sábado, 15 de setembro de 2012

Todo Sistema Homogêneo é uma Mistura Homogênea? E Todo Sistema Heterogêneo é uma Mistura Heterogênea?

Uma dúvida (confusão) que pode ser feita quando se estuda os tipos de misturas são os conceitos dos seguintes termos: sistema homogêneo e mistura homogênea; sistema heterogêneo e mistura heterogênea.

Vou exemplificar para você entender melhor: Toda mistura homogênea pertence a um sistema homogêneo, mas nem todo sistema homogêneo é uma mistura homogênea. E toda mistura heterogênea representa um sistema heterogêneo, porém nem todo sistema heterogêneo é representado por uma mistura heterogênea.


E aí, ficou confuso? Calma, vou explicar:

A junção de átomos iguais ou diferentes forma as substâncias. E a união de duas ou mais substâncias forma as misturas.

A matéria pode ser dividida em sistemas: Sistema homogêneo e Sistema Heterogêneo.

Sistema homogêneo é aquele que se apresenta uniforme, uma só fase, com características iguais em todos os seus pontos; e se subdivide em substância pura e mistura homogênea:

Substância pura, quando é formado por apenas um componente(uma substância). A substância pura é representada graficamente pela molécula, que pode ser constituída por apenas um átomo ou por vários átomos, iguais ou diferentes.

Por exemplo, a molécula de gás oxigênio, O2 (substância simples), é formada por dois átomos do mesmo elemento químico oxigênio, O. Já a molécula de água, H2O (substância composta), que representa um só componente, ela é formada por dois átomos diferentes, sendo dois elementos químicos de hidrogênio, H, e um de oxigênio, O.


O que é substância pura simples? E substância pura composta?

Substância Simples é um tipo de substância formada por átomos apenas um tipo de elemento químico.

Substância composta é um tipo de substância formada por átomos de mais de um elemento químico.

Mistura homogênea, ou solução, é quando é formada por mais de um componente(mais de uma substância), mas lembre, uma só fase.


O que é Sistema? E o que é fase?

Sistema é uma porção limitada da matéria que pega-se para estudo. E Fase é uma porção (uma parte) homogênea de um sistema heterogêneo ou homogêneo.

Sistema heterogêneo é aquele que não se apresenta uniforme, tem mais de uma fase, não tem características iguais em todos os seus pontos; e se divide em substância pura e mistura heterogênea:


Substância pura, quando uma mesma substância se encontra em estados físicos diferentes: sólido, líquido ou gasoso.

Exemplo: Em um copo com água líquida contendo cubos de gelos.

Mistura heterogênea é aquela que apresenta duas ou mais fases e são formados por dois ou mais componentes(substâncias) diferentes.


Bem, é isso! Parece difícil, mas não é. Espero que a explicação tenha contribuído ainda mais para seu aprendizado, amigo leitor.
As imagens foram adaptadas do google

15 comentários:

  1. Com certeza a leitura dos seus posts tem contribuído e muito para o meu aprendizado. São ricos em conteúdo e explicitados de uma forma agradável o permite a compreensão. Adoro vir aqui para poder agregar novos saberes. Desejo a você muitas bênçãos... carinho....sorrisos...amor e que a felicidade te abrace no dia de hoje.
    Beijinhos com minha amizade
    Gracita

    ResponderExcluir
  2. Olá professor. Vim conhecer seu blog e gostei muito. Por aqui os textos têm qualidade e forma como você os expõe facilita e muito a compreensão. Estamos começando agora nossa trajetória pela blogosfera e esperamos contar com o apoio de parceiros experientes. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, como sempre excelentes para enriquecer nossos conhecimentos,
    Uma semana de muita luz!

    ResponderExcluir
  4. Amigos estou divulgando uma página do nosso blog que você precisa conhecer, é a PARCEIROS DO PORTAL. É um mosaico de amigos; Lá você pode adicionar seu link e seu banner e fazer uma parceria conosco levando o nosso banner. Participe! Click neste link e vá direto a página, deixe a sua participação! Seja nosso parceiro.

    http://jardimdolibano.blogspot.com.br/p/parceiros-do-portal.html

    ResponderExcluir
  5. Muito bem explicado e bem ilustrado. Gostei muito. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Também já estou marcando com X. A irmã Edina me indicou os dois. Parabéns pela qualidade.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite amigo!Desejo um domingo de paz a você.
    Valdete Cantu

    ResponderExcluir
  8. Olá.

    O bonito
    da Química,
    é que seu encanto
    reside
    na beleza dos argumentos
    e observações.

    Que haja sempre um sonho
    a te habitar o entardecer do dia.

    Aluísio Cavalcante Jr.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela visita e pelas palavras, o meu objetivo com o blog sempre foi dividir minhas experiências com todos os educadores interessados na qualidade do ensino.

    ResponderExcluir
  10. Olá parceiro. Estou sempre por aqui lendo e aprendendo. Mas hoje vim agradecer sua encantadora visita e suas palavras de carinho e consideração ao "Gracita". Fico muito feliz quando encontra um tempinho para me visitar. Obrigada amigo! Um carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Depois de quase duas semanas sumida estou de volta visitando o seu blog, vendo e lendo as novidades que postou. Filha andou doente e hospitalizada e por isso, não tive tempo de deixar o meu recadinho.

    Minha dica de hoje pra vc é o seguinte:
    Melhor lágrima caindo por ouvir verdade, do que um sorriso iludido por ouvir mentiras.

    Abraços,
    Toninha

    Twitter: @toninhavr
    http://cantinhodatoninha.blogspot.com.br/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/
    Fan Page Assunto de Mãe
    Educar - O Primeiro Passo

    ResponderExcluir
  12. Estudei química durante uns anos no ensino superior. Gostei muito da sua simples explicação!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Quando estudava química, detestava, mas aos poucos, pois tinha um professor muito bom, me fez pegar gosto pela química e já trabalhei com as crianças algumas experiências simples, pois criança é muito curiosa e pode acontecer algum pequeno acidente.
    Adorei o seu blog
    Lua Singular e
    Mundo dos Inocentes

    ResponderExcluir
  14. Olá, Irivan!!!!

    A respeito dessa postagem, eu poderia garantir que uma mistura (conseguida entre duas ou mais substâncias) mesmo que seja homogênea, ela poderá ter pelo menos, um processo físico que possa separar os seus componentes, enquanto que, se for uma combinação química composta, aí não há nenhum processo físico capaz de separar os componentes????
    Por exemplo, como sou capaz de tomar um gole de café com o leite e engolir somente o leite, fazendo uma filtração, jogando fora o café!!!! Então, eu posso garantir nesses casos, que há uma mistura e não uma combinação. Estou certo????

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  15. ´gostei bastante da sua explicação ! Muito Boa !!

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...