sábado, 1 de setembro de 2012

Processos e Métodos de Tratamento para Conservação de Alimentos

A busca por processos de conservação de alimentos esteve por muito tempo associado a atividades militares, vítimas marítimas, expedições de exploração e com o processo de urbanização, onde surgia a necessidade de se produzir e estocar grandes quantidades de alimentos.

Hoje em dia tem-se uma infinidade de alimentos industrializados, e todos de alguma forma se beneficiam de substâncias para que tenha uma vida mais longa.


As técnicas usadas nas indústrias dos alimentos teve início com o aperfeiçoamento de técnicas caseiras que já se utilizavam de conservantes para retardar a decomposição dos alimentos. A produção de alimentos, sua conservação e distribuição são, de longa data, problemas estratégicos a serem resolvidos com a máxima urgência, pois como se sabe,  o crescimento populacional é mais acelerado do que o da disponibilidade de alimentos. 

Essas técnicas servem para evitar a deterioração dos alimentos provocados por microorgranismos, e do oxigênio encontrado no meio ambiente.
Os processos de tratamento para a conservação dos alimentos têm por objetivo evitar as alterações na estrutura dos alimentos, sejam elas de origem microbiana, enzimática, física ou química.

Leia também:


- Proteger os alimentos do ar
Embalagens protegem os alimentos de diversas formas, inclusive do contato com o ar. A inclusão de óleos ou gorduras também auxilia na conservação. Pois o oxigênio é essencial para o metabolismo da maioria dos organismo e participa de diversas reações de decomposição dos alimentos.

- Refrigeração e congelamento

O congelamento aumenta muitas vezes a durabilidade de um alimento. Pois quando diminui a temperatura a velocidade das reações de decomposição também é diminuída.

- Defumação

A defumação é um processo antigo de conservação de alimentos, que foi descoberto logo após o início da utilização do fogo para preparar alimentos.  A perda de água e a ação dos constituintes da fumaça conferem ao alimento barreiras físicas e químicas eficientes contra a penetração e a atividade de microorganimos. Essa capa protetora pode ser devido à desidratação que se processa na superfície do produto, principalmente na defumação a quente, à coagulação protéica que ocorre durante a defumação e ao depósito das substâncias antimicrobianas que existem na fumaça, que se condensam e ficam depositadas na superfície do produto.
A defumação propicia, além do efeito antimicrobiano, o conservante, que se dá pela ação do calor e da desidratação, e o flavorizante.
Exemplo de alimentos que podem-se usar este processo: linguiças, toucinhos, presuntos, etc.

- Salga

De acordo com o tipo de alimento, pode-se utilizar sal ou açúcar para conservá-lo. Peixes e carnes são salgados, enquanto frutas são açucaradas.
A adição de sal favorece na conservação dos alimentos, pois desidrata (pelo processo de osmose) e evita o desenvolvimento de microorganismos. Na osmose, o solvente migra da solução mais diluída para a mais concentrada. Esse processo é feito com a adição de sal ou açúcar. Na prática ocorre que, a água contida nas células de tecidos animais ou vegetais, saia das células por osmose e passe para a superfície do alimento; em seguida, evapora-se.

- Desidratação

A desidratação de alimentos pode ser feita por secagem ao sol por meio de calor. Esse processo é o mais antigo de conservação. Como muitas reações químicas ocorrem na presença da água, que é favorável ao desenvolvimento microbiano, desidratar o alimento é inibir a proliferação dos microorganismos.
Essa técnica é usada em cereais, frutas, carnes e peixes.

