sábado, 20 de outubro de 2012

Biografias de Cientistas: John Dalton, Joseph Thomson, Ernest Rutherford e Niels Bohr

Amigo leitor, no primeiro texto da série biografias de cientistas, escrevi sobre três cientistas que estão ligados ao nascimento da Química (nas tentativas de explicar a matéria e suas transformações), são eles: Antoine Laurent de Lavoisier, Joseph Louis Proust e John Dalton. Hoje trago mais quatro biografias de cientistas muito importantes para a construção do modelo atômico que conhecemos.
Todos nós sabemos que nada estar pronto na ciência, para obter modelos de algumas coisas, sejam eles simples ou complexos, certamente houve um passo a passo para se ter um protótipo e depois chegar ao produto/objeto final. Não foi diferente na evolução do modelo atômico atual (desenho/figura que representa o átomo).


.

Os textos da série abordam/abordarão cientistas, destacando-os por temas comuns da Química; tenho certeza que você irá gostar de muitas histórias, pois têm muitos fatos curiosos/interessantes.
   
Leia também:


Hoje saberemos um pouco da história de vida de quatro grandes cientistas e suas contribuições para a construção do modelo atômico, sem aprofundar no conteúdo ‘evolução atômica’; farei isto noutro post.

John Dalton

John Dalton
Nasceu em Eaglesfield, Inglaterra, em 1766. Filho de família pobre, dedicou toda sua vida ao ensino e à pesquisa. Foi professor de Matemática, Física e Química em Manchester. Estudou a deficiência de visão que ele próprio sofria, chamada atualmente de daltonismo. Seu principal trabalho deu origem à primeira teoria atômica moderna.

Dalton foi o primeiro cientista, a sugerir um desenho para o átomo. O modelo do átomo tinha as seguintes características: o átomo era como uma bolinha maciça, homogênea, indivisível, indestrutível e eletricamente neutra. Ficou conhecido como “bola de bilhar”.

Joseph John Thomson

Joseph Thomson
Filho de um livreiro, nasceu em 1856, em Manchester (Inglaterra). Pretendia ser engenheiro, mas dificuldades financeiras devidas à morte de seu pai o levaram a estudar Matemática, Física e Química. Tornou-se professor em Cambridge, onde organizou o laboratório Cavendish, de grande importância nas pesquisas sobre estrutura atômica. Em 1906, recebeu o prêmio Nobel por seus trabalhos envolvendo as propriedades dos elétrons. Faleceu em 1940.

Depois das descobertas dos elétrons e prótons, Thomson propôs, em 1903, um novo modelo de átomo, formado por uma “pasta” positiva “recheada” pelos elétrons de carga negativa, o que garantia a neutralidade elétrica do modelo atômico, mas não mais indivisível. Esse modelo ficou conhecido como “pudim de passas”.

Ernest Rutherford

Ernest Rutherford
Nasceu em Nelson (Nova Zelândia), em 1871. Foi professor no Canadá e na Inglaterra – nas universidades de Manchester e Cambridge. Trabalhou com ondas eletromagnéticas, raios X, radioatividade e teoria nuclear, e realizou a primeira transmutação artificial. Recebeu o Prêmio Nobel da Química em 1908. Faleceu em 1937. Em sua homenagem, o elemento químico 104 chamado de rutherfórdio (Rf).

Em 1911, Rutherford, baseados em estudos sobre a radioatividade e sua experiência para explicar o átomo, sugeriu que o átomo seria semelhante ao “sistema solar”: o núcleo representaria o sol; e os elétrons seriam os planetas, girando em órbitas circulares e formando a chamada eletrosfera. O átomo possuía um núcleo muito pequeno, denso, de carga positiva e ao redor ficavam os elétrons de carga negativa girando em um grande espaço vazio, a eletrosfera.

Niels Henrik David Bohr

Niels Bohr
Nasceu em Copenhague, Dinamarca, em 1885. Estudou na Dinamarca e Inglaterra. Foi professor da Universidade e diretor do Instituto de Física Teórica de Copenhague. Por seus trabalhos sobre estrutura atômica, recebeu o prêmio Nobel de Física de 1922. Estudou a fissão nuclear, constituindo assim para o desenvolvimento da energia atômica. Faleceu em 1962. Em sua homenagem. O elemento químico 107 recebeu seu nome bóhrio (Br).

