quinta-feira, 7 de junho de 2012

O gás de cozinha não exala nenhum cheiro. É verdade?

Num outro texto falamos sobre o gás de cozinha que chega em nossas casas na forma de líquido. O gás de cozinha é uma mistura de gases, principalmente do gás propano e o gás butano.

Ainda dentro deste tema, eu pergunto a você querido leitor(a), sendo os gases que compõem o gás de cozinha inodoros, sem cheiro. Por que sentimos um mau cheiro quando o mesmo escapa? Você sabe?


Pois bem, o gás de cozinha não possui nenhum cheiro, é inodoro. Agora, imagine um vazamento de gás em sua cozinha. Como você iria saber que o gás estava escapando? Quando acendesse um fósforo o gás entraria em combustão, pegaria fogo, poderia ocorrer um grave acidente.

Leia também:
Airbag: o nitrogênio salvando vidas
Não deixe de ler. Você vai conseguir
Banho-maria: o café da manhã requentado
Compressas de emergência: quente ou fria?
O combustível que alimenta o fogão da cozinha é gás ou é líquido?
Por que o ovo flutua numa solução de sal? E murcha numa solução de açúcar?

Logo para resolver esta situação é necessário ter alguma coisa que nos "avise" quando o gás está “vazando”. Assim, a solução escolhida foi adicionar um outro gás junto aos gases propano e butano. O gás introduzido aos demais e que tem um cheiro característico de ovo podre por está também presente no ovo estragado é o gás sulfídrico, H2S. Este gás funciona como um “alarme”, que nos avisa caso haja um vazamento.

Agora você está sabendo que o gás de cozinha não emite cheiro. O mau cheiro exalado é do gás sulfídrico que serve de alerta como medida de segurança para vazamento.

2 comentários:

  1. Passando para desejar Um Ótimo Final de Semana!!!
    Uma mensagem...
    Só os sonhadores podem nos ensinar a voar." (Anne Marie Pierce)
    BJs
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Irivan!!!!

    Bom, já me preparava para te fazer uma pergunta, exatamente por causa daquele odor de ovo podre, quando vi que esse post devia ter e tem essa resposta!!!! Legal, então, é isso!!!! Para evitar que o gás do botijão que é inodoro escape sem ser notado, se faz a adição de um outro gás para "dedurar" a fuga dos "petrodólares" que queimamos nos nossos fogões!!!! Bem bolado!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...