- Pasteurização

A pasteurização é muito utilizada em leites, para aumentar sua durabilidade. No caso do leite, os bacilos responsáveis pala tuberculose são eliminados, mas algumas outras bactérias permanecem.  
Este método tem como princípio, a inativação de enzimas e a destruição dos microorganismos sensíveis a temperaturas mais elevadas, como as bactérias vegetativas, bolores e leveduras, sem contudo modificar significativamente o valor nutritivo e as características organolépticas (cor, sabor, textura) do alimento submetido a esse tratamento. Ocorre da seguinte forma: o alimento é aquecido e mantido a uma certa temperatura durante um certo tempo e, a seguir, resfriado rapidamente (choque térmico). Nessas condições, diversos microorganismos não resistem e são eliminados.


- Irradiação

A esterilização por irradiação que é usada nos alimentos é feita com materiais radioativos. É uma técnica promissora no processo de conservação de alimentos. Os alimentos conservados com essa técnica podem esperar meses para serem consumidos.
A batatinha pode ser estocada até um ano sem apodrecer ou brotar, já o peixe também irradiado pode durar até nove meses para ser consumido.
Adaptado de PeQuis: Química e Sociedade e fotos do google.

31 comentários:

  1. Não sabia da técnica de irradiação, resta saber as consequência no nosso organismo, matéria sensacional.

    ps: tentei avisar antes mas meu perfil estava travado, já fiz um novo e estou seguindo.

    ResponderExcluir
  2. Olá nobre amigo!!! Venho pedir desculpas por não está postando comentários e visitando os outros blogs. Estou no momento atarefada com uma neta recém nascida e ajudando a mama de primeira viagem. Nem no meu blog estou postando nada. Breve estarei retornando. Agradeço a compreensão. Bjs e fica com Deus!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Para mim
    a Química
    é a mais bela
    de todas as ciências.

    Que haja sempre em ti,
    o olhar da alegria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que prazer!

      @ Olá Patrícia, é verdade! Das técnicas citadas, a irradiação e a que mais chama a nossa atenção para alguns cuidados. É sempre gratificante receber seus comentários.

      @ Como vai Yolanda? Fique a vontade amiga. Vi sua netinha, é Lina!

      @ Aluisio, muito obrigado pelo carinho.

      Excluir
  4. Olá, passei para conferir as novidades! Achei muito interessante essa postagem sobre a técnica de conservação dos alimentos, no mês passado dei essa matéria para os meus alunos, pois trabalhamos a parte de alimentação. Muito boa!
    Um abraço.Tenha uma semana de muita Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Sou cristão SUD e as mulheres da igreja desenvolveram uma técnica de conservação de alimentos diferente das apresentadas. Os alimentos duram até seis meses sem se estragarem, quando são renovados por outros. Se tiver interesse, entre em contato para que eu possa explicá-la. Das apresentadas, uso muito a desidratação, porém com outra técnica. Uma delas aparece no meu blog: Variar é preciso.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Amizade é assim:

    É saber o momento de ficar calado
    Amizade é somar alegrias, dividir tristezas.
    É respeitar o espaço e silenciar o segredo.
    É a certeza da mão estendida.
    A cumplicidade que não se explica, apenas se vive.

    Tenha uma semana cheia de bênçãos.
    Toninha

    Twitter @toninhavr
    Blog http://cantinhodatoninha.blogspot.com.br/
    E-mail toninhavr@hotmail.com
    Face ToninhaFerreira
    FanPage Educar – O primeiro passo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      @ Del, obrigado por estar aqui, volte sempre!

      @ Augusto, é sempre um prazer receber seu comentário, e fico grato pela dedicação.

      @ Toninha, você sempre dando aquela força. Muito obrigado!

      Excluir
  7. Olá Professor! vim agradecer sua visita ao meu blog e as lindas palavras. Procuro postar textos e mensagens que incentive a leitura e estou feliz porque os objetivos vão sendo alcançados, considero muitos seguidores e belíssimos comentários para um blog de leituras. Mas a sua contribuição nessa globosfera é importantíssima, parabéns! Professor o sorteio tem livros e bons, posso inclui-lo no sorteio, as regrinhas são fáceis, não é bem um sorteio mas uma maratona, porque quem indicar mais seguidores, com certeza irá ficar em uma boa colocação. Será um prazer lhe ver participando. Domingo postarei a segunda parcial. Abraçoss uma linda tarde.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Gostei muito do seu espaco, tem coisas excelentes aqui!

