domingo, 29 de setembro de 2013

Se a Química está em toda parte, cadê a Química?

Química é parte da nossa vida e está presente em todos os principais aspectos da nossa vida cotidiana (o que fazemos todos os dias, voluntária ou involuntariamente). A qualidade de vida que podemos alcançar é devido aos resultados que o estudo da química aplicada nos deu. A variedade e qualidade de produtos de higiene pessoal, alimentos enlatados, os circuitos do computador, tela da televisão, as cores das casas, o congelar no frigorífico e também na produção de cosméticos para contribuir a beleza das pessoas.




Química é uma ciência ativa e crescente, a importância é vital para o nosso mundo. Ela está presente em todas as atividades da nossa vida diária. Por exemplo, os alimentos para animais; os alimentos nos dá energia produzida por diferentes reações químicas dentro nossas células. Esta energia é utilizada para correr, brincar, estudar e trabalhar, entre outras atividades. Neste ponto, você pode ler sem problemas, graças ao seu corpo está liberando energia a partir de reações químicas, sem perceber, elas estão sendo geradas em seu corpo.

Verduras
Além disso, a mesma comida que comemos (carne, leite, frutas, etc) são o resultado de reações químicas complexas. Na natureza, estas reações são realizadas diariamente nos organismos. Outro exemplo é o processo da fotossíntese. Através dele, as plantas sintetizam sacarídeos (família de compostos, incluindo açúcar) que são armazenados em órgãos especializados.

As substâncias "biológicas" estão nos alimentos, como carnes, verduras, bebidas, leite ou cerveja. É o que vimos no estudo da bioquímica, do ponto de vista dos principais ingredientes, tais como hidratos de carbono, proteínas, lipídeos, etc. Também podemos inclui o estudo da água, vitaminas, minerais, enzimas, sabores e cores.

Muitas substâncias químicas que estão envolvidas em diversos processos de fabricação. Entre eles, pulverizar pesticidas nas culturas, na produção de detergentes e sabões usados ​​para lavar roupa, tomar banho, na limpeza doméstica, nos corantes e em outras substâncias necessárias para colorir tecidos.

Nossa roupa normal é confeccionada por quatro tipos de materiais básicos: algodão, lã, seda e fibras sintéticas. A fabricação de roupas feitas a partir de fibras naturais envolvem processos que podem prejudicar o meio ambiente: tintas, revestimentos, branqueamento, mercerização, etc. A fim de conferir uma maior aparência ou apresentação do vestuário, as fibras são tratadas com todos os tipos de processos químicos, muitos dos quais usam substâncias tóxicas.

A Química contribui como chave para melhorar a nutrição e higiene, juntamente com outras ciências e tecnologias, e é a principal na fabricação de fármacos, na luta contra a doença e na melhoria da qualidade de vida.

Na busca de melhoria da saúde humana têm se destacado, entre outros, dois grupos de medicamentos: antibióticos, que revolucionaram a cura de infecções causadas por microorganismos, e as vacinas, que estiveram na linha de frente de defesa contra epidemias, doenças contagiosas e patologias previsíveis.


Espero que você tenha gostado do texto, e que você consiga enxergar em sua volta que a Química está presente em tudo, e que é por meio dela que podemos desfrutar de uma vida melhor.

Um comentário:

  1. Olá! Obrigado pelo convite para se juntar a você. Quer ser um multiplicador de educar. Meu blog pertence a A-11 (química) ea ligação é http://laprofedequimica.blogspot.com.ar/
    Eu também tenho um outro blog que pertence ao grupo A-5 (Física), cujo link é http://elblogdelaprofesoradefisica.blogspot.com.ar/
    Muito obrigado, espero ler e me confirmar como participante e interessantes a eles minhas contribuições como professor. Um abraço.
    Prof. Silvia Pastor (La Profe)

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...