quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O QUE É O FOGO? QUAL A IMPORTÂNCIA DO FOGO PARA A HUMANIDADE?

Aprender a produzir e a controlar o fogo foram grandes conquistas da humanidade. Com o fogo, o ser humano conseguiu afugentar os animais que o ameaçavam e não temer mais o frio ou a escuridão. Alimentos cozidos ou assados passaram a fazer parte de dieta humana. O fogo também colaborou com o desenvolvimento da várias técnicas, como a produção de utensílios de cerâmica a partir do barro e a obtenção dos metais a partir dos minérios. O vidro, as ligas metálicas, a porcelana, o cimento armando e muitos outros materiais extremamente importantes no nosso cotidiano são produzidos pela ação do fogo.


O que é o Fogo?



O fogo é uma manifestação de combustão rápida com emissão de luz e calor. O fogo é constituído por três entidades distintas, que compõem o chamado "Triângulo do Fogo". São eles o combustível (aquilo que queima, como a madeira), o comburente (entidade que permite a queima, como o oxigênio) e o calor. Sem uma ou mais dessas entidades, não pode haver fogo.

O fogo foi a maior conquista do ser humano na pré-história. A partir desta conquista o homem aprendeu a utilizar a força do fogo em seu proveito, extraindo a energia dos materiais da natureza ou moldando a natureza em seu benefício. O fogo serviu como proteção aos primeiros hominídeos, afastando os predadores. Depois, o fogo começou a ser empregado na caça, usando tochas rudimentares para assustar a presa, encurralando-a. Foram inventados vários tipos de tochas, utilizando diversas madeiras e vários óleos vegetais e animais. No inverno e em épocas gélidas, o fogo protegeu o ser humano do frio mortal. O ser humano pré-histórico também aprendeu a cozinhar os alimentos em fogueiras, tornando-os mais saborosos e saudáveis, pois o calor matava muitas bactérias existentes na carne.


O fogo também foi o maior responsável pela sobrevivência do ser humano e pelo grau de desenvolvimento da humanidade, apesar de que, durante muitos períodos da história, o fogo foi usado no desenvolvimento e criação de armas e como força destrutiva.

Na antiguidade o fogo era visto como uma das partes fundamentais que formariam a matéria. Na Idade Média, os alquimistas acreditavam que o fogo tinha propriedades de transformação da matéria alterando determinadas propriedades químicas das substâncias, como a transformação de um minério sem valor em ouro.



Veja como é simples fazer fogo, kkkk



3 comentários:

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...