sexta-feira, 27 de abril de 2012

A Química do Bafômetro

Para inibir a presença de motoristas embriagados no trânsito, a polícia usa os chamados bafômetros. O motorista suspeito é obrigado a soprar através de tubo ligado ao bafômetro, que indica então seu grau de embriaguez.

A nova Lei 11.705, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, proíbe o consumo de praticamente qualquer quantidade de bebida alcoólica por condutores de veículos. A partir de agora, motoristas flagrados excedendo o limite de 0,2 grama de álcool por litro de sangue pagarão multa de 957 reais, perderão a carteira de motorista por um ano e ainda terão o carro apreendido.

.

Para alcançar o valor-limite, basta beber uma única lata de cerveja ou uma taça de vinho. Quem for apanhado pelos já famosos "bafômetros" com mais de 0,6 grama de álcool por litro de sangue (equivalente três latas de cerveja) poderá ser preso. Entenda melhor a nova "Lei seca" brasileira.

Leia também:

Agrotóxicos: ajudam ou prejudicam?
Super rato: o segredo da longevidade
Dicas para escolher a Profissão: Sua escolha, sua vida!
Processos e Métodos de Tratamento para Conservação de Alimentos

O tipo mais simples e antigo de bafômetro contém cartucho com K2Cr2O7 depositado sobre partículas de sílica gel umedecidas com HSO. Se o ar nele soprado contiver álcool, ocorrerá a seguinte reação:
Durante essa reação o íon dicromato, de cor vermelho-alaranjada, muda de cor para o verde do íon cromo quando este reage com o álcool; o grau de mudança de cor está diretamente relacionado com o nível de álcool no ar exalado.

A maior ou menor alteração da cor do cartucho, do alaranjado para o verde, indicará o maior ou menor grau de embriaguez do motorista.

Os bafômetros mais modernos funcionam com base no princípio das pilhas de combustível. 

O ar soprado através de disco plástico poroso, coberto com pó de platina, que age como catalisador da oxidação do álcool a ácido; eletrodos, ligados a cada lado do disco poroso, conduzem a corrente elétrica gerada pela reação de oxirredução até detectores sensíveis; como essa corrente é proporcional à concentração de álcool no ar expirado, tem-se então a determinação do grau de embriaguez do motorista.

Saiba também como funciona o airbag.


2 comentários:

  1. Legal, mais é difícil aprender essas ligações químicas viu quase que perco nessa matéria.. deu pra mim dar um relembrada..

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabriel, fico feliz com sua visita. Volte quando quiser!

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...