sexta-feira, 20 de abril de 2012

Compressas de Emergência: Quente e Fria


Créditos: internet
Uma aplicação interessante do calor de dissolução são as compressas de emergência, que estão a venda em várias países. Elas são usadas para primeiros-socorros nas contusões sofridas, por exemplo, em práticas esportivas.

Existe a compressa quente, que é um saco de plástico com uma ampola de água e um produto químico seco (cloreto de cálcio ou sulfato de magnésio, por exemplo). Com uma leve pancada, a ampola se quebra e a água dissolve o produto químico, liberando calor, resultando portanto numa reação exotérmica:



CaCl2 (S)  +  H2O   →  CaCl2 (aq)              ∆H = -82,7 kJ/mol



O uso de compressas quentes é indicado como analgésico. O calor, gerado pelas compressas, ativa a circulação e podem ajudar no tratamento de doenças inflamatórias. 

Compressas quentes devem ser utilizadas somente após a diminuição do inchaço. O inchaço, normalmente, desaparece após 10 a 14 dias do trauma. Caso as compressas sejam aplicadas antes do tempo correto, pode-se aumentar o fluxo sanguíneo na região afetada causando um aumento do sangramento, ou até mesmo estimular o aparecimento de inflamação. 
As compressas quentes são indicadas para aliviar cólicas, pés inchados, dores musculares e nas articulações. Em contraturas musculares, as compressas ótimas para relaxar a região permitindo reduzir espasmos musculares e endurecimento de articulações.

Para que não haja queimaduras no local afetado devido aplicação das compressas deve ter cuidado no método de aplicação e  compressas quentes. Uma forma que aplicar as compressas utilizando toalhas quentes. As toalhas devem ser imersas na água quente e depois torcidas para evitar o acúmulo de água. 
Analogamente, a compressa fria contém um produto químico de dissolução endotérmica, ou seja, uma reação que precisa absorver calor durante o processo (como nitrato de amônio, por exemplo).

NH4NO3 (S)   +  +  H2O   →  NH4NO3 (aq)      ∆H = +26,3 kJ/mol

Essas compressas não são reutilizáveis e seu efeito dura cerca de 30 minutos.

Quando usar compressa quente ou fria?

As compressas frias devem ser usadas logo após sofrermos um trauma, como torções e contusões. Sua aplicação imediata ajuda a reduzir o inchaço no local, alivia a dor e evita surgimento de hematomas. O gelo não deve ser colocado diretamente sobre a pele nem ficar por muito tempo, pois pode causar queimaduras, melhor envolvê-lo numa toalha.Aplique a compressa gelada sobre o local por 20 minutos, 3 a 4 vezes ao dia. Cada aplicação tem o efeito analgésico de 2 horas. Cerca de 48 após o trauma pode-se entrar com as compressas quentes. O calor ativa a circulação, tem ação analgésica e ajuda no tratamento de inflamações. Essas também podem ser usadas para aliviar cólicas, dores nas costas, nas articulações e inchaços nos pés. A boa e velha bolsinha de água quente também funciona muito bem.


.

2 comentários:

  1. Me tirou uma dúvida cruel. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Olá professor. Dicas muito interessantes. Saber quando usar e e sua funcionalidade e aplicabilidade pode evitar grandes danos à saúde.

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail;
@ Divulgue seu blog no Educadores Multiplicadores
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...