quarta-feira, 18 de março de 2015

Eu odeio química, eu não odeio a Química

Os professores de Química já ouviram muitas vezes a expressão “eu odeio Química”, dita pelos alunos. Particularmente, já ouvi essa frase de alunos na primeira semana de aula. Diante desse fato corriqueiro, anualmente, resolvi escrever esse post para esclarecer as possíveis causas que levam o alunado a falar tal coisa.  A Química é uma das ciências mais interessantes, é uma ciência que encanta as pessoas através dos experimentos. Então, por quais motivos os estudantes (alguns) odeiam Química?


Por que odiar a Química (química)?

Odiar a Química é não saber a importância dessa ciência. A Química está em toda parte. O mundo e tudo que nele há, existe química. A própria pessoa que fala que odeia a química, vive graças as reações que ocorrem dentro do organismo, a exemplo do ato de respirar, comer, beber e tantos outros.

Eu não odeio a Química. Eu odeio a química.

Ficou confuso com as afirmações? Vou explicar, quando os alunos dizem que odeia a química, na verdade eles estão se referindo a disciplina química e não a ciência Química. A palavra Química com “Q” maiúsculo se refere a ciência e “q” minúsculo se refere a disciplina.

Por que odeia uma disciplina que ainda não estudou?

Pois é, o alunado chega nos primeiros dias de aula afirmando não gostar de química. Para responder a pergunta acima irei pontuar situações prováveis:

@ Ouviu de colegas mais velhos que química é um ‘bicho de 7 cabeças’, e aí propaga essa ideia (errônea);
@ Falta de conhecimentos tanto sobre a Ciência quanto da disciplina;
@ O professor anterior ficou devendo, no que se refere retirar o mito de que química é difícil; e outras situações.

O que devo fazer para parar de odiar a química?

Conheça sua história, se aprofunde nos conteúdos e procure enxergar a Química (química) em sua vida. Toda disciplina pode parecer difícil, o que não se deve é dizer que odeia algo sem ao menos conhecer.

Eu odeio química porque meu professor não explica bem. O que faço?

Por mais que o professor explique, e "reexplique", sempre existirão alunos com mais dificuldades que outros, isso é normal. Por alguma razão particular vivenciada por você, algumas disciplinas são, aparentemente, mais fácies que outras.

Claro que o professor tem a função de procurar atender a todas as carências dos alunos, principalmente, daqueles com mais dificuldades, mas infelizmente por mil razões não é possível. Porém, isto não é motivo para odiar a química. Converta “o ódio” em alimento para buscar suas próprias respostas para seus questionamentos; assista vídeos, leia livros e tudo mais que fale de Química, eu garanto que a sua visão sobre a Química (química) irá mudar. E de quebra, você passará a entender melhor os ensinamentos de seu professor.


Você, amigo leitor, ama ou odeia a Química (ou química)? Registre sua opinião nos comentários abaixo.

Um mol de abraços para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...