segunda-feira, 16 de abril de 2012

Latas inteligentes: esfriam e esquentam

Crédito: internet
Uma aplicação interessante dos fenômenos (físicos e químicos) que provocam trocas de calor é o das latas que se aquecem ou resfriam.
A latinha inteligente foi desenvolvida pelo sul-coreano Suh Won-Gil e demandou 17 anos de pesquisas. Sua invenção é muito simples e bastante útil, e funciona do seguinte modo: você pega uma latinha de cerveja quente (a principio foi lançada somente para cervejas) e ao abri-la, ela resfria-se rapidamente e sozinha, sem a necessidade colocá-la em um refrigerador. Mas como isso é possível?


.

Leia também:
O amor e a química
O galo do tempo e a mudança de cor
Ligas metálicas e suas aplicabilidades
É possível ferver a água sem aquecê-la?
@ É possível correr sobre a água e não afundar?
A influência da acidez do solo nas cores das flores

O segredo está numa serpentina, no interior da lata, que é cheia de gás carbônicos sob pressão. Ao abrir a lata, o gás é liberado, acarretando um rápido resfriamento, que gela a bebida.

Está invenção lançada na copa do mundo de futebol de 2002 no setor de bebidas. A “Latinha Inteligente”, fez um sucesso! Ela gela o produto em 15 segundos, sem precisar de geladeira.
Ao contrário, existem recipientes que aquecem seu conteúdo: café, leite, sopa, etc. É uma ideia que já foi aplicada, durante a Segunda Guerra Mundial. Para fornecer comida quente aos soldados em campo de batalha.

Para obter o aquecimento, são usadas diversas reações exotérmicas, aquela que libera calor, como:
CaO  +  H2O  → Ca(OH)2
2Al  +  Fe2O3  →  Al2O3  +  2Fe


2 comentários:

  1. Eu só acho estranho não ter chegado aqui no Brasil,um País quente e cairia muito bem essa lata inteligente no nosso País.... À copa do mundo está vindo aí,quem sabe!!!! Com certeza vai dar um prejuízo as empresas que fabricam gelo e freezer,deve ser por isso que não chegou aqui?

    ResponderExcluir
  2. Estas latinhas já estão sendo comercializadas?

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...