sábado, 8 de dezembro de 2012

A Identificação dos Átomos: Isótopos, Isóbaros, Isótonos e Isoeletrônicos

Talvez você, amigo leitor, ainda não tenha percebido, mas os números estão presente em quase tudo. Eles estão sempre representando algo ou alguma coisa. As pessoas são identificadas por RG, CPF, etc; podemos observar a presença dos números nas placas dos carros, na identificação do seu computador, celular, nos tamanhos dos calçados e roupas; nas medições da construção civil, do tempo, e etc.
Em algumas situações do nosso cotidiano certamente estamos usando os números.


Não sendo diferente para muitos dos assuntos na química. Como você sabe o átomo, que muiiiito pequeno, é formado por outras coisinhas ainda menores chamadas de partículas. As três partículas que compõe o átomo são os prótons, nêutrons e os elétrons. Pra você compreender e se inteirar mais sobe o assunto, vejamos alguns conceitos importantes:


O que é átomo?

Átomo é a menor unidade da matéria constituída de prótons, nêutrons e elétrons.
Por conversão (escolha padrão), os prótons têm carga positiva (+), os elétrons têm carga negativa (-) e os nêutrons têm carga nula (sem carga).

Observação: não confunda átomos com elementos químicos; até então temos apenas 112 elementos químicos diferentes reconhecidos pela IUPAC (sigla em inglês que significa União Internacional de Química Pura e Aplicada), que são aqueles elementos vistos na Tabela Periódica, definidos como sendo um conjunto de átomos com o mesmo número de atômico. Agora, cada elemento químico tem uma quantidade infinita de átomos espalhadas pelo mundo.


Sendo assim, o que diferencia um elemento químico do outro?

O que diferencia um elemento do outro é a quantidade da partícula próton em cada átomo. Por exemplo, o elemento oxigênio (O) tem 8 prótons em seu núcleo, e mais nenhum outro elemento químico apresenta esta mesma quantidade. Ou seja, cada um dos 112 elementos possui uma quantidade de próton específica, e é isto que caracteriza o oxigênio ser o oxigênio. Observe a Tabela Periódica.

Se você entendeu bem, deve estar se perguntando: e as quantidades de elétrons e nêutrons podem se repetir em mais de um elemento químico? A resposta é sim. Para esclarecer mais, temos:

Número Atômico (Z) é o número de prótons existentes no núcleo de um átomo.

Número de Massa (A) é a soma de todos as partículas que compõe o átomo, só que como a massa dos elétrons é tãooo leve que sua massa é desprezada; assim somamos apenas o número de prótons (P=Z) e de nêutrons (N) existentes num átomo.


Elemento Químico é o conjunto de átomos com o mesmo número atômico (Z); sua representação é feita por símbolos como o cloro, por exemplo:


Observação importante: você já sabe que não existem dois elementos químicos diferentes com o mesmo número de prótons. Porém elementos diferentes podem apresentar quantidades de nêutrons e elétrons iguais.


Dependendo da diferença entre as quantidades das partículas próton, elétron e nêutron podem classificar os átomos em Isótopos, Isóbaros, Isótonos e Isoeletrônicos (iso = igual).

Isótopos são átomos com mesmo número de prótons (z) e diferente número de massa (A). Isto acontece a quase todos os elementos químicos naturais, devido a um fenômeno muito comum na natureza chamado de isotropia. Observe que é o mesmo elemento químico:


Isóbaros são átomos de diferentes números de prótons (elementos diferentes), mas que possuem o mesmo número de massa (A). Exemplos:


Isótonos são átomos de diferentes números de prótons (elementos diferentes), diferentes números de massa, porém com mesmo número de nêutrons (N). Exemplos:


Isoeletrônico são átomos que apresentam mesmo número de elétrons. Exemplo:


Aqui caberia escrever sobre átomos no estado fundamental e átomo no estado ativado (cátion e ânion), porém farei isto noutro texto.

Gostou do texto? Espero ter ajudado em seu aprendizado. Contribua! Dê sua opinião sobre o estudo da Química, deixe um comentário! Leia sobres as Propriedades da Matéria.

12 comentários:

  1. Olá, prezados amigos!!!!

    Sou da área de matemática, mas, desde pequeno que todos os assuntos científicos são "devorados" por mim!!!!