    Obrigada pela visita

    Saudacoes

    ResponderExcluir
  9. Olá profº, obrigada pela visita e comentário, com elogios, sou blogueira aprendiz, e estou aprendendo mesmo e sem tempo, trabalho o dia todo e cuido da minha filhas , acompanhando nos seus estudos e tudo mais. Mas estou gostando muito de ser blogueira porque estou adiquirindo conhecimentos de forma diferenda da habitual. por isso fiz a postagewm como foto, não sei linkarm os selinhos, mas na lateram do blog tem os selinhos que peguir nos seus blogs, e todos são linkados. Obrigada por me falar, pois vou colocar uma obsevação na postagem , que os selinhos linkados estão na lateral do blog. Abraços uma tarde de muita paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meninas,

      @ Lourdes, obrigado por você fazer parte do Projeto Educadores Multiplicadores, sua contribuição é fundamental para que ela continue sendo um sucesso.

      @ Escritora, obrigado pela sua visita, volte quando quiser. Será muito bem recebida!

      @ Adriana, nesse mundo todos estamos aprendendo algo. Você já está na frente muita gente (blogueiro) apesar de recém-chegada. Continue assim!

      Excluir
  10. olá Obrigado por visitar o Arte de Educar, achei a matéria muito importante e esclarecedora. Um ótimo feriado!Uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  11. Olá Gostei muito de conhecer teu espaço. Vi sua indicação lá no Educação em foco. Passando para lhe dar parabéns pelo espaço e dizer que será um prazer lhe seguir. Um grande Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?

    Uma ótima semana da Pátria para você também. Obrigado pela visita ao meu Blog! A blogosfera carece de mais iniciativas como a sua, tanto nos Multiplicadores como em sites como esse, estudantes como eu sabem bem como é sofrido achar um conteúdo útil e de qualidade na internet, e qualidade é o que não falta aqui, parabéns por tudo que estão fazendo, tenho certeza que esse trabalho irá crescer a cada dia mais.

    Sinta-se a vontade para divulgar seus blogs em meu espaço, um abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      @ Aise, obrigado por chegar aqui! Seu blog também é muito informativo.

      @ Vanessa, seja muito bem vinda e obrigado pela confiança.

      @ Rárisson, a blogosfera não seria tão interessante se não tivesse blogs iguais ao seu, parabéns.

      Excluir
  13. Boa noite Profº!
    Tenho um prazer enorme de participar do seu Blog. A cada vez que venho fazer uma visita saio com um aprendizado novo, isso de grande valia tanto para mim com para meu Blog!
    Quero também agradecer o carinho deixado em minha cozinha, muito mais muito obrigado mesmo. Unindo forças seremos vencedores em tudo.
    Preciso te contar que indiquei sua página pro meu neto que está com 10 anos e ele ficou encantado dizendo: Vó, que site maneiro! vou ficar pesquisando aqui sempre.
    Veja que a linguagem é tão boa que até ele compreende. Parabéns pelos artigos.
    Abração. Regina

    ResponderExcluir
  14. Boa noite professor!

    Gratíssima pela visita ao profetizando. Parabenizo-o pelas publicações que muito nos ajuda a evitar danos a nossa saúde.

    Obrigada pelo incentivo e que Deus o abençoe com ricas bençãos.

    ResponderExcluir
  15. Interessante demais essa postagem,super útil!Obrigada,adorei sua escolha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda tarde,

      @ Regina, o prazer é meu visitar seu blog!É uma peninha que não podemos provar nada. Quanto ao seu netinho, dê um abraço nele e diga que estou muito feliz em saber que gostou dos textos.

      @ Ivaneide, que bom que gostou da postagem! Ela é dedicada a todos vocês.

