quinta-feira, 30 de maio de 2013

Como preparar uma solução? Qual a diferença entre dissolver e diluir?

Preparar uma solução é tarefa muito fácil. Certamente você já preparou várias! Na hora de fazer aquele refresco geladinho, misturando o pó em água, você está na verdade fazendo uma solução. Mas e no laboratório de química, como se prepara uma solução? E caso o seu refresco fique “muito forte”, o que fazer para diluir? Por falar em diluir, você sabe a diferença entre dissolver e diluir?

.

O preparo de uma solução no laboratório de química é muito semelhante ao preparo de um refresco em casa, com algumas pequenas observações, as quais serão descritas abaixo.

Leia também:

Numa solução estão presentes duas entidades, o soluto e o solvente. O soluto é aquela substância que se apresenta em menor quantidade e o solvente, o que está em maior quantidade. Ah, não confunda soluto com sólido, numa solução podemos ter o soluto em quaisquer estados físicos.

Preparando uma solução
Digamos que um químico queira preparar 1L de solução de sacarose, açúcar, com uma concentração de 12 g/L, então os procedimentos são os seguintes: (1) O soluto (açúcar) é pesado (12 gramas) numa balança analítica utilizando um vidro de relógio ou béquer; (2)   adiciona-se solvente (água) para dissolver o soluto e mexe a mistura com um bastão de vidro, (3) com o auxílio do bastão de vidro e um funil comum, a solução presente no béquer é transferida para um balão volumétrico; (4) para garantir que não fique parte do soluto no béquer, adiciona mais água com auxílio de uma pisseta para "lavar" o béquer garantindo a completa dissolução de possíveis grãos de açúcar, em seguida, (5) adiciona-se um pouco de água destilada (usada desde o início) e agita-se até que todo o açúcar se dissolva. Finalmente, (6) acrescenta-se água com o auxílio da pisseta até atingir a marca de um litro. Pronto, sua solução estar preparada para ser utilizada nas reações.

Interpretando o rótulo de uma solução

A legenda da foto ao lado, traz as seguintes informações: o NaOH(aq) indica que a substância dissolvida (soluto) é o NaOH e que o solvente é a água. O termo C = 10 g/L indica uma solução aquosa de NaOH, de concentração igual a 10 g/L. E ainda, que cada 1L da solução contém 10 g de NaOH.

Não confunda dissolver com diluir

Quando se mistura o pó para refresco em água e mexer bem, o pó está sendo dissolvido no solvente água. Agora, ao se acrescentar mais solvente à solução para diminuir a concentração, estará ocorrendo uma diluição. Logo se seu refresco está “muito forte” (concentração alta), basta adicionar água até que a concentração fique ao seu gosto.

Leia também:

Qual a importância das soluções no laboratório de Química?

No laboratório de química realizam-se muitas práticas envolvendo reações químicas, as quais necessitam muitas vezes de soluções com concentrações diferentes e, ao mesmo tempo, num laboratório de química não existem soluções de todas as concentrações possíveis e imagináveis. Geralmente são preparadas e armazenadas soluções de concentrações elevadas e, a partir delas podem-se obter outras mais diluídas, ou seja, menos concentradas, por meio da diluição.


Espero que as explicações acima tenham dissolvido suas dúvidas e contribuído para que seu aprendizado fique mais concentrado.

9 comentários:

  1. Boa tarde Irivan
    Como sempre você arrasa nos posts. E o aprendizado se torna muito prazeroso e aprender não ocupa espaço. Bom feriado pra você
    Um afetuoso abraço
    Gracita

    ResponderExcluir
  2. Olá, Irivan!!!!
    Boa noite!!!!

    Lendo a postagem muito esclarecedora a respeito do que seja... dissolver e diluir (eu tomo café diluído, rsrsrss!!!!) e... se tinha ainda alguma dúvida quanto a isso, tomou Doril, sumiu!!!!

    Mas, é nos passos 2 e 3 quando da preparação da solução, que acho que não ficou muito claro, pois, faltou no texto explicativo, o uso das numerações dos passos impressas na ilustração!!!!
    Então, como foi dito, parece que do passo 1 se vai ao 3 e aí, no balão volumétrico de fundo chato, usando-se colocar água com o auxílio da pisseta, dissolvemos o açúcar!!!! É isso mesmo ou: o açúcar é dissolvido antes no béquer, pesado na balança (tarada) e em seguida ali no passo 2, usando-se a água destilada da pisseta e o bastão de agitação, para então, no passo 3, levar essa solução ao balão volumétrico de fundo chato, introduzindo-a através do uso de um funil e finalmente no passo 4 fazermos uso de mais água da pisseta até completar-se o volume de 1 litro????
    Resumindo a minha pergunta: o açúcar é dissolvido no béquer ou, no interior do balão volumétrico????

    Um abraço desse seu aluno chato, rsrsrsrs!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Valdir, boa noite!

    Descrevi as primeiras explicações baseado numa outra imagem, mais resumida. Porém, quando fui postar resolvi procurar por uma nova imagem, mais rica e acabei esquecendo de atualizar as explicações.

    Valeu pelas observações, abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Educador Multiplicador Mor!!!!
    Bom dia, Irivan!!!!

    Entendi e agradeço as suas explicações, quanto aos fatos!!!!

    Um ótimo fim de semana e no embalo... uma produtiva e divertida semana seguinte!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  5. É surpreendente o que a química pode nos revelar. Gostei muito desse post.Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Essa foi boa entre dissolver e diluir. Parabéns pelo exemplo bastante prático.

    ResponderExcluir
  7. Foi ótimo saber sobre essa diferença entre dissolver e diluir. Às vezes, erroneamente, utilizava as duas palavras. Gostei muito do post e do blog e já estou seguindo.

    ResponderExcluir
  8. arthur de almeida20 de maio de 2014 18:24

    eu ainda não entendi. explique de novo

    ResponderExcluir
  9. desculpa mais isso podia ser um pouco menor ate ler tudo isso minha cabeça já se confundiu toda...

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...