Bohr, em 1913, idealizou seu modelo de átomo, sendo este formado por um núcleo de carga positiva e 7 orbitas circulares, denominadas de níveis ou camadas.

Como disse acima, noutro texto, explicarei em detalhes como se deu a evolução atômica desde o Filósofo Demócrito de Abdera até o cientista Sommerfeld. Mostrarei também os “erros” que Rutherford e Bohr cometeram na tentativa de explicar e sugerir um modelo para o átomo e  de como se deu a construção de cada modelo de acordo com o cientista.



É isso aí, caro leitor espero que tenha gostado de saber, de forma resumida, sobre a vida desses importantes homens que dedicaram suas vidas para que hoje tenhamos todas essas engenhocas da vida moderna.
As imagens foram extraídas do Google.

9 comentários:

  1. Olá amigo Irivan
    Recebi o "Prêmio Dardos" e estou oferecendo-o a você. Sinta-se à vontade para aceitá-lo ou não.
    O seu blog está entre os agraciados por oferecer aos leitores rico conteúdo educacional. O selo está neste link http://gracitaselinhos.blogspot.com.br/
    Um abraço com meu carinho
    Gracita

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o tema Irivan, vale a pena conhecer m poco de pessoas que foram tão importantes para nossa sociedade. Aproveitamos a oportunidade para lhe desejar ma ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Olá , estou mais uma vez com meu recadinho pronto, essa semana fiquei praticamente sem net, estava com uma ruim, troquei piorou, não sei mais o que fazer, interior tem dessas coisas!!
    Passei para desejar muita paz e amor na tua vida, parabéns pelo blog, cada vez com mais novidades, sucesso!! Um autor desconhecido escreveu lindamente sobre o amigo:
    Força da Amizade
    "A força da nossa amizade vence todas as diferenças... Aliás... para que diferenças se somos amigos? Quando erramos... nos perdoamos e esquecemos Se temos defeitos... não nos importamos... Trocamos segredos... e respeitamos as divergências... Nas horas incertas, sempre chegamos no momento certo... Nos amparamos...nos defendemos... sem pedir... fazemos porque nos sentimos felizes em fazer... Nos reverenciamos... adoramos... idolatramos... apreciamos... admiramos. Nos mostramos amigos de verdade, quando dizemos o que temos a dizer... Nos aceitamos , sem querer mudanças... Estamos sempre presente, não só nos momentos de alegria, compartilhando prazeres, mas principalmente nos momentos mais difíceis..."
    O amizade é um sentimento nobre e esse mundo virtual fortalece grandes amizades e isto é muito bom para um mundo onde as pessoas não tem mais tempo para o outro. Abraçoss, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Amigo, o blog PORTAL EVANGELISMO E NOTÍCIAS foi um dos escolhidos para receber o Prêmios Dados,apesar de ter um número muito grande de amigas(os), que merecem e também preenchem os requisitos para receber tal premio o seu blog foi um dos escolhidos. Passe lá no meu blog e traga seu prêmio par postar em seu blog.É só clicar no link da postagem. http://jardimdolibano.blogspot.com.br/2012/10/premio-dardos.html

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Sou fascinado
    por vidas.
    Quando as aulas
    são feitas
    falando
    das vidas
    por trás das teorias
    estudadas,
    as aulas
    se tornam inspiradoras.

    Que a sua vida seja sempre
    um tributo a esperança.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Irivan
    Depois do almoço eu leio a postagem posterior
    Amanhã tem uma homenagem no Lua Singular desse maravilhoso blog
    Abraços
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  7. Olá Professor! passei para desejar uma noite abençoada e dizer que no meu blog tem um prêmio pra você. Te espero. Abraçoss

    ResponderExcluir
  8. Cada postagem abençoada. Ah como eu desejaria saber um pouquinho de tudo isso, rsrsrsrs as vezes parece tão complicado kkkk

    ResponderExcluir
  9. Excelente post. Vou pedir para meus alunos acessarem e utiliza-lo como fonte de pesquisa para um trabalho com minha turma.

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...