terça-feira, 5 de junho de 2012

Consumo Consciente. Você Pratica?

Esta semana comemoramos a semana do meio ambiente e o blog Química Periódica não poderia deixar de escrever um texto para vocês leitores deste espaço.

Muito se fala sobre preservar ou conservar os recursos naturais. Que  não devemos desmatar, não jogar lixo em qualquer lugar e etc. Muitos talvez digam: eu não derrubei nenhuma mata e todo lixo que produzo coloco num saco para o “caminhão do lixo” pegar.
Nós queremos chamar sua atenção querido(a) leitor(a) para a questão do consumo consciente, o consumo consciente talvez seja o gargalo da questão ambiental. Muitas vezes não nos preocupamos com o quê e nem com a quantidade que compramos.


Veja as situações:

@ Há realmente a necessidade de passar 20, 30 minutos com o chuveiro aberto por banho? Ligar todas as lâmpadas da casa? Cada membro da família ter uma televisão? Comprar dezenas de pares de sapatos? Dezenas de coleções de camisas e calças? Possuir 2, 3 carros? E outras mais ...

Mesmo sabendo que em casa tem pessoas diferentes que gostam de assistir TV, comer demais, usar e abusar de "n" maneiras diferentes; será que não tem nada que você possa fazer para ajudar a conservar os recursos da natureza?

Os excelentes vídeos do Instituto Akatu, nos alertando para as graves consequências caso não respeitarmos o meio ambiente, e também dicas para conservar e preservar os recursos naturais para que todos e tudo que há no planeta terra vivam em equilíbrio.



Não deixe de assistir os vídeos (2 min) e visitar à página do Instituto Akatu, lá tem muito mais.

 

# Não há necessidade de ficar com lâmpada ligada em cômodos da casa, se lá não tem ninguém; 
# Reaproveite restos e cascas de frutas e legumes para fazer novos pratos, use a criatividade; 
# Quando estiver se ensaboando durante o banho ou escovando os dentes, feche a torneira;
# Se está realizando algum trabalho no computador e tem que ausentar-se por mais que meia hora, desligue-o; 
# Se for sair com a galera para se divertir, combine para ir todos num único carro ou ainda melhor para o meio ambiente, vá de transporte coletivo; 
# Antes de jogar o lixo fora, veja se tem algo que dá para reaproveitar (reutilizar) e não se esqueça de colocar o lixo seco e úmido em recipientes separados; 
# Só coma o necessário, não desperdice comida, não fique obeso; 
# Pratique os 3Rs: reduza, reaproveite e recicle.

Depois de ler e assistir os dois vídeos de 2 minutos, deixe uma dica querido leitor e ajude-nos a preservar e conservar nossos recursos naturais.

4 comentários:

  1. Parabéns pela postagem. Trabalho esse tema em minhas aulas e vou aproveitar esses vídeos para enriquecimento das mesmas.

    ResponderExcluir
  2. Sabemos que o lixo é hoje um dos maiores problemas do planeta. A conscientização das pessoas deve ser uma das metas das políticas públicas do BRASIL. Mas só isso não resolveria os problemas causados pela produção e o mau acondicionamento do lixo. É preciso desenvolver projetos mais abrangentes e engajar também as empresas nesse projeto de limpar o País. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. é preciso estar sempre lembrando às pessoas sobre a necessidade e importância da preservação, do cuidado com a natureza e do consumismo de maneira consciente para que um dia possamos ter uma sociedade comprometida com a preservação da mãe Gaia. Um excelente texto e ricamente ilustrado pelos ótimos vídeos. Bjsss

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...