domingo, 4 de janeiro de 2015

Como abrir uma garrafa de champanhe sem usar as mãos?

É possível abrir uma garrafa de champanhe sem usar as mãos? O que vou contar hoje, talvez já tenha acontecido com você, ou quem sabe, você já tenha presenciado o ocorrido. Então, vamos aos fatos, hoje retirei da geladeira uma garrafa de champanhe, a qual já tinha sido aberta e consumida mais da metade, coloquei em cima da mesa e vim teclar um pouco para vocês, como eu sempre faço. E depois de uns 20 minutos ouço um estouro, a rolha da garrafa de champanhe tinha saído.

A garrafa se abriu sozinha! Isto será possível, como uma garrafa que estava fechada com a rolha se abre, sem ninguém por as mãos?


A resposta é simples, o gás que estava dentro da garrafa foi o que a abriu. Vejamos a explicação: Para você compreender melhor o que aconteceu é importante que saiba bem o que pode provocar as mudanças de estado de agregação da matéria, se não lembra, veja aqui, ou nos textos abaixo que deixo para vocês. Se já sabe, então saiba o que de fato aconteceu para a garrafa ter sido aberta através do gás. Bem, quando eu guardei na geladeira a sobra da champanhe, dentro da garrafa tinham gases confinados (presos). Esses gases eram provindos tanto do ar, durante o tempo que a garrafa estava aberta, quanto ao gás carbônico que foi produzido pelos balanços na garrafa (até mesmo involuntários) depois de fechada com a rolha.


Partindo do ponto, que tinha gases dentro da garrafa, esses gases sofreram uma redução em seu volume quando levei a garrafa à geladeira, ou seja, houve um abaixamento de temperatura que provocou uma redução no volume dos gases, o que produziu uma redução na pressão dentro da garrafa, em comparação de quando ela estava fora. Agora, quando eu a retirei da geladeira e acabei esquecendo a garrafa em cima da mesa, a temperatura dos gases subiu, pois a temperatura ambiente é maior que a de dentro da geladeira,  consequentemente, o volume dos gases também aumentou, o que produziu uma pressão maior. E foi essa pressão elevada que provocou o estouro (a expulsão da rolha da garrafa). Esse fenômeno é parecido com o acontece com a porta da geladeira.


Saiba como um volume de um gás pode sofrer mediante os efeitos de pressão ou temperatura.

Caso você não tenha um saca-rolha em mãos na hora de abrir um vinho ou champanhe, o que fazer? Veja maneiras de como abrir uma garrafa, AQUI.


Bem, é isso amigo, uma garrafa pode sim ser aberta por um gás sobre muita pressão.

E você, já viveu ou viu um caso parecido com este?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...