QUÍMICA, MEIO AMBIENTE E CURIOSIDADES - Obrigado pela sua visita e comentários!
***** *****

É possível ferver a água sem aquecê-la?

Você amigo(a) leitor(a), sabia que é possível ferver a água a temperatura bem abaixo de 100°C? Pois bem, é possível. Leia a explicação:

Sabemos que o ponto de ebulição da água é 100°C, a uma pressão de 1 atm, atmosfera, isto equivale à pressão média ao nível do mar, que é de 101,3 kPa, 101,3 quilo Pascal.

Em experiências, verifica-se que, quando a água está submetida à pressão diferente de 101,3 kPa, a temperatura de ebulição da água também se altera.


Assim, por exemplo, quando a água está a uma pressão de 198,5 kPa, ela entra em ebulição a 120°C. Já quando submetida a uma pressão menor, de 84,5 kPa, o ponto de ebulição se reduz a 95°C. Se diminuir ainda mais a pressão, por exemplo, a 70,1 kPa, a ebulição da água vai ocorrer a 90°C,  e, portanto menor que 100°C.

Entenda: O que determina o estado físico da matéria é a proximidade das moléculas e átomos. Quanto maior a distância entre as moléculas, mais a matéria tenderá ao estado gasoso e quanto mais próximo, mais tenderá ao estado sólido.

Leia também:
@ Seu cafezinho esfriou? Ficou mais doce. Por quê?
@ O gás de cozinha não exala nenhum cheiro. É verdade?
@ Por que os sólidos são “duros”? E os líquidos e gases são “moles”?
@ O combustível que alimenta o fogão da cozinha é gás ou é líquido?
@ O que é gás? E o que é vapor? Entenda a diferença entre vapor e gás

Assim, quando se aumenta a pressão, as moléculas da água se aproximam ainda mais, dificultando o processo da ebulição, que é passagem para o estado gasoso (vapor), pois precisa de uma temperatura elevada para provocar o distanciamento das moléculas. Porém, quando se diminui a pressão, as moléculas de água ficam mais “dispersas = livres”, necessitando de uma menor temperatura para passar para o estado gasoso (vapor).

A partir dessas observações, os cientistas perceberam que a água pode entrar em ebulição à temperatura ambiente. Bastando para isso diminuir ainda mais a pressão, ou melhor, deixar a pressão bem baixinha. Por exemplo, se colocarmos uma amostra de água num recipiente fechado e adequado, contendo uma bomba de vácuo, dispositivo que serve para sugar todo ar do recipiente e reduzir a pressão no interior dele.

Com o equipamento adequado, verifica-se, por exemplo, que a água entra em ebulição a 20°C, quando submetido a uma pressão de apenas 2,3 kPa.

Agora que sabe que é sim possível ferver a água sem aquecê-la. Que tal condensar o vapor do conhecimento e solidificar um comentário. Até breve.

14 comentários:

Dinho disse...

Curiosidade interessante haha ferver sem aquecer, eu diria que era impossível o/ gostei :)

Gracita disse...

Muito interessante! Aprendo com cada leitura... Estou amando seu blog.
Vim te desejar um final de semana super especial...
Que ele seja cheio de carinho. Aconchegante, vibrante e super gostosinho...
Aproveite tudo que puder e um pouco mais!
Beijinhos estaladinhos
Gracita

Bruno Coriolano disse...

Venho aqui deixar um comentário sobre o desejo de ser um Multiplicador. Seguem meu Nome e do meu blog, juntamente com o link.

BRUNO CORIOLANO DE ALMEIDA COSTA.

PORTAL DA LÍNGUA INGLESA.
www.portaldalinguainglesa.blogspot.com

Riosul disse...

Boa noite.
Por intermédio do " Blogueiros que pensam " vim até seu espaço e confesso que eu sou ou era como os " Paralamas do Sucesso " odiava química rsrs, mas descobri aqui um modo de pelo menos entende-la, por isso
já estou seguindo e ficarei grato se for até o meu e passe a segui-lo

Abraços,
RioSul

GRACILENE VASCONCELOS disse...

vim retribuir sua visita e obrigada por seguir meu blog, ótima noite!

Anônimo disse...

valew eu pensava que tinha que colocar no sol..kkk

PORTAL EVANGELISMO disse...

Acho muito criativa as suas postagens. Essa então eu gostei mesmo!

Francisco Valdir disse...

Olá, Irivam!!!!

Bom dia!!!!

Parabéns, pela bela e interessante postagem, parceiro!!!!

Já sabia disso, ou seja, teríamos que diminuir a pressão para conseguir esse feito. Agora, cruzando informações, como naturalmente costuma acontecer quando estou estudando, me veio, assim de repente... o seguinte: sabe-se que os incas, que viviam nos andes, eram excelentes ourives. Sabemos também, que o ponto de fusão do ouro é muito alto, batendo em 1500 Cº o que exige o uso de altos fornos ou de maçaricos, coisas que eles não possuíam, certo???? Então, ao ler e refletir sobre o que li nessa sua ótima postagem, me salta a resposta desvendando qual a técnica misteriosa que usaram para fundirem o ouro. Bastavam subirem no alto das montanhas e... mesmo com o fogo de lenha e com o auxílio da baixa pressão atmosférica ali, pronto!!!! Missão cumprida!!!!
O que acha disso???? Bom, é um mero palpite, ms, quem sabe???? Poderá até lhe valer uma outra postagem, não????

Um abraço!!!!!

artesanato disse...

Esta é uma das experiências mais importantes para fazer com os alunos para que entendo a curva de relação entre a temperatura de mudança de estado e a pressão!

Kleber Kilhian disse...

Caro Irivan,

Com este comentário completo as etapas para o cadastro no Educadores Multiplicadores.

No espaço a pressão é nula, o que justifica os astronautas utilizarem trajes especiais que mantém as condições necessárias para ficarem expostos às condições do espaço. Caso contrário, a água do corpo entraria em ebulição, trazendo a morte certa.

Abraços.

Anônimo disse...

Eu fiz esse experimento e ao final do experimento a água ficou mais fria. Por que isso ocorreu?

Estudante disse...

Eu fiz esse experimento e ao final do experimento a água estava mais fria. Por que isso aconteceu?

Anônimo disse...

Fui em um laboratório de físca, fizemos isto e muito legal,como sempre a física trazendo algo novo..

Anônimo disse...

Muito interessante uma curiosidade que também tinha voltada para os barrocos, as igrejas históricas e obras feita de ouro. Gostei cara

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...