quarta-feira, 2 de abril de 2014

Por que alguns líquidos são vendidos por massa e outros por volume?

Não sei se você, amigo leitor, já reparou ou até mesmo se perguntou, por que têm produtos líquidos que são vendidos por massa, como o creme dental; e outros são vendidos por volume, como o óleo de cozinha. A razão para isto é bastante simples de compreender, e ela está ligada diretamente a densidade desses produtos. Então, vamos relembrar o que é densidade: Densidade é o quociente da massa pelo volume do material a uma dada temperatura. Ela pode ser representada matematicamente como d = m/v. Agora, vamos à explicação para a pergunta acima.

.

Por exemplo, o clorofórmio (d = 1,4 g/cm3) é vendido, em lojas de produtos químicos, por massa; já o éter comum (d = 0,8 g/cm3) é vendido por volume.

Se ambos são líquidos, por que um é comprado por massa e o outro por volume?

Sendo a densidade da água igual a 1,0 g/cm3, isso significa que a cada 1,0 g de água ocupa um volume de 1,0 cm, ou cada 1,0 Kg de água ocupa um volume de 1,0 litro. Utilizando esse raciocínio, cada litro de clorofórmio possui uma massa de 1,4 Kg; já 1,0 litro de éter possui uma massa de 0,8 Kg.

Líquidos menos densos que a água costumam ser vendidos por volume, e líquidos com densidades maiores que da água são vendidos por massa.

Abrindo um parêntese para falar um pouco sobre o clorofórmio e o éter:

O clorofórmio, conhecido também por triclorometano, é um líquido incolor e volátil que produz efeito anestésico, por ser muito volátil absorve calor da pele. O que ocorre é que com a temperatura reduzida, os nervos sensitivos não exercem suas funções e a sensação de dor também é diminuída. O que fez com que os médicos o abandonassem como anestésico em cirurgias e partos foi a comprovação de que esta droga poderia ocasionar morte súbita por depressão circulatória. Ele é utilizado como: Lavagens a seco para remoção de manchas; Condutor de calor em extintores de incêndio; Produção de corantes e pesticidas;  Constituinte de alguns cosméticos e medicamentos e Agente fumigante (produto químico gasoso usado como desinfetante ou exterminante de pragas) na armazenagem de cereais.

 Éter é todo composto orgânico onde a cadeia carbônica apresenta – O – entre dois carbonos. O oxigênio deve estar ligado diretamente a dois radicais orgânicos. O éter mais conhecido é o éter comum, ou etóxietano ou ainda éter dietílico. Ele é encontrado em farmácia e hospitais. É um líquido muito volátil, com ponto de ebulição em torno de 35°C, muito inflamável, incolor e com odor característico. Pode ser utilizado como solvente de graxas, óleos, resinas e tintas. Passou a ser usado, como anestésico por inalação, em 1842. Provocava grande mal estar nos pacientes após a anestesia e foi então substituído por outros anestésicos.

Leia também:


Fato interessante:

Ao bater creme de leite em uma batedeira este se transforma em chantilly. Nesse processo, ar é incorporado ao creme de leite, causando um aumento de volume. A massa antes (creme de leite) e depois (chantilly) é praticamente a mesma, pois somente ar foi acrescentado.
Asssim, o creme de leite, por ter mais massa em um certo volume (mais denso), é vendido por massa; já o chantilly, com menos massa em um certo volume (menos denso), é vendido por volume.


Espero que você tenha gostado de saber mais uma curiosidade, abraços a todos vocês.

5 comentários:

  1. Não sabia tudo isso! Muito boa a informação.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Já seguindo e fazendo parte desta família. Visite-nos.

    ResponderExcluir
  3. Hey there! Quick question that's completely off topic. Do you know how to make your site
    mobile friendly? My website looks weird when viewing
    from my iphone. I'm trying to find a theme or plugin that might be able
    to resolve this problem. If you have any recommendations, please share.
    Many thanks!

    my blog: best workouts to build muscle

    ResponderExcluir
  4. essa experiencia é muito interessante eu gostei mt de fazela! jessica1b

    ResponderExcluir
  5. Não sabia disso e gostei muito !

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...