    Cada uma ciência, para mim tem o seu graus de importância e interesse, por exemplo: a química!!!! Sem ela, acredito que... nem o universo pudesse existir e muito menos, a presença da vida, pois, tudo é composto por átomos e... vai por aí!!!!
    O blog aqui, é excelente e... já estou seguindo-o e recomendando-o para todos leitores do meu blog, o Matemágicas e Números e os meus amigos interessados por essa ciência!!!!

    Um abraço!!!!!

    Um grande abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Irivan
    Estou bastante afastada dos blogues amigos mas hoje vim te oferecer um mimo. Neste link
    http://gracitamensagens.blogspot.com.br/2012/12/mimo-de-natal-para-amigos-parte-iii.html
    Um natal de paz, harmonia e pleno de amor. Muito sucesso em 2013
    Um abraço carinhoso
    Gracita

    ResponderExcluir
  3. Já está chegando o Natal
    ‘*’
    ‘*’ ‘*’
    ‘*’ ‘*’ ‘*’
    “””U”””
    Quero ser uma das primeiras pessoas a lhe enviar uma árvore de Natal.
    Tenha um fim de semana abençoado.
    Bju
    Toninha

    ResponderExcluir
  4. Realmente os números são uma forma de linguagem única que deve ser valorizada tanto como nossa língua nativa. Saber realizar cálculos e resolver situações problema apresentadas pelo cotidiano são tão importantes quanto falar.

    Graziany M. Gomes
    http://versoinfantil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Irivan! Aprender Química assim fica fácil até para quem não tem formação na área. Aliás, tudo seria mais fácil se as pessoas não complicassem tanto, não é? Abraço!

    ResponderExcluir
  6. UM FELIZ NATAL! UM PRÓSPERO ANO NOVO! VOTOS DE PAZ, SAÚDE, FELICIDADES E PROSPERIDADE PARA VC E TODA A SUA FAMÍLIA!
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/2012/11/natal-de-amor.html

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo

    Que neste Natal,
    diante das pessoas que amamos,
    possamos ofertar a elas,
    o melhor presente
    que desejassem receber:
    Nossa vida...
    Nosso carinho...
    Nosso coração.

    Para quem crê na vida,
    Natal se faz a cada dia.
    Que assim seja o Natal
    Em tua vida.

    Aluísio Cavalcante Jr.

    ResponderExcluir
  8. Olá, como vai?
    Tem um selo para você em meu blog. Pegue-o em: http://www.leiasempre.com/2012/12/lancamento-do-selo-2013-literario.html.
    Tem também uma mensagem para ti em: http://www.educasempre.com/2012/12/recadinhos-para-voce.html
    Abraço forte!
    Erica Bosi

    ResponderExcluir
  9. Olá boa tarde Profº! Em primeiro lugar quero me desculpar pelo comentário pronto, o motivo é que desejo visitar todos os meus seguidores.
    Quero também me desculpar pela ausência dos últimos dias, muitas atribuições muitas vezes nos limita o tempo. O importante é que estou aqui para agradecer sua participação no meu blog nestes meses de 2012, dizer que esta experiência tem sido muito gratificante pois tenho desenvolvido novos aprendizados bons para minha vida.
    Aproveito este momento para desejar um Natal de muitas bençãos e que
    os sinos que repicam
    anunciando o nascimento de nosso salvador, seja símbolo de paz e amor.
    Que este, seja o Natal de renascimento do amor fraterno...
    possamos nos unir na verdadeira paz de Cristo.

    Um Feliz Natal e um Ano Novo de amor,
    Paz e Harmonia! Para você , familiares e amigos.
    Abraços Adriana Duarte.

    ResponderExcluir
  10. Gostei da aula professor, lembrei-me de um tempo não muito distante em que eu me debruçava em cima dos livros e tentava digerir a tabela periodica, nunca fui espetacular em nada, mas tentava entender os tais elementos, saudades de minha mestra em química, a vida tem bons elementos, e um dia entendemos que tudo é um atomo a mais pra formar a nossa materia, ou seja a propria existencia.
    Grande abraço, muito bom teu espaço!

    ResponderExcluir
  11. Adoro as suas explicações! Fazem parecer o que é complexo numa coisa simples de perceber! Vou usar alguns dos seus conceitos nas minhas aulas!

    ResponderExcluir
  12. Olá, bom dia,
    ótima postagem... me fez lembrar a época da escola, como gostava de estudar este conteúdo. ótima explicação. Abraços!
    http://professoraju-mat.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...