QUÍMICA, MEIO AMBIENTE E CURIOSIDADES - Obrigado pela sua visita e comentários!
***** *****

Qual a importância dos estudos? Por que devemos estudar?

Créditos/Foto: internet
Quem nunca se perguntou, por que estudar física, química ou geografia? Este tipo de pergunta permeia à mente dos estudantes. 

Você já parou para pensar o quanto já reclamou de ter que estudar? E do tempo gasto com o estudo? Creio que passamos mais tempo reclamando do que de fato estudando! 

Como se diz, um ser humano deve agir de acordo com sua consciência. E para isso, ele precisa ampliar esta consciência de todas as formas possíveis: conversar, observar, realizar, questionar, afirmar, ler, escrever, etc.

Tudo isso faz parte do que chamamos de estudar. E estudar, antes de qualquer coisa, é uma busca pela ampliação da consciência para que possamos fazer as coisas melhor do que já fazemos e buscarmos novas.

Leia também:
O amor e a química
Alguma vez seu olho já tremeu?
Já podemos beber água do mar
Uma cenoura que parece um pé humano
É possível ferver a água sem aquecê-la?
O combustível que alimenta o fogão da cozinha é gás ou é líquido?
Por que os sólidos são “duros”? E os líquidos e gases são “moles”?
O que é gás? E o que é vapor? Entenda a diferença entre vapor e gás

Os estudos também nos ajuda a decidir com mais clareza o que fazer, não só em cada pequeno problema de matemática, mas na realização de grandes planos para nossa vida.

Quando éramos pequenos, “achávamos uma obrigação imposta por nossos pais, irmos à escola”, e talvez ainda não percebêssemos a importância deste ato, nem tão pouco compreendemos por que nossos pais queriam que fossemos estudar. 

Assim que chega à adolescência, achamos que as nossas vontades, razões, são superiores as dos nossos pais; engano nosso. Mas mesmo assim muitas das vezes passamos por cima de todos os conselhos daquelas pessoas que só querem nos orientar, que são os nossos professores. Muitas das vezes só vamos para a escola brincar, se divertir, e deixamos de lado o verdadeiro sentido de estudar que é descobrir novos saberes e aprimorar os que já possuímos. 

Terminando o ensino médio, nos trancos e barrancos, sempre querendo que o professor nos dê uma ajudinha, e ainda bem que têm alguns professores “camaradas” que nos ajudam além de ensinarmos, é claro. E para felicidade de muitos, chegamos à universidade. 

Na universidade, os professores não conseguem dá uma atenção como gostaríamos, e quase sempre ficamos com muitas dúvidas, e temos que procurar solucioná-las, vencendo todos os obstáculos que são impostos a nossa vida acadêmica. 

É aqui, na universidade, que nos lembramos dos nossos professores, que chamávamos de carrascos, de malvados, para não citar algo pior. Na escola tinha todo um atendimento personalizado por parte dos professores, durante ou não as aulas. 

Quando estamos por concluir o curso é que começamos a enxergar, se o curso que escolhemos é o quer queremos para nossas vidas.

Chegam os frutos de tantos dias maus dormidos por causa dos estudos, que é nosso trabalho, e aí cai à ficha; e descobrimos a razão de tanto estudarmos.

Após a nossa formatura ou quando passamos pelas dificuldades da vida é que reconhecemos o porquê de nossos pais e professores pegarem tanto em “nosso pé”.

Bem verdade que conhecemos alguém que venceu na vida, sem ter se formado, ou que muitos formados não venceram na vida porque não fizeram a escolha do curso certo. Também é verdade que podemos aprender fora da escola, mas, a escola é um caminho que pode nos dar sustentação e amparo, pois nela temos educadores comprometidos com o nosso futuro. A escola tem o objetivo de preparar para a vida, mostrando a realidade do mundo lá fora. 

Sendo assim, precisamos saber que o estudo é o melhor investimento que o ser humano pode se dar, sem ele, não teremos “educação”, “qualificação”, “disciplina” e nem “conhecimento”. Temos que estudar para ter o que mostrar e provar a si mesmo e para as pessoas que nos orientam! Que podemos evoluir academicamente. 

A vida nos ensina que a melhor maneira e a mais segura de termos um futuro digno são através dos estudos. Pode ser cansativo, muitas vezes queremos jogar a toalha, mas quando conseguimos vencer, isto sim é prazeroso. É muito mais que isso; é ter na consciência de dever cumprido. É estar pronto para caminharmos sozinho, nesta vida de dificuldades e de muita concorrência, agora sob os olhares atentos de nossos pais, agradecidos por nossas realizações. 

Então, para que estudar? 

Faça uma reflexão você mesmo sobre o assunto: Se desejar não continuar os estudos e parar hoje e ser quem você é, daqui há alguns anos, certamente não estará tão longe de onde parou na caminhada. A verdade é que se você não quiser estudar ninguém vai te obrigar. Porém fique sabendo que: quem para de caminhar, estaciona na vida, para no mesmo lugar, não tento nada a oferecer a si mesmo e nem a ninguém! 

E você querido leitor, o que acha? Por que devemos estudar? Deixei uma frase sobre a importância dos estudos para a vida. 

E quando quiser visitar o blog, já sabe, Marquecomx ou Simplesmente clique!

30 comentários:

Demilly Oliveira disse...

