sexta-feira, 25 de maio de 2012

O que significar dizer que o Protetor Solar tem um Fator de Proteção 15, 30, etc?

Na hora de comprar um protetor solar, o recomendável escolher um que tenha um fator de proteção o mais alto possível. Agora você sabe o que significa fator de proteção 10, 15, 20, etc. 
Você sabia que temos uma substância que funciona como um protetor solar natural para nossa pele, e quando mais negra for a pele maior a concentração dessa substância, a melanina. A pele humana contém uma substância denominada de melanina.

.

Seu papel é o de absorver a radiação ultravioleta, proveniente do sol e perigosa para a pele, e reemitir essa energia absorvida na forma de calor. Assim, a melanina consiste numa proteção natural da pele.

Leia também:
Não deixe de ler. Você vai conseguir
E se você pudesse mudar o mundo?
Sacolas retornáveis, atitudes que dão certo!
Como verificar se o combustível está adulterado?
Que mundo injusto. Poucos com muito e muitos com tão pouco
O uso de frases equivocadas usando os conceitos da química

Saiba que o uso do protetor solar é muito importante para evitar os danos causados pelos raios do sol. A exposição gradual à luz solar, ao longo de dias, provoca um aumento da concentração de melanina na pele, o bronzeamento. Quanto mais branca for a pele de uma pessoa, mais suscetível ela é a queimaduras de sol. 

Para proteger dos danos provocados pelos raios ultravioleta, que incluem até mesmo câncer de pele, foram criados os protetores, também chamados de filtros solares. Alguns deles contêm ácido para-amino-benzóico, também conhecido como PABA, é um composto orgânico com fórmula molecular C7H7NO2, que atua no modo similar à melanina, impedindo a radiação ultravioleta de causar danos à pele. 

O fator de proteção solar (FPS) que aparece nos protetores solares nada mais é do que o número de vezes pelo qual o tempo de exposição, sem prejudicar a pele, fica ampliado ao se utilizar corretamente aquele produto. Um fator de proteção 10, por exemplo, multiplica por 10 o tempo de exposição: se a pessoa ficar 40 minutos exposta ao sol, utilizando protetor solar, terá os mesmos efeitos sobre a pele que se ficasse 4 minutos sem usá-lo (10 vezes 4 minutos igual a 40 minutos). 

Veja algumas doenças provocadas pelo excesso de sol sem a devida proteção e cuidados: 

As queimaduras solares acontecem quando se esgota a capacidade de defesa da melanina e os raios ultravioletas queimam diretamente a pele. Estes raios são mais fortes no Verão e durante as horas de maior calor, isto é, entre as onze da manhã e as quatro da tarde. O cancro da pele pode atingir pessoas de todas as idades mas é menos frequente nas crianças. 

O melanoma maligno é um tipo de cancro da pele que tem origem no sistema de pigmentação da pele, isto é, na camada da epiderme que dá o bronzeado à pele após a exposição ao sol. 

A desidratação é provocada pela perda de líquidos e sais minerais por parte do corpo, normalmente esta perda dá-se em media de 2.5L de água por dia. Como é normal, no verão está mais calor, o que origina o aumento da transpiração e perda de suor, estes e outros fatores podem contribuir para esta doença. 

A insolação é desencadeada pela exposição excessiva ao sol. Mesmo sem se estar diretamente ao sol, através da reflexão do mesmo, pudemos contrair esta doença. 

E lembre-se, os médicos recomendam que é necessário usar filtros solares no corpo com antecedência de meia hora, e reaplicá-los a cada 2 horas ou quando tomar banho de mar ou piscina. A observação do tipo de filtro solar, o seu fator de proteção, a sua capacidade de proteção na presença do sol, são fatores para serem controlados.



No mais, aproveite o verão, mas não arrisque na exposição inadequada à radiação solar.

8 comentários:

  1. Buen blog. Muy interesante. Un placer seguirte. Te envío un fraternal saludo deseándote un buen día.

    ResponderExcluir
  2. Achei essa postagem de muita importante, falo por mim, nem sabia essa de quantidades de vezes. Apenas usava. Mais parabenizo o blog, pelos bons Posters.

    ResponderExcluir
  3. Vim retribuir a visita e dizer que gostei muito do seu blog.
    Encontrei aqui uma fonte; informações necessárias para vivermos melhor neste mundo.
    Já te seguindo e por admirar muito seus artigos estarei divulgando o seu blog no meu espaço; Eu recomendo...

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    P.S. Deixo o convite a visitar um outro blog com mensagens abençoadoras, polêmicas , porém ricas de entendimento.
    Acesse:

    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Irmão, obrigado pela visita e comentário.
    As suas palavras de incentivo muito me abençoaram.
    Que o Espírito Santo continue nos usando na divulgação das verdades do Evangelho de Cristo, para que o Nome Santo e Poderoso do Senhor Jesus Cristo seja glorificado, tanto aqui na terra, como é no Céu.

    Um abraço do seu irmão em Cristo,
    J.C.de Araújo Jorge

    ResponderExcluir
  5. Olá professor. Foi muito enriquecedor poder ampliar os meus conhecimentos. Conteúdo de excelente qualidade. Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!
    Achei o blog muito interessante e gostei particularmente deste post.
    De facto os malefícios do excesso de exposição solar são uma realidade crescente e a favorece-la estão também as constantes pressões deste nossa sociedade (cada vez se valoriza mais o aspecto em detrimento do conteúdo).
    Gostaria ainda de ressaltar a importância da correta aplicação do protetor solar... pois os estudos também demonstram que para que um protetor solar tenha de fato o fator de proteção que publicita (ex FP 40) a quantidade de creme a aplicar por cm2 de pele teria que ser de tal ordem que um frasquinho de protetor duraria para muito pouco tempo...
    Será que todos nós aplicamos bem o protetor!?

    Continuação de excelente trabalho.

    http://mauriquices.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu adoro praia, mais à noite, pois durante o dia mesmo sem tomar sol eu fico bronzeada e, minha pele não é muito clara.Se eu me expor ao sol, fico com algumas queimaduras. A minha pele é muito fina,
    Adorei o texto, só sinto não poder curtir a praia, mesmo com protetor solar.Abraços
    Dorli

    ResponderExcluir
  8. Olá, Irivan!!!!

    Muito boa essa postagem e muito interessante o foi para mim, pois, agora por recomendação médica, eu estou usando um FPS 50!!!! Agora sei o que quer dizer isso e outras coisas mais!!!! Fator 50, será por que a minha melanina é do tipo: cor de leite brando e transparente???? KKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...