sexta-feira, 15 de março de 2013

Experiência de Evangelista Torricelli e a Pressão Atmosférica

Entre as grandezas, a pressão, talvez seja a que mais passe despercebido, em nossas tarefas do dia-a-dia, diferentemente de volume, massa e temperatura que estamos sempre medindo, pesando ou quem sabe aquecendo algo. Você sabe o que é a pressão,  e qual sua relação com à altitude? Você sabe como o cientista Torricelli determinou a pressão normal como sendo 760 mmHg, e acabou igualando esse valor a pressão atmosférica (1 atm)?


Evangelista Torricelli – físico e matemático, nasceu em Faenza, em 1608, e faleceu em Florença, em 1647. Em 1643 fez experiências como as bombas de extrair água de poços e em 1644 constitui sue célebre Tubo de Torricelli (barômetro de mercúrio), verificando então que a pressão do ar, no alto das montanhas, é menor do que ao nível do mar.

Como se sabe, sobre a superfície terrestre existem camadas gasosos, e elas exercem uma pressão sobre tudo que há na Terra.

Torricelli encheu um tudo de vidro, de 1 m de altura, com o elemento químico mercúrio (Hg), fechando a extremidade do tubo de vidro com o dedo e o emborcou num outro recipiente (numa cuba de vidro) que também continha, o líquido, mercúrio. O que ele verificou? O cientista verificou que o mercúrio descia até estacionar na marcação de 760 mm na coluna (tubo de vidro), ou seja, existia 1 m do elemento químico mercúrio que corresponde a 1000 mm e o líquido escorreu até a marca 760 mm.

Quais conclusões tirou Evangelista Torricelli de seu experimento?

Ele observou que, quando o tubo estava cheio de mercúrio o “peso” desse líquido na coluna era maior que a pressão externa ao tudo, e por isso o líquido desceu até atingir o equilíbrio, a marca de 760 mm, ao nível do mar. Torricelli concluiu que a pressão atmosfera (da massa gasosa) exercida sobre o líquido de dentro da cuba impedia que o mercúrio de dentro do tubo descesse. Logo, ele chamou o valor 760 mmHg (760 milímetro de mercúrio) de Pressão Normal, e que esse valor corresponderia a 1 atm (1 atmosfera), pressão da camada gasosa.
Um exemplo do experimento de Torricelli é o bebedouro para pássaros, o líquido só desce a medida que o passarinho toma água.

Que outras unidades são usadas para medir a pressão?

Para medir a grandeza pressão, as unidades mais usadas são seguintes:
Atm = atmosfera; cmHg = centímetro de mercúrio; mmHg = milímetro de mercúrio; torr = Torricelli (em homenagem ao cientista Evangelista) e Pa = Pascal. Cuja equivalência são:

1 atm = 76 cmHg = 760 cmHg = 760 torr = 1,013.105 Pa (N/m2)

A pressão pode variar independente do local (altitude) que se medi?

O valor da pressão observado pelo italiano Torricelli é válido considerando ao mesmo nível do mar. Em lugares mais altos, a pressão é menor, pois a quantidade de ar acima das regiões montanhosas é menor e vice-versa.


Lembrando que no caso dos gases, a pressão é resultante dos inúmeros choques das moléculas contra as paredes do recipiente que o contêm. São essas colisões que fazem o balão de aniversário se encher, ou o pneu de seu carro se manter cheio.
Outra observação, é para não confundir pressão com força (e nem peso). Pressão é o quociente entre uma força, que pode ser o peso, e a área da superfície onde a força está aplicada. Representada pela fórmula:


Exemplo: Pessoa (faquir) que se deita em camas de pregos não se fere, pois seu peso se distribui pelas pontas dos pregos, diminuindo a pressão sobre as suas costas.

Características do elemento químico mercúrio?

O mercúrio é um metal; a temperatura ambiente, é líquido; tem símbolo Hg de número atômico 80 e de massa 200,6; é tóxico e de efeito cumulativo no corpo humano. Seus vapores são facilmente absorvidos pelo organismo, razão pela qual não recomendamos repetir a experiência de Torricelli. Ele é usado no termômetro, barômetro, iluminação, luz terapêuticas, baterias e na odontologia.

Para fixar ainda mais o seu aprendizado, assista ao vídeo de 1:39 que mostra a experiência feita por Torricelli.


8 comentários:

  1. Olá, Irivan!!!!
    Novamente passando por aqui, para ver e ler as novidades!!!!
    Muito legal a postagem, pois pude relembrar os conceitos sobre peso e pressão, lembrar e pesquisar mais sobre esse ilustre sábio, o Torricelli e, descobri por exemplo, que ele foi guilhotinado pelos combatentes vitoriosos da Revolução francesa!!!!
    Tinha uma dúvida, se o interior desse tubo de um 1m, tinha necessariamente, um cilindro capilar para conter o mercúrio, mas dá para ver, que não!!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga!

    Venho aqui te deixar uma palavrinha de ânimo para esse fim de semana:
    De repente, a vida te vira do avesso, e, assim você descobre que o avesso é o seu lado certo.
    Tem coisas na vida que às vezes a gente não perde, a gente se livra.
    Boa noite.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Sou a Professora Clarissa e estou passando aqui para firmar a parceria com os Educadores Multiplicadores!
    Acesse Blog Pensando Alto:
    www.cfrbpensandoalto.blogspot.com

    Parabéns pela rede de educadores! Parabéns pelo trabalho!
    No aguardo para me incluir nesta grande inciativa.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Pressão é sempre um assunto interessante, ainda mais mostrado com esta qualidade! Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Agradeço o comentário em meu blog. Criei no face uma página para divulgação de blogs. Agradeço a gentileza de me oferecer para divulgar meu blog aqui,Obrigada! Lylian

    ResponderExcluir
  6. Boa noite amigo Irivan!!!
    Venho pedir desculpas por não ter colocado o banner deste blog no link blogs parceiros e no slide na lateral de meu blog.
    Fiquei feliz por me avisar, assim já regularizei e vim te comunicar.
    Pois juntos somos mais fortes e teremos mais retorno em nossos cantinhos virtuais.
    Adorei ler seu post sobre a pressão atmosférica. Muito explicadinho. Parabéns.
    Desejo um final de semana feliz e abençoado.
    Abraços da Bia!!!

    ResponderExcluir
  7. Que interessante esta experiência, valeu mais uma vez por esta postagem que nos será muito útil!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal essa experiência Gostei muito de fazer esse trabalho.

    Escola: Luiz De Azevedo Soares
    1° ano/ Médio/sala: A
    Alunos: Jefferson Jordão, Laerth Ewerton, André Marcos.

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...