segunda-feira, 27 de outubro de 2014

7 Anos do Projeto AJO Ambiental - AJO Conscientização e Educação Ambiental

Você já parou para pensar o quanto de lixo é produzido em sua casa? Certamente, não! Então, comece a prestar mais atenção, e você vai perceber que sua lixeira rapidinho se enche. E o que você faz com seu lixo diário? Certamente faz o que todos fazemos, jogamos fora. Agora imagine o lixo produzido em sua casa sendo multiplicado por dezenas de casa de sua rua, ou por centenas de ruas de sua cidade, e ainda por milhares de cidades de nosso país. Ufa! É lixo que não acaba mais! E não se acaba mesmo. Enquanto que alguns lixos, a exemplos dos orgânicos, como restos de verduras, duram dias para se decompor, alguns outros podem degradar a natureza por anos ou séculos, a exemplo de alguns plásticos e vidros.

.

Sabemos que as questões ambientais estão cada vez mais afloradas nos dias atuais. Os noticiários anunciam catástrofes naturais, quase que diariamente. Porém por serem naturais, não significa dizer que não somos os responsáveis por tais reações da mãe natureza. Os danos que causamos à natureza podem e devem ser evitados com atitudes simples durante nosso dia-a-dia.

Agora, será que tem como parar de produzir lixo? A resposta é muito simples, não. Não tem como parar de produzir lixo, pois somos consumidores de alimentos e de muitas engenhocas do mundinho moderno. Compramos e jogamos fora aquilo que julgamos não ser mais útil. A isso que julgamos não ter mais nenhuma serventia, chamamos de lixo. Agora, o que muitos ainda não sabem é que dar para minimizar os danos ao nosso planeta, causado pelo lixo. E o melhor de tudo é que, o processo é simples, e ainda pode ser econômico. Vou tentar explicar citando um excelente projeto desenvolvido num condomínio na cidade do Rio de Janeiro, que vem dando muito certo. Trata-se do Projeto AJO Ambiental, criado em 2007. A ideia surgiu da observação de uma moradora de um condomínio (Maria Odete, também idealizadora do projeto), que notou que os lixos de 12 apartamentos poderiam ser separados em coletores (classificados por categoria – coleta seletiva), distribuídos em locais estratégicos do condomínio. Depois do “lixo” separado, alguns são vendidos, revertendo o dinheiro para aprimorar ainda mais o projeto e o bem estar dos moradores.

Segundo encontra-se no site do projeto: “A Filosofia da AJO é fomentar a Conscientização e a Educação Ambiental em Condomínios, empresas, instituições, etc. propondo práticas sociais ecologicamente corretas e socialmente justas, na busca pela sustentabilidade do nosso planeta. O objetivo principal do projeto AJO é promover a Conscientização e a Educação Ambiental através de procedimentos simples que minimizam os impactos ambientais (produção de lixo, resíduos, e desperdício dos recursos naturais, água e energia), envolvendo toda a comunidade, dando ênfase à necessidade de mudança de hábitos com garantia de uma melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações”.  A autora, Maria Odete, conta em seu livro que conversando com os condôminos sobre o consumo de água e energia, observou uma redução significativa nos preços das contas.

Leia também sobre:

São com medidas simples, feitas por qualquer um, dentro de nossas próprias casas é que podemos melhorar a condição de vida do planeta, não só para nós serem humanos, mais também para todas as espécies de nosso planeta.


Quer saber mais sobre este fantástico projeto, entre no site www.ajoambiental.com, ou visite o blog http://projetoajoambiental.blogspot.com.br/, e aprenda mais sobre a política dos 3R’s (reduzir, reutilizar/reaproveitar e reciclar). O projeto é grandioso, conheça! Quem sabe você não incentiva os moradores de sua rua ou condomínio a fazerem o mesmo.


Queremos agradecer a Multiplicadora, Maria Odete (autora do Projeto AJO Ambiental), por nos conceder este presente, um livro maravilhoso que conta toda a construção do projeto.

Um forte abraço a todos os leitores.

Um comentário:

  1. Obrigada Marquecomx pela parceria e pela matéria sobre o Projeto AJO Ambiental.

    Durante essa caminhada de 7 anos sensibilizando e provocando mudança de hábitos nos amigos, que também se tornaram multiplicadores de boas ações em prol da sustentabilidade do nosso planeta, tivemos a oportunidade de deixar um pouco dos nossos conceitos por onde passamos. Em breve a Cartilha dos 7Anos do Projeto AJO estará acessível.

    É muito gratificante saber que de alguma forma estamos mudando os hábitos de pessoas e amigos em vários cantos do nosso país e fora dele também, pois nosso Blog é visitado por países do mundo inteiro.

    Eco Abraço a todos!
    Maria Odete A Pinho

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...