aparelho de radioterapia e o levaram para um ferro-velho. Após desmontarem o aparelho, os homens encontraram uma cápsula de chumbo, com cloreto de césio em seu interior.

A coloração brilhante do cloreto de césio no escuro impressionou Devair Ferreira, o dono do ferro-velho, que levou o “pó branco” consigo e distribuiu o material para familiares e vizinhos. Após o contato com o césio, náuseas, vômitos e diarréia atacaram (a sobrinha de Devair foi a primeira a falecer, seis dias após ingerir o material). Ao todo, onze pessoas morreram e mais de 600 foram contaminadas. A exposição à radiação atingiu 100 mil pessoas.

O ferro-velho onde abriram a cápsula foi demolido, o comércio fechou e muitas pessoas se mudaram. As autoridades sanitárias construíram um depósito em Abadia de Goiânia, cidade próxima, para armazenar as mais de 13 mil toneladas de lixo atômico, resultantes do processo de descontaminação da região. Acesse a lista completa.



Documentário sobre o maior acidente radiológico no Brasil, Césio 137. Assista ao vídeo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...