sexta-feira, 15 de junho de 2012

O que é gás? E o que é vapor? Entenda a diferença entre vapor e gás

Quem já parou para se perguntar a diferença entre gás e vapor? Afinal, o que é gás? E o que é vapor?

Quando aquecemos água até atingir o ponto de ebulição (100°C), a água passa do estado líquido para o gasoso, que chamamos neste caso de vapor. Por quê?

O vapor é um gás que pode ser liquefeito (gás fazendo-se líquido) apenas por compressão, enquanto um gás, que, para ser liquefeito, precisa ser submetido também a um abaixamento de temperatura, não pode ser considerado vapor.


.

Ou seja, todo vapor pode ser um gás, porém nem todo gás pode ser um vapor.

De forma ainda mais simples, o gás por natureza da própria molécula já é gás, é encontrado na natureza na forma gasosa. Já para obter o vapor, é preciso que um líquido seja aquecido.

Veja um exemplo no dia a dia:

Você já deve ter observado que quando abrimos um refrigerante (diminuição da pressão), e o líquido está quente (aumento da temperatura) há uma grande liberação de gases. O gás utilizado na gaseificação de bebidas é o CO2 (dióxido de carbono ou gás carbono). Ele é dissolvido no líquido exatamente por meio de um grande aumento da pressão e da diminuição da temperatura. Por outro lado, quando aquecemos a água, a formação de bolhas se dá porque a água começa a passar para o estado de vapor, ebulição. Quando a pressão do vapor dentro dela se torna igual à pressão atmosfera, logo a bolha sobe para a superfície.

Uma observação que merece destaque, é que, muitos acreditam que aquela fumaça que sai da água quando está fervendo seja vapor de água. Na verdade aquela fumaça são moléculas de água líquida ainda se transformando em vapor, pois o vapor de água é invisível.




Agora que sabe a diferença entre gás e vapor, não deixe seu conhecimento sublimar, condense um pouco do que sabe, solidificando um comentário logo abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...