Qual o momento exato em que começamos a decidir a nossa vida.Quem testou nossos pais, pra saber se seriam capazes de escolher o melhor pra gente! Quando eles escolhe nosso colégio sera que eles tem a consciência, de que esse lugar vai marca na nossa história pra sempre!

marquecomx disse...

Olá Demilly, eu acredito que nossos pais fazem o que estão ao alcance deles. Infelizmente por eles não conhecer mais ou não ter tempo para dar atenção aos filhos, as vezes erram. Abraços.

Nawhã Miguel disse...

Estudar para vida preparar-se para vida, porque a vida é um jogo e ninguém disse que seria justo. Nawhã

Anônimo disse...

Todos devem ser beneficiados do estudo.
Ulisses Meireles Rodrigues

Anônimo disse...

Estuda é o único recurso para alcançar nossos objetivos profissionais.luanna

Ianca Ariane disse...

Para ter uma boa qualificação no mercado de trabalho.
Ianca Ariane

Anônimo disse...

O estudo é a semente do futuro! carolina

Anônimo disse...

Para ser um heroi pra si mesmo

Anônimo disse...

Esutudar para garantir um futuro melhor para nós mesmos... Jéssica M.

www.felipe10.com.br disse...

Façam com que nossos estudos valam a pena.

Lidiane Da Silva Vieira disse...

O estudo hoje é a porta de entrada para o conhecimento do amanhã.
Lidiane

Anônimo disse...

estude para ter seu futuro em mãos vitoria

Nathalia Oliveira disse...

"A sabedoria não ocupa espaço, mas agente leva pro retso de nossas vida"

marquecomx disse...

Fico feliz com a palavras sábias de todos. Voltem sempre, abraços!

Rennan 77 disse...

tudo que e bom tem om tempo certo pra cer inesquecivel!

Rennan 77 disse...

Tuodo que e bom tem o momento necessario para ser inesquecivel.Entao temos que aproveitar o maximo a vida pois ela so e uma!

Natália Moura disse...

minha vida toda espera algo de mim!!

Ricardo de Freitas disse...

Estudar é a ação de tentar aprender algo que não se sabe ou que se deseja saber mais. Ricardo de Freitas

Elisa Borges disse...

"Nunca deixe pra fazer amanha o que você pode fazer hoje...Um Exemplo:ESTUDAR"
Elisa BORGES

Kamilla Keiti disse...

Desde que eu me entendo por gente estou estudando, este ano estou terminando uma etapa que para mim é muito importante e no mesmo tempo que penso que agora vou descansar, ñ é verdade estou super preocupada procurando mais e mais cursos que fazer. Com estudo já é difícil imagina sem ele.

Ana Claudia de Angelo disse...

Muito boa reflexão! Um bom domigo!

Rosangela Vali disse...

Olá...obrigada pela visita e palavras de estímulo a bela parceria neste projeto de Multiplicar Conhecimento.Estou muito contente com este trabalho.
Quero também parabenizar pelas postagens em Educação.
Com certeza...estudar vale muito.
Estudar e aprender sempre.
Acredito nisto.
Conte comigo.
WWW.rosangelaprendizagem.blogspot.com

artesanato disse...

O estudo deve ser um processo natural. As crianças nascem naturalmente curiosas e cheias de vontade de aprender o mundo à sua volta. Parte de nós sociedade manter nelas essa vontade e curiosidade ao longo do seu crescimento. Se mantivermos, teremos uma sociedade de adultos amantes do estudo e conhecimento.

Lúcia Curopos disse...

Estudar é conhecer.
O Conhecimento não ocupa espaço.
O conhecimento enriquece.
O conhecimento é o bem maior que podemos adquirir.

Projetos Educativos disse...

Seria tão bom se os pais também realizassem esta reflexão sobre a importância dos estudos...

Curiosidades da História disse...

Na vida podemos perder tudo, nossa família (que pode ser vitima da violência), nossa liberdade(como os presos inocentes), nossa saúde, nosso trabalho (junto nosso dinheiro), a única coisa que ninguém tira de nós e nosso conhecimento, isso vamos carregar a vida inteira.

Bruno Alvarenga Ribeiro disse...

O verbo estudar combina com o verbo crescer. Não há crescimento sem estudos. O ser humano é um ser de aprendizagem. A todo instante estamos aprendendo.

Parabéns pelo texto!

Blog da Professora Soninha disse...

Adorei este post, bem como o blog que conheci através do EM. Procurei um post para ler e comentar e escolhi este. Amei, especialmente neste início de ano letivo. Reflexões muito oportunas.
Parabéns

Francisco Valdir disse...

Olá Irivan!!!!

Eu avisei que estaria na medida do possível, fazendo essas visitas pelos blogs e, aqui estou!!!!
O

htttp://www.matemagicasenumeros.blogspot.com.br

Também, concorda coma afirmação de que.... o estudo é a chave da sabedoria!!!!

Para fazermos uma colheita boa, devemos antes, prepararmos e muito bem, o terreno aonde iremos plantar os nossos produtos agrícolas!!!! Assim, também preparar o terreno dos nossos cérebros, através do estudo, repetitivo, sistemático e dinâmico, para sermos donos dos nossos destinos no futuro!!!! Eu diria que... o estudo está para o pensar, assim como, o agir está para o viver vitorioso!!!!

Um abraço!!!!!

Anônimo disse...


Estudar para manter a mente aberta, conhecer o mundo através dos livros
e fazer a diferença.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...