      @ Milena, obrigado por sua visita, clique a vontade!

      Excluir
  16. Boa noite!Parabéns pelo seu blog,obrigada pela visita e pelo carinho!
    Eu gosto de compartilhar e aceitar sugestões sobre o trabalho que faço.
    Quanto ao seu link fique a vontade é um grande prazer divulgar seu blog.
    Um feriado iluminado cheio de bençãos.
    E que Deus continue te iluminando.
    Valdete Cantú

    ResponderExcluir
  17. Olá professor. Das técnicas apresentadas eu não conhecia o método da irradiação. Mas é preciso conhecer as consequência e ou danos que possam ser prejudiciais à saúde. AS técnicas mais simples são menos agressivas. Obrigada pela presença encantadora. Suas belas palavras me encheram de orgulho. Gosto de compartilhar com os parceiros um pouquinho dos meus saberes e adquirir novas aprendizagens. Aqui eu me sinto confortável e tenho coragem de externar minha modesta opinião. Um ótimo feriado pra você.
    Meu abraço com carinho e afeto
    Gracita

    ResponderExcluir
  18. Oi amigo, obrigada pela visita e pelo elogio ao meu blog. O seu link já estava vinculado ao meu blog. Em todo caso estou divulgando-o agora entre os meus blogs parceiros. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia professor! Maravilhoso post. Muito esclarecedor para todos, principalmente para o nosso dia a dia. Também quero agradecer sua visita carinhosa no meu blog. Tenha um ótimo resto de semana! Um abraço.

    Jussara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite meninas,

      @ Valdete, seja muito bem vinda a este espaço, e muito obrigado pelo carinho.

      @ Poeta, fique a vontade para escrever o que quiser, pois sei que do teclado só sairão coisas boas! Obrigado pela visita.

      @ Maze, seja muito bem vinda! E obrigado pela contribuição.

      @ Jussara, eu que agradeço sua presença a este espaço dedicado a vocês, amigos e leitores.

      Excluir
  20. Excelente teu blog, com conteúdo de muita utilidade e esclarecedor. Obrigada pela visita no meu cantinho e pelo comentário. Sucesso pra ti. Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Interessantíssimos os assuntos daqui! Adorei este sobre alimentos...Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  22. Muito interessante, informativo e enriquecedor os conteúdos do blog. gostei muito, principalmente sobre a conservação de alimentos, sei que poucas pessoas sabem da importância dessas práticas para que o alimento seja mesmo o alimento e não o causador de doenaças, o contrário do que se espera. Parabéns!
    abraços
    Julia

    ResponderExcluir
  23. Bem útil, sobretudo para quem vive em África como é o meu caso... Obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Olá, Irivan!!!!

    Técnicas para a conservação de alimentos, é um dos assuntos que mais procuro saber e se há... novidades!!!!

    Muito lega, o post e, se eu compreendi bem, diria que (me corrija se eu estiver errado), o sucesso da conservação se dá, principalmente, em se evitar a presença de água e do ar em contato com a massa dos alimentos, certo????
    Você falou aqui sobre um processo de conservação utilizando-se a irradiação (raios gama????) nuclear. Em um outro post tratando sobre os tipos de radiações, eu sugeri que você fizesse um artigo mais elaborado sobre esse método. Continuo com o pedido, pois, embora tenha falado nele aqui, porém, gostaria de ver e saber de mais detalhes sobre o processo!!!!

    o http://www.matemagicasenumeros.blogspot.com.br
    está também esperando as suas visitas, comentários e/ou sugestões. Fique à vontade e... volte sempre!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Vim conhecer o seu blog, adorei essa postagem, pois estou trabalhando com o "Tema Alimentação" com os educandos da EJA fase I, já estou te seguindo! E levei o seu banner.Meu nome de seguidora é Cristiane Reis.
    Blog Ensinar é Aprender

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...