sábado, 3 de novembro de 2012

Termoquímica: A reação exotérmica é mais “espontânea” que a endotérmica?

Desde sempre, o homem sempre se utilizou das diversas formas de energia. E principalmente nos dias atuais a energia tem sido cada vez mais necessária aos seres. 

Demonstrações disso são que nas nossas casas precisamos de energia, as indústrias se utilizam da energia para movimentar suas máquinas, nos escritórios para lhe auxiliar em seus trabalhos, nos meios de transportes, no sistema de comunicação e até mesmo para nossos momentos de lazer precisamos das diversas formas de energia.


.


Já pensou seu final de semana sem poder assistir seu programa favorito na televisão, ou quem sabe não poder curtir as luzes de uma danceteria, não assistir ao show do seu cantor preferido, não poder ouvir uma boa música e não poder acessar a internet para fazer suas pesquisas.

E não podemos nos esquecer dos alimentos, afinal, são deles que conseguimos retirar a nossa energia para abastecer nosso corpo e assim podermos se locomover e realizar as atividades do dia a dia. Os alimentos são o combustível para o nosso corpo.

Leia também:


A química tem como objetivo principal estudar a composição e as transformações da matéria, bem como estudar a energia envolvida nessas transformações. Todas transformações químicas e ou físicas produzem ou consomem energia, forma de calor.


O que estuda a Termoquímica?

É a parte da química que se encarrega de estudar as quantidades de calor liberadas ou recebidas durante as reações químicas.

O calor é a forma mais comum de energia que acontecem nas reações químicas. E muitas das vezes não percebemos, e ele passa a ser o “produto” principal da reação e não nos preocupamos com os outros produtos que são sintetizados e jogados fora.

Um exemplo claro disto é quando se queima carvão, jogamos fora os produtos químicos (CO e CO2) e aproveitamos só o calor;
Já sabemos que o calor pode ser absorvido ou consumido durante o processo de reação química. Sendo assim, podemos classificar as reações químicas em exotérmica ou endotérmica.

O que são reações Exotérmicas?

Reações exotérmicas são aquelas que liberam ou produzem calor, por exemplo:

Representa a queima do carvão    C + O2  → CO2 + calor 
Representa a combustão da gasolina C8H18 + 25/2 O2  → 8 CO2 + 9 H2O + calor

Ou seja, tanto o carvão (C) quanto a gasolina (C8H18) quando efetuada a reação química além de sintetizar os produtos, também produz calor. O calor é encarado como um dos produtos.

O que são Reações Endotérmicas?

Já as reações endotérmicas são aquelas que absorvem ou consomem calor, como por exemplo:
Na formação do óxido nítrico N2 + O2 + calor → 2 NO 
Na decomposição do carbonato de cálcio CaCO3 + calor → CaO + CO

Podemos observar que para as duas reações acontecerem são necessários um estímulo (calor). O calor é encarado como um dos reagentes.

Finalmente respondendo a indagação do título, temos: na reação exotérmica basta que ela seja provocada para que ela se inicie e prossiga sozinha. Como por exemplo, a queima do carvão, a queima de um fósforo (o estímulo é o calor gerado pelo atrito na caixa). Já na reação endotérmica ocorre somente quando fornecemos continuamente o calor necessário de que ela necessita, durante todo o processo, como por exemplo, no cozimento dos alimentos.



É isso aí, amigo leitor, espero que você tenha gostado e que tenha tido um ganho de conhecimento e que os esclarecimentos aqui postados possa de alguma forma lhe ajudar nos seus estudos e principalmente na vida. Em breve trarei um post mostrando como representar as reações exotérmicas e endotérmicas através de gráficos

10 comentários:

  1. Olá amigo Irivan
    Gosto muito de ler seus textos. Suas explicações são claras e bastante expressivas o que o texto dinâmico e de fácil compreensão. Creio que se na minha vida de estudante eu tivesse tido aulas de química assim tão bem explicitas, teria conseguido aprender e quem sabe vir a gostar do conteúdo. E posso assegurar tenho aprendido muito por aqui.
    Um ótimo final de semana. Um abraço
    Gracita

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é António Batalha, estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom, e espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer o seu melhor, dando-nos boas mensagens.
    Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito honrado.
    Ps. Se desejar seguir meu blog será uma honra ter voce entre meus amigos virtuais, decerto irei retribuir com muito prazer. Siga de forma que possa encontrar o seu blog.
    Deixo a minha benção e a paz de Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde professor! Sempre que chego aqui encontro estas postagens sempre esclarecedoras. Gostei muito de compreender mais um pouco. Obrigada pela partilha sempre. Boa semana. Um abraço.

    Jussara
    Caminhando na Arte

    ResponderExcluir
  4. VENHO oferta-lhe um selo que para mim é muito importante é o SELO LAÇO DE INCENTIVO A LEITURA. Veja na minha página que indico o seu blog a receber tal selo pegue amigo e se desejar incentive seus blogs amigos a fazer o mesmo!Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Irivan. Adoro química e aprender dessa maneira é até um prazer! Assim os professores em geral se dedicassem a ensinar dessa maneira, clara e precisa. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da postagem e o meu filho também! Marília Ceia

    ResponderExcluir
  7. Consegui compreender! E para quem tem um espírito literário, acredite que não era coisa fácil!
    Muito bem explicado. Conciso e claro.
    Gostei de aprender.

    ResponderExcluir
  8. Olá Professor!
    O que é ser blogueiro(a)? Ainda existem pessoas que não reconhecem a importância deste trabalho . Apesar de parecer fácil ser blogueiro (a) leva-se tempo e requer muita paciência, não basta saber manipular um blog e ter uma boa escrita ou conteúdo para postar. O blogueiro deve entender o que está postando, estudar sobre o assunto, ter comprometimento com os leitores e autores citados, dedicação, ao seu blog e aos dos seus seguidores, dando vida , comentando, participando,ter ética e principalmente ter amor ao que faz.
    Quem conhece esta ferramenta virtual se apaixona , realiza este trabalho com carinho, mesmo tendo o tempo limitado, porque alem dos conhecimentos adquirido nesta diversidade cultural firma grades amizades
    Hoje comemoro com apenas sete meses de vida do blog, 500 seguidores. Já ultrapassamos e vamos aos 550 que é a meta para a final do sorteio e se Deus quiser outros virão se juntar a nós para valorizar este trabalho, que sozinha jamais conseguiria tanto sucesso.
    Como diz augusto Cury: “A vida é um grande espetáculo. Só não consegue homenageá-la quem nunca penetrou dentro de seu próprio ser e perceber como é fantástica a construção da sua inteligência”.
    De uma coisa tenho certeza, não tem idade para aprender quando queremos seguimos em frente e realizamos os nossos sonhos.
    Obrigada por fazer parte deste grupo de amigos, sua presença naquele cantinho é muito importante. Desejo muito sucesso na tua vida, e dos seus familiares e amigos e que Deus nunca nos abandone e que nos ame cada vez mais. Bjuss
    Abraços da amiga Lourdes Duarte
    http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Salve Irivan, seus textos são muito claros e de fácil compreensão, mas sem pecar no descaso do conhecimento. Excelente iniciativa e apoiada pelo Construindo História Hoje.

    http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Exelente explicação sobre as reacções endo e exotérmicas! Muito claras para usar com os alunos!

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...