quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Biografias de Cientistas: Antoine Lavoisier, Joseph Proust e John Dalton


Amigo leitor, sabemos o quanto é importante o conhecimento sobre algo; foi/é através dele que a humanidade adquiriu/adquiri sabedorias. Um povo com conhecimento é um povo com ‘poder’. O homem que descobriu o fogo levou enormes vantagens sobre os outros; o povo que descobriu como domesticar os animais e desenvolver a agricultura levou grande vantagem sobre os demais; guerras foram/são vencidas não apenas com a força principalmente usando o conhecimento.

.

Agora, pense no quanto a medicina avançou; o quanto de variedades de alimentos industrializados nós temos; no quanto a tecnologia da comunicação alavancou. Até pouco tempo não tínhamos computadores ou celulares. E todas essas descobertas só foram possíveis graças há vários cientistas destemidos e guerreiros que doando/perdendo suas vidas em nome da evolução da ciência.
Sendo assim, hoje eu começo escrever uma série de textos falando um pouco sobre a vida de alguns cientistas ligados a ciência química. Vamos abordar primeiro os cientistas do início da química destacando-os por temas comuns; tenho certeza que você irá gostar de muitas histórias, pois têm muitos fatos curiosos, vamos lá:
Hoje saberemos um pouco da história de vida e suas contribuições para o nascimento da química de três grandes cientistas.

Antoine Laurent de Lavoisier

Nasceu em Paris, em 1743. Filho de uma família rica, recebeu educação esmerada e exerceu vários cargos públicos. Foi membro da academia de ciências da França e é considerado um dos fundadores da Química Moderna. Devido às suas ligações com o regime político anterior, Lavosier foi condenado pela revolução Francesa e executado na guilhotina em 1794, aos 51 anos de idade.

Lavoisier afirmava em sua Lei que: No interior de um recipiente fechado, a massa total não varia, quaisquer que sejam as transformações que venham ocorrer. Ou, que na natureza, nada se perde, nada se cria; a matéria apenas se transforma.

Exemplo: verifica-se que 6 gramas de carbono reagem com 8 gramas de oxigênio, produzindo 14 gramas de gás carbônico, (3 g + 8 g → 14 g), conclui-se que nada perdeu, apenas transfornou-se.

Joseph Louis Proust

Nasceu em Angers, França, em 1754. Estudou Química e Farmácia e foi chefe da farmácia do Hospital de Salpetrière, em Paris. Em 1789, fugindo da Revolução Francesa, mudou-se para a Espanha. Em 1801 formulou a lei das proporções constantes, que foi combatida por cientistas da época – só em 1808 reconheceu-se que a razão estava em Proust. Sua lei ajudou a fortalecer, na Química, a ideia do átomo. Morreu em sua cidade natal, em 1826.

Proust afirmava em sua lei que: Uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa.

Exemplo: C + O2 → CO2, as substâncias carbono e o gás oxigênio são simples, pois suas moléculas (representação gráfica) contêm apenas um só tipo de elemento químico; o elemento carbono, C, e o elemento oxigênio, O. Já a substância CO2, dióxido de carbono ou gás carbônico é composta, pois sua molécula é formada por dois elementos químicos diferentes, o carbono e o oxigênio.

John Dalton

Nasceu em Eaglesfield, Inglaterra, em 1766. Filho de família pobre, dedicou toda sua vida ao ensino e à pesquisa. Foi professor de Matemática, Física e Química em Manchester. Estudou a deficiência de visão que ele próprio sofria, chamada atualmente de daltonismo. Seu principal trabalho deu origem à primeira teoria atômica moderna.

A Hipótese de Dalton foi a seguinte: Todo e qualquer tipo de matéria é formado por partículas indivisíveis, chamados de átomos.

Exemplo: 6 g + 8 g → 14 g ou ainda 12 g + 16 g → 28 g, perceba que 6 + 8 = 14 gramas de quaisquer substâncias, ou ainda, se dobrar a quantidade dos regentes também dobrará a quantidade de produto; 12 + 16 = 28. Ou seja, tem-se uma proporção, têm-se 14 gramas, ao dobrar os reagentes de 6 para 12 g e de 8 para 16 g, obtêm-se o dobro, de 14 para 28 g.


