sexta-feira, 8 de março de 2013

Mulheres Cientistas que fizeram História

Hoje, se comemora o Dia Internacional das Mulheres, não poderíamos deixar de expor grandes mulheres que dedicaram suas vidas para que hoje tenhamos uma séria de "engenhocas" da vida moderna, que ajudam em nossas diversões, neste mundinho, como carros, aviões, celulares, computadores, satélites, tvs, medicamentos e muito outros equipamentos e produtos.
Para encabeçar esta lista, temos a cientista, a única ganhadora de dois prêmios nobel, que juntamente com seu esposo Pierre Curie e sua filha Irène Curie trouxeram ganhos  significativos para o ramo da Radiotividade.


Vejamos a lista de algumas Mulheres Cientistas ligadas à Química e a Física:
Marie Curie (1867 - 1934) - Física e química polonesa que ficou conhecida por suas contribuições sobre radioatividade. Ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1903 e o Prêmio Nobel de Química de 1911, tornando-se a primeira pessoa a conquistar o Nobel duas vezes e em duas áreas diferentes.

Rosalind Franklin (1920 - 1958) - Biofísica britânica que foi pioneira em pesquisas de biologia molecular. Ficou conhecida por seu trabalho sobre a difração dos Raios-X; descobriu o formato helicoidal do DNA.

Maria Mayer (1906 - 1972) - Física teórica alemã que ganhou o Prêmio Nobel de Física por suas pesquisas sobre a estrutura do átomo.

Mária Telkes (1900 - 1995) - Biofísica húngara que realizou pesquisas sobre energia solar. Ela inventou o gerador e o refrigerador termoelétricos.

Cecilia Payne-Gaposchkin (1900 - 1979) - Astrônoma inglesa que descobriu que as estrelas são compostas principalmente de Hidrogênio e Hélio. Ela estabeleceu uma classificação para os astros de acordo com suas temperaturas.

Irène Curie foi uma física francesa nascida em Paris a 12 de Setembro de 1897, filha de Pierre Curie e Marie Curie. Exerceu a profissão de enfermeira na Primeira Guerra Mundial. Irène Curie trabalhou no Instituto do Rádio da Universidade de Paris, onde conheceu Jean Frédéric Joliot, com quem acabou por casar no ano de 1926.


Lise Meitner (1878-1968), austríaca, doutora em física em 1907, foi para Berlim estudar com o físico Max Planck. Trabalhou também com o químico Otto Hahn. Juntos alcançaram importantes resultados no campo da física nuclear, rivalizando com Irene CurieFrederic Joliot e outros grupos.
Meitner e o seu sobrinho Otto Robert Frisch explicaram a fissão nuclear.

Conheça outras 80 Mulheres famosas com mais de 80 anos, aqui.




Assista também a aula sobre As Diferenças entre os Cérebros de Homens e Mulheres do Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini, da UNICAMP e do Centro de Teleneurociências do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, Campinas, Brasil.

 

Para descontrair,   assista ao vídeo que mostra de forma "humorística" as diferenças entre o homem (quadrado) e mulher (círculo).





A todas as leitoras e visitantes, parabéns! Não só por esse dia, mas por todos os dias, nos quais vocês (mulheres) embelezam e humanizam a vida dos homens.
Algumas fotos e resumos das mesmas foram extraídos de super.abril.com.br.

5 comentários:

  1. OLÁ!!! VIM AGRADECER PELA DIVULGAÇÃO DO MEU BLOG NO EDUCADORES MULTIPLICADORES.
    AMEI ESSE POST SOBRE MULHERES CIENTISTAS. MUUUUIIITTTOOO BOM!!! SUPER INTERESSANTE!

    GRATA
    CRIS
    Entre Blogs Grupo de Divulgação

    ResponderExcluir
  2. Dia do Blogueiro – 20 de Março

    Já é finalzinho de noite, mas não poderia deixar de postar para parabenizar meus amigos que fazem da Blogosfera um espaço de compartilhamento de opiniões, de construção do conhecimento e de tantas manifestações da nossa cultura, de nosso jeito de ser...
    Obrigada a tod@s que seguem meu Blog – Reflexões de Lucélia Muniz – agradecimentos aos membros da Cia dos Blogueiros, do diHITT e da Rede de Blogs de Nova Olinda-CE.
    São vocês que me motivam a continuar alimentando com ideias o meu Blog! Parabéns Blogueiros! Um abraço!
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? :)

    Embora eu esteja atrasada na data, gostei muito desta linda homenagem a nós mulheres! Ótima postagem, é inspirador conhecer mais estas mulheres que fizeram a diferença em nossa história e que contribuíram de forma tão importante para o mundo que temos hoje, com seus avanços e descobertas :)
    Agradeço também os parabéns pelo nosso dia e concordo que todo dia é dia das mulheres :)
    Maravilhosa partilha do texto e vídeos, muito interessante, adorei :)

    Um enorme abraço e bom fim de semana :)

    ResponderExcluir
  4. Muito boa e bela postagem sobre as mulheres na ciência! Deveria-se falar mais sobre a participação das mulheres em outras áreas da ciência e da vida social... Elas realmente foram e são muito importantes, apesar da masculinização do pensamento tradicional, de uma forma geral, tanto no Ocidente quanto no Oriente!

    Gostei muito do blog, e espero que cada vez mais ele possa se tornar não apenas um veículo de divulgação científica objetiva, mas um instrumento de transformação social por meio da ciência e do esclarecimento das massas!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...