sábado, 21 de abril de 2012

A Importância da Solução-Tampão: nosso Sangue, um Tampão Vital


Solução-tampão é a solução que praticamente não sofre variação de pH quando adicionamos uma pequena quantidade de ácidos ou de base, mesmo que sejam fortes.
O pH é o símbolo para a grandeza físico-química potencial hidrogeniônico, que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa. O termo pH foi introduzido, em 1909, pelo bioquímico dinamarquês Søren Peter Lauritz Sørensen (1868-1939) com o objetivo de facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas (à época trabalhava no Laboratório Carlsberg, da cervejaria homônima). 

.

O "p" vem do alemão Potenz, que significa poder de concentração, e o "H" é para o íon de hidrogênio (H+).

Neste artigo já falamos sobre solução ácida e básica:
Observação: solução com pH menor que 7,0 tem caráter ácido; pH igual a 7,0 tem caráter neutro; pH maior que 7,0 tem caráter ácido. Lembrando que esta medição é feita numa escala que varia de 0 até 14.

Leia também:
O amor e a química
O galo do tempo e a mudança de cor
Ligas metálicas e suas aplicabilidades
É possível ferver a água sem aquecê-la?
É possível correr sobre a água e não afundar?
A influência da acidez do solo nas cores das flores

O sangue é vital para o funcionamento do organismo. Para que as trocas gasosas ocorram normalmente, o sangue deve estar tamponado com o pH em torno de 7,4. Um dos sistemas que contribuem para o tamponamento do sangue é formado por H2CO3 e NaHCO3.
Se, por problemas respiratórios, a respiração se tornar lenta, haverá eliminação deficiente de CO2, que provocará o deslocamento do equilíbrio CO2  +  H2O  ↔   H2CO3  ↔   H+  +  HCO3- para a direita, aumentando a concentração de íons H+ e tornando o sangue mais ácido. Com pH < 7,35, dizemos que há acidose sanguínea, cujo sintoma inicial é a desorientação, seguida de como e morte.
Ao contrário, se a respiração se tornar acelerada, devido a exercícios físicos intensos ou escalas em grandes atitudes, ocasiões em que o organismo absorve mais oxigênio, haverá maior eliminação de CO2, o que tomará o sangue mais básico. Com pH > 7,45, dizemos que alcalose sanguínea, cujo sintoma inicial são convulsões, que podem levar à morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...