É isso aí, caro leitor espero que tenha gostado de saber um pouco sobre a vida desses importantes homens que dedicaram suas vidas para que hoje tenhamos todas essas engenhocas da vida moderna.
Fotos extraídas do google.

16 comentários:

  1. Boa tarde!!!
    Vim através do blog EducadoresMultiplicadores e já amei.
    Muito bom revermos sempre determinadas biografias de cientistas.
    Um post mega útil, também para quem ainda não os conhece.
    Desejo um feriadão feliz e abençoado.
    Bjokas...da Bia!!!
    http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!Bom dia!
    Tudo bem?
    é verdade, tudo que nos leva ao conhecimento é valido! Importante sabermos um pouco daqueles que tanto fizeram para o avanço...
    Parabéns pelo conteúdo!
    Bom feriado!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite!
    Vim retribuir a sua visita. Obrigaga pelo carinho.
    Desejo-lhe um òtimo Fim de Semana na Paz.
    Deus te abençoe!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Hello!
    After visiting your blog, I invite you to join us in the "International Directory Blogspot".
    "International Directory Blogspot" is made of thousend of blogs from 155 countries. If you join us and follow our blog, you will have many more visitors.
    It's very simple, you just have to follow our blog, enter your Country and your blog url in a comment, and you will be automatically integrate into the Country list.
    We are fortunate to be on the Blogspot platform that offers the opportunity to speak to the world and to share different passions, fashion, paintings, art works, photos, poems.
    So you will be able to find in different countries other people with passions similar to your ones.
    I think this community could also interest you.
    We ask you to follow the blog "Directory" because it will give you twice as many possibilities of visits to your blog!
    Thank you for your understanding.
    Please follow our blog, it will be very appreciate.
    I wish you a great day, with the hope that you will follow our blog "Directory".
    After your approval to join us, you will receive your badge
    Regards
    Chris
    I follow your blog, I hope it will please you
    To find out more about us, click on the link below:
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/

    Olá! Depois de visitar o seu blog, convido-vos a se juntar a nós no "Blogspot Diretório Internacional"
    "Diretório Internacional Blogspot" É 155 países e milhares de blogs, você está registrando, e seguindo nosso blog você terá muitos visitantes mais
    Para isso é algo muito simples, basta seguir o nosso blog, digite seu País, seu url do blog, e você será automaticamente integrar a lista de países.
    Temos a sorte de estar na plataforma Blogspot, que oferece a oportunidade de falar ao mundo para compartilhar conosco as paixões diferentes, moda, pinturas, ilustrações, fotos, poemas e assim ser capaz de encontrar em outros países pessoas com paixões semelhantes.
    Eu acho que esta comunidade também poderia interessá-lo.
    Tenha um ótimo dia com a esperança de que você siga o nosso blog "Directory".
    Após a sua aprovação para se juntar a nós, você vai receber o seu crachá
    Atenciosamente
    Eu sigo o seu blog, eu espero que você vai gostar
    Chris
    Para descobrir, clique no link abaixo:
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Estou muito contente em recebê-lo!
    Seu blog é reconhecido em BRASIL Secção em minutos!
    Para troca de serviços solicitamos que se torne seguidor do blog “Directory”.
    Seguir o nosso blog aumenta as hipóteses de divulgar o seu blog.
    Obrigada pela sua compreensão.
    A criação deste novo blog “Directory”, pretende promover a aproximação entre diferentes países, o conhecimento de novas culturas e tradições e a sua partilha entre membros!
    Diferentes paixões, moda, pintura, artesanato, culinária, fotografia, poemas e apesar de em países diferentes, encontrar pessoas com as mesmas paixões.
    Temos a sorte de estar na plataforma Blogspot o que nos permite falar para o mundo inteiro.
    Quanto mais pessoas tivermos maiores serão as possibilidades.
    Você será de alguma forma o Embaixador deste blog e do seu país.
    Deverá apresenta-lo aos seus contactos e aos seus amigos no seu blog; o sucesso deste blog depende de todos os seus membros.
    Assim, também nos vossos comentários solicitamos, que sugiram aos vossos amigos que se tornem também eles nossos seguidores.
    Eu estarei no “Directory”, venham juntar-se a mim através do vosso comentário na nossa caixa de comentários. http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/***
    Quer que este directório se torne importante? Ajude-me a fazê-lo crescer; preciso de si.
    O seu blo encontra-se na lista O Que O Meu Coração Diz e espero que esta lista aumente rapidamente; é por isso que preciso da sua ajuda!
    Com os melhores cumprimentos,
    Chris
    Nós pedimos que você siga o nosso blog e colocar um símbolo de sua escolha tem que conhecer o "diretório" para seus amigos para colocar no seu blog
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/07/12/12071211040212502810092867.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/19/120319072128505749603643.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/24/1203240217091250289621842.png
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/28/120328020518505749640557.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/26/1203260602581250289633006.gif

    Se você tem amigos ou tem amigos que querem agradá-lo, você pode me enviar a URL

    ResponderExcluir
  6. olá...boa noite,,,adorei sua visita e ao vir retribuir ...me deparei com esse fantastico espaço de educação!!! parabens!!! muito enriquecedor.....volte sempre que desejar ok? bjs Teresa

    ResponderExcluir
  7. Bom dia parceiro. Um texto enriquecedor. Saio sempre levando novos saberes. Eita que isso é bom demais. Tenha um dia maravilhoso recheado com as gostosuras da vida... muitos abraços, uma grande dose de carinho e muitos beijinhos para colorir a sua vida e alegrar seu doce coração. Meu beijinho com carinho e muita ternura pra ti
    Gracita

    ResponderExcluir
  8. Sabe nesses dias em que aos poucos percebemos que a vida nos ensina da maneira mais dolosa possível a valorizar o que temos. Por isso FICA A DICA DE HOJE:
    Ame mais, reclame menos!
    Viva mais, se preocupe menos!
    Agradeça mais questione menos!
    Enfim, VALORIZE MAIS o que vc AINDA te, antes que a vida lhe ensine a lamentar por aquilo que vc tinha, mas acabou perdendo!
    Bom noite!!!
    Tenha uma semana cheia de bênçãos.
    Toninha

    Convido a vc amiga a conhecer o meu novo blog e tornar se seguidora, acabo de fazer. Aceito sugestões.
    Bju
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    FanPage Educar – O primeiro passo

    ResponderExcluir
  9. interessante,enriquecendo nossos conhecimentos,parabéns.
    Uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia. Você foi ao meu blog e eu vim conhecer o seu. Já me faço seguidora.
    Muito interessante o texto, a quantidade de informações bastante esclarecedora.
    Confesso, que eu nunca fui boa em física, química ou matemática, mas ainda achava a química menos difícil do que as outras duas.
    Lendo os textos, mostram um pouco de compreensão para nós que somos leigos! Digo por mim!
    Tenha um bom dia e parabéns pelo blog!
    Beijos na alma!

    ResponderExcluir
  11. ✫. `⋎´ ✫❤✫..
    (⁀‵❤⁀,) ✫✫✫Bom dia de quinta✫.❤
    Que bom ler sobre tudo isso, a gente
    fica aqui de boca aberta sabendo cada
    vez mais, são biografias, e dicas que
    vale a pena, eu adorei agradeço por isso
    Abraços
    Rita!!!
    (⁀❤‵⁀,) ✫✫✫..! ♥
    .`⋎´✫✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫❤
    ✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫❤✫

    ResponderExcluir

  12. Olá,

    Obrigada pelas gentis palavras deixadas em meu espaço.
    Seu blog é excelente e também faz a diferença na blogosfera.
    Conhecimento é tesouro que nenhum ladrão rouba.
    Parabéns!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Saio melhor do que entrei, com a certeza de ser uma pessoa mais informada, você traz conteúdo com qualidade.Obrigado por partilhar conhecimento tão pertinente.Abraço de carinho:- BYJOTAN.

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante sua iniciativa!
    Saber as história das pessoas que nos possibilitaram conhecimentos é muito gratificante... Parabéns pelo Post!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Um texto super interessante. É sempre bom agregar novos conhecimentos aos nossos saberes.

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...