segunda-feira, 2 de março de 2015

O animal

Os animais são seres fundamentais para os humanos. Quase todo mundo tem um animal de estimação: cachorro, gato, passarinho. Há pessoas que tratam seus animais como se fossem crianças e não medem esforços nem gastos para proporcionarem o conforto dos bichinhos. Massagem, banho e tosa (cabeleireiro), comida especial; até psicólogo. Tanto luxo que o clássico musical de Valdique Soriano, “Eu não sou cachorro não...”, perde totalmente o sentido.


Há, porém, um animal que ocupa um lugar de destaque, é famoso por sua força e resistência às adversidades, foi citado na Bíblia e é frequentemente mencionado nas escolas: o jumento. Luiz Gonzaga fez uma música em homenagem ao jumento, justa homenagem. Segundo o rei do baião, o “Padre Vieira falou que o jumento é nosso irmão”. Não sei se era brincadeira do Gonzagão, mas achei a comparação injusta e ofensiva.

Qual teria sido o jumento que matou milhares de semelhantes em câmaras de gás? Qual foi o jumento que criou a bomba atômica? Qual jumento poluiu os mares derramando milhões de barris de petróleo, causando a morte de peixes e outros seres? Não há jumento capitalista, mas há capitalista... . O preconceito (,) não é coisa de jumento (?). Se o jumento é nosso irmão, somos a ovelha negra da família.





Publicação autorizada pelo autor da crônica.
Márcio Luís é professor licenciado em Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...