sábado, 2 de junho de 2012

Seu cafezinho esfriou? Ficou mais doce. Por quê?

Olá querido(a) leitor(a), no texto de hoje trago uma situação que já deve ter acontecido com você: na hora de preparar aquele cafezinho quentinho você adicionou certa quantidade de açúcar deixando ele docinho ao que você considera normal em termo de doçura. Agora por alguma razão, um vizinho está lhe chamando, a criança chora ou você teve que deixar seu café para atender o telefone. Depois de 10, 15 minutos quando seu café já está frio você volta e o toma; aí você percebe que o seu cafezinho está mais doce.

.
O que será que aconteceu? Será que alguém adicionou mais açúcar? Por que o café ficou mais doce? 

A resposta para está curiosidade é bem simples de entender: 

Quando você adicionou a quantidade de açúcar ao seu gosto, o café estava quente, e sendo assim qualquer líquido quando aquecido ou quente, suas moléculas estão com as ligações dilatadas, ou seja, os átomos e moléculas estão mais distantes umas das outras. As moléculas de sacarose, que é o açúcar, ficam entre as moléculas de água, pois existe espaço entre elas. Quando o café ou qualquer outro líquido é resfriado as moléculas de água se aproximam diminuindo os espaços entre elas, logo ficou menos espaço para as moléculas do açúcar. Assim irá “sobrar” açúcar. Dizemos que a solução (água + café + açúcar) está supersatura; tem soluto (açúcar) demais em relação a quantidade de solvente (água).

Leia também:
Não deixe de ler. Você vai conseguir
E se você pudesse mudar o mundo?
Quem vai pela cabeça dos outros é piolho
Sacolas retornáveis, atitudes que dão certo!
O Petróleo da Camada Pré-sal e seus Desafios
Como verificar se o combustível está adulterado?
Que mundo injusto. Poucos com muito e muitos com tão pouco
O uso de frases equivocadas usando os conceitos da química

Quando esta relação (solvente + soluto) está em equilíbrio dizemos que a solução está saturada. E quando a quantidade de soluto é pouca (por exemplo, café aguado) em relação ao solvente (água), significa que a solução está insaturada, o solvente tem capacidade de dissolver mais soluto (açúcar). 

Coeficiente de Solubilidade é quantidade necessária de uma substância para saturar uma quantidade padrão de solvente, em determinadas condições de temperatura e pressão. 

Solução Diluída - Para diluir uma mistura basta aumentar a quantidade de solvente da mistura. 

Solução Concentrada - Para aumentar a concentração de uma mistura basta aumentar a quantidade de soluto da mistura.



Agora querido leitor, já sabe, se você gosta de tomar o cafezinho não tão quente, não adicione muito açúcar quando ele ainda estiver quente, pois à medida que ele for esfriando ele também irá ficar mais doce.

6 comentários:

  1. Amei a explicação... gosto de respostas inteligentes! Já estou te seguindo! Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Peguei o seu link em um blog que estava visitando. Entrei como seguidora (Igreja Aliança Evangélica). Deixo o meu link para você me fazer uma visita e entrar também como seguidora.
    http://www.redemissao.blogspot.com.br/
    Obrigada.
    Angela Caldas.

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Vim agradecer sua visita e adesão ao meu cantinho. Espero te encontrar outras vezes lá no meu espaço. Deixe um recadinho para que possamos nos conhecer e estreitar os laços de uma amizade que promete se agigantar em breve. Vou te confessar um segredinho... não entendo nada de química mas seu post foi tão elucidativo que compreendi com perfeição. Vir aqui será sempre uma oportunidade ímpar para agregar novos saberes ao que temos. tenha uma linda noite paz.
    Um carinhoso abraço
    Gracita

    ResponderExcluir
  4. Amei saber isso. Gosto muito de cafè e entender esse detalhe foi realmente uma delícia1!

    Abraços!
    Michele

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Quanta coisa se aprende aqui. Eu sou do tempo que se fazia café no bule com coador de pano e ainda faço, não acostumei com essa modernidade. Coloco o café na garrafa térmica e quando vou beber está docinho, mais tarde ao beber o café frio está menos doce.
    Adoro café doce ou amargo!
    Abraços
    Dorli

    ResponderExcluir
  6. Olá, Irivan!!!!

    Eu sabia que, ao se colocar o açúcar no café e mexer, então, por um processo físico, há uma liberação de calor dessa mistura exotérmica ( libera energia calorífica) e por isso esfria mais rápido. Porém, não tinha percebido que ao esfriar a mistura houvesse a sensação do café parecer estar... "mais doce"!!!! Mas, acredito que seja pelo fato de usar muito açúcar no café, provocando uma supersaturação, rsrsrsrsr!!!!
    E o que me diz, se em vez do açúcar se utilizar um adoçante artificial???? Teremos o mesmo desfecho???? Fiquei